Instalar e remover o Microsoft Visual Studio Code

Script simples para instalação e remoção do Microsoft Visual Studio Code no GNU/Linux. Ele baixa a aplicação, descompacta em /opt e cria o atalho, além de permitir a remoção do software (instruções no script).

Por: Perfil removido


Escrita de número em octal em Assembly puro para Linux 64 bits (NASM - Netwide Assembler)

Este pequeno programa em Assembly tem uma antiga versão em formato de 32 bits: http://www.vivaolinux.com.br/script/Escrita-de-um-numero-em-octal-na-tela-em-Assembly-Puro-para-Linux-x86-(Nasm-Netwide-Assembler)/ Esta versão está no formato 64 bits, para criação de objeto e linkedição em formato ELF64. Semelhante à primeira versão, este código utiliza-se da pilha para a reordenação dos dígitos após as divisões sucessivas. Também escrito para usar variáveis globais, não tão adequadas ou elegantes como variáveis locais ou a pilha, visando facilitar a compreensão e uma visão intuitiva do programa. Conforme os restos das divisões são obtidos, serão empilhados, sendo acrescidos do endereço inicial da string "digit", de modo que o valor empilhado aponta exatamente - é um endereço de memória, vulgo ponteiro - para o dígito que deve ser impresso. Conforme são desempilhados os valores, os dígitos vão sendo impressos. O último item a ser desempilhado é um ponteiro para o "new line" armazenado ao final do código. Este caractere identifica o final da escrita dos dígitos, feita através de um cmp (comparação). As diferenças entre a versão de 32 bits e a de 64 bits ficam visíveis no uso das interrupções, chamadas de interrupções e registradores. - Interrupção de escrita 32 bits: 4 - Interrupção de escrita 64 bits: 1 - Interrupção de encerramento 32 bits: 1 - Interrupção de encerramento 64 bits: 60 - Chamada de interrupção 32 bits: "int 0x80" - Chamada de interrupção 32 bits: "syscall" - Registradores usados no código com interrupções de 32 bits: eax. ebx, ecx, edx - Registradores usados no código com interrupções de 64 bits: rax. rdi, rsi, rdx No caso dos registradores, percebe-se que em 64 bits houve uma pequena mudança na analogia usual.

Por: Perfil removido


Interface gráfica para nível de tinta (escputil) em shell script

Visualização gráfica dos níveis de tinta obtidos através do utilitário escputil. Falta colocar parâmetros e dispositivo para ajuste fino. Requer gnuplot.

Por: Perfil removido


Instalar o screenFetch em qualquer distribuição

Script bem simples para instalar o screenfetch-dev. Versão de desenvolvimento do screenFetch, um script que fornece várias informações sobre o ambiente usado ao fazer um screenshot. Ele sera útil principalmente para distribuições que não possuem um pacote do screenFetch disponível, como o CentOS por exemplo. Instruções de uso estão no próprio script.

Por: Perfil removido


Cálculo do MDC

Script que calcula MDC na linha de comando. Obs. 1: Não funciona com valores menores que zero. Obs. 2: Apenas zero, um ou dois parâmetros.

Por: Perfil removido






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts