Utilizando a classe Collator

Este algoritmo conta quantas vogais e quantas consoantes há em uma frase de 80 caracteres, considerando ç/Ç e vogais acentuadas. Para resolver o problema com comparações de vogais acentuadas e o ç/Ç eu utilizei a classe Collator (java.text.Collator), saiba mais aqui: http://docs.oracle.com/javase/7/docs/api/java/text/Collator.html Basicamente, a classe Collator é um comparador de Strings sensitivos à localização. Neste algoritmo eu a utilizei da forma mais simples possível, com sua localização Default. P.S: Agradecimento especial ao rei_astro, que me deu dicas valiosas (que me levou à classe Collator) e puxões de orelha que se transformaram numa melhora substancial do código em relação à alguns métodos que prendiam a execução. Espero que gostem e lhes seja útil. Qualquer dúvida ou crítica, sintam-se livres para me contatar. Abraços.

Por: Mariana Ribeiro Mendes


Utilizando a classe File

A classe File (java.io.File) é muito utilizada para a recuperação de informações sobre arquivos e diretórios. Esta classe não é utilizada diretamente para o processamento de arquivos (abri-los, etc), apenas especifica informações sobre os arquivos/diretórios para que estes possam ser utilizados. Por exemplo, através dela você pode conseguir o caminho de determinado arquivo/diretório para que outra classe eventualmente possa fazer as devidas manipulações sobre aquela informação obtida pela classe File. Mais informações sobre a classe File podem ser encontrada aqui: http://docs.oracle.com/javase/7/docs/api/java/io/File.html O algoritmo a seguir é bem simples, ele verifica se o caminho digitado pelo usuário existe... Caso exista ele imprime informações sobre o arquivo/diretório... Caso não exista ele apenas apresenta na tela a mensagem "[caminho] não existe". Qualquer dúvida ou discordância, sinta-se livre para me contatar.

Por: Mariana Ribeiro Mendes


Bubble Sort em Java

Bubble Sort É um dos algoritmos mais simples e é indicado apenas para quando se há uma pequena quantidade de dados. Sua implementação é simples, ele percorre uma lista de dados várias vezes, e em cada passagem pela lista ele leva o maior elemento que ele encontrar naquela sequencia para o final (última posição possível para sua colocação). Complexidade do pior caso: O (n²) Complexidade do caso médio: O(n²) Complexidade do melhor caso: n Espero que gostem. Qualquer dúvida ou discordância, sintam-se livres para me contatar. Abraços.

Por: Mariana Ribeiro Mendes


Fatorial Recursivo em Java

O algoritmo a seguir calcula recursivamente o fatorial de um número dado pelo usuário. É interessante prestarmos atenção em que, como os valores de um fatorial crescem exponencialmente e o algoritmo utiliza int, o valor máximo a ser passado deverá ser 12. Vocês podem testá-lo com long, no entanto o maior valor de long será excedido quando se passa dos 21 (os cálculos começaram a sair errado, façam o teste). Se quiserem, tentem também realizar estes cálculos com double e float. Espero que seja de ajuda. Qualquer dúvida sintam-se livres para perguntar.

Por: Mariana Ribeiro Mendes






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts