O Linux está sendo usado de forma vulgar e imprudente pelas pessoas? [RESOLVIDO]

13. Re: O Linux está sendo usado de forma vulgar e imprudente pelas pessoas?

Ruan
ru4n

(usa Debian)

Enviado em 21/07/2016 - 09:16h

Mauriciodez escreveu:

Vou dar idéia ... de um usuário iniciante ... não vou citar nomes pq não vou lembrar quem falou o que ... e não tomem o que eu vou escrever como "dança da guerra".

Seguinte .. a grande maioria aqui citou, blogueiros , youtubers e afins como os kras responsáveis digamos pela "bagunça", mas vou dizer uma coisa ... se o linux está sendo difundido ou "desvitualizado" por essa galera, os grandes culpados disso são vc's, sim vc's que são os experts no assunto e eu explico pq.

( por gentileza, entendam que quando falo "vc's" eu falo como universo e não é nada pessoal )

Vc's experts, com suas filosofias de aprendizado arcaicas, acham q todos q querem usar linux tem que ler uma WIKI completa ou o "guia foca", ora, estamos em 2016 quase 2017, o mundo está mais dinâmico, a correria é geral ... a maioria das pessoas só quer usar um SO que atenda suas nescessidades, não estão interessadas em aprender IPtables, tabela de partição, bash etc ... Logo o que acontece, os mais safos um kdim foram lá na tora ( seguindo o caminho das pedras como foi citado anteriormente ) e aprenderam só o q necessitavam, consequentemente como os kras tiveram que aprender praticamente sozinhos ( e cá pra nós , a maioria dos users parece q não são dotados de inteligencia ) passaram pra frente o q sabiam como solução e tb com a melhor das intenções de ajudar o próximo, obviamente que essa solução iria distorcer uma hora e/ou iria dar BO mais pra frente, mas aí onde entra a culpa de vc's experts, vc's viram a coisa começar a ser difundida e divulgada de maneira errada e não fizeram nada, agora entrou água na canoa ( tem bocoió de tudo quanto é tipo ensinando linux por aí, inclusive eu ) e mesmo assim vc's não fazem nada a não ser discutir entre vc's como as coisas estão, porra galera acorda .. se vc's q sabem fazer corretamente não começarem a corrigir essa galera nos blogs, artigos e videos , a bagaça só vai ter um caminho, vai virar windows, pois as empresas já notaram q o nivel de "sabedoria" dos novos linuxeros está só caindo, haja vista as centenas de distros "prontas para usar" disponíveis.

Distros essas q por sua vez vem abarrotadas de programas inúteis, bugs amadores, e com grande grande capacidade de personalização.

Eu há uns anos atras (uns 15 mais ou menos), mesmo sem nunca ter mexido com linux uma vez comentei com um primo super mega ultra entendedor de linux algo nesse sentido, e na epoca até falei q iria chegar uma hora q iriam ter que lançar um linux imexível pois senão linux não vingaria ... e olhem só ... está aí o android que confirmou minhas previsões.

Para finalizar este meu post gigante deixo um apelo...... pessoas do bem entendedores da coisa ... ainda há tempo ... mudem suas filosofias de ensino para com os NOOBS, quem sabe assim um dia teremos distros pessoais top's e usuários mais expertos e pensantes !!!

OBS1: não estou aqui pregando que se ensine o abece do linux não tá, mesmo sendo cabação no linux eu mexo com informática desde a internet de 24k e tb concordo que se deva mostrar o caminho das pedras, mas porém entretanto tb acho q o mapa deveria ser mais elucidativo e explicativo.

OBS2: Outra vez, peço a todos que lerem minhas palavras, que não as tomem como insulto ou declaração de guerra, afinal agora tb faço parte do pacote de biscoito !!!

Abraços !!!
___________________________________________________________________________________________
" Nem sempre é amigo aquele que te tira do buraco !!! ( Saddam Hussein )"


A grande questão não é aprender iptables, fstab, e coisas mais aprofundadas, é o nível de usuários que existem por ai. Usuários que não tem a capacidade de ler uma simples mensagem de erro que, na maioria das vezes, a própria mensagem já da a solução. O que o usuário faz? Cria uma conta no VOL, abre um tópico e diz que "o comando X deu erro. o que faço?". O tempo que ele levou para criar uma conta, abrir um tópico, e fazer essa pergunta já poderia ter lido a mensagem de erro umas 20x e ter solucionado o problema. Salvo exceções, tem problemas que são mais cabeludos e nesses casos estamos aqui para ajudar.

O mais importante dessa salada toda: o GNU/Linux não é como o Windows e o Mac. Não é porque nós, com "suas filosofias de aprendizado arcaicas, que `acham' que todos que querem usar linux tem que ler uma WIKI completa ou o guia foca" queremos assim, é porque GNU/Linux é assim. Se você já leu algum help ou um about de qualquer software GNU, vai estar escrito algo como:

Este programa é distribuido com a esperança de que ele será útil, mas SEM QUALQUER GARANTIA; nem mesmo a garantia implicita de VENDABILIDADE ou de ADEQUAÇÃO PARA ALGUM PROPÓSITO PARTICULAR.


O que isso significa para um usuário comum? Grosso modo, se o software em questão não funcionar por algum motivo, o usuário vai ter que se virar. O problema não é existir blogueiros e youtubers com a intenção de criar tutoriais e dicas para usuários iniciantes - embora alguns deles tem uma parcela de culpa devido ao que já foi postado - o problema é o usuário mal acostumado, que vai ficando cada vez mais dependente de uma segunda mão para resolver seus problemas. Ai quando esse mesmo usuário mal acostumado precisa resolver um problema mais complexo, ele vai recorrer ao blogueiro e esperar um milagre cair do céu. E se o Anjo milagroso blogueiro não souber - porque ele esta ocupado apresentando uma nova e revolucionária refisifuqui com temas e ícones inéditos - o usuário mal acostumado vai deixar o GNU/Linux e voltar para o seu sistema anterior, e acaba falando mal do GNU/Linux.

Nada adianta ter uma distribuição prática e fácil se o usuário mal acostumado não se coça para aprender. Uma hora vai ser preciso abrir o terminal para resolver um problema, e ai? Os usuários mais experientes não vão pegar na mãozinha e obrigar o usuário a ler a documentação. Os usuários vão ter que se coçar.

Por isso que insisto na documentação. O Ubuntu, que é uma distribuição voltada para iniciantes (e também avançados), tem um Wiki, que basicamente resolveria metade desses problemas.

E mais uma vez, como já foi discutido em N tópicos por aqui, o problema não é a existência de distros fáceis e práticas (não me refiro as refisifuquis), pois até usuários avançados com mais de 10 anos de GNU/Linux usam essas. Essas distros são práticas para o dia dia e é ideal para qualquer tipo de usuário.

Nós não podemos impedir os blogueiros e youtubers de publicar conteúdo, não é essa a intenção. A intenção é mostrar o caminho das pedras para esses usuários mal acostumados. E indo mais além, isso não é um problema exclusivamente do universo Linux, é um problema atual mesmo, a grande maioria das pessoas não gostam e não querem ler , querem soluções prontas e rápidas na ponta do dedo. Por isso que temos os piores representantes do povo no poder. E nessa onda essas pessoas quebram a cara em um sistema que exige um pouco mais de leitura, como é com o GNU/Linux.

EDIT: Acabei esquecendo de mencionar o Android. A questão do Android é diferente, pois ele não se encaixa perfeitamente em uma distribuição GNU/Linux como conhecemos; ele é um sistema desenvolvido por uma mega empresa, cuja única semelhança entre esse sistema e as distribuições GNU/Linux é o kernel. Ou seja: ele foi desenvolvido com base em um kernel, com um objetivo diferente, com interface gráfica, init, etc, feitos por essa própria empresa.

--
Linux User: #596371


  


14. Re: O Linux está sendo usado de forma vulgar e imprudente pelas pessoas? [RESOLVIDO]

Pythonux
bielinux

(usa Ubuntu)

Enviado em 21/07/2016 - 11:13h

Eu recomendo este blog:
https://edpsblog.wordpress.com

Um dos poucos blogs sobre Linux que é confiável e que ensina os usuários a pensarem e não quebrar o sistema.


15. Re: O Linux está sendo usado de forma vulgar e imprudente pelas pessoas?

Izaias
izaias

(usa Ubuntu)

Enviado em 21/07/2016 - 12:23h

Mauriciodez escreveu:

Vou dar idéia ... de um usuário iniciante ... não vou citar nomes pq não vou lembrar quem falou o que ... e não tomem o que eu vou escrever como "dança da guerra".

Seguinte .. a grande maioria aqui citou, blogueiros , youtubers e afins como os kras responsáveis digamos pela "bagunça", mas vou dizer uma coisa ... se o linux está sendo difundido ou "desvitualizado" por essa galera, os grandes culpados disso são vc's, sim vc's que são os experts no assunto e eu explico pq.

( por gentileza, entendam que quando falo "vc's" eu falo como universo e não é nada pessoal )

Vc's experts, com suas filosofias de aprendizado arcaicas, acham q todos q querem usar linux tem que ler uma WIKI completa ou o "guia foca", ora, estamos em 2016 quase 2017, o mundo está mais dinâmico, a correria é geral ... a maioria das pessoas só quer usar um SO que atenda suas nescessidades, não estão interessadas em aprender IPtables, tabela de partição, bash etc ... Logo o que acontece, os mais safos um kdim foram lá na tora ( seguindo o caminho das pedras como foi citado anteriormente ) e aprenderam só o q necessitavam, consequentemente como os kras tiveram que aprender praticamente sozinhos ( e cá pra nós , a maioria dos users parece q não são dotados de inteligencia ) passaram pra frente o q sabiam como solução e tb com a melhor das intenções de ajudar o próximo, obviamente que essa solução iria distorcer uma hora e/ou iria dar BO mais pra frente, mas aí onde entra a culpa de vc's experts, vc's viram a coisa começar a ser difundida e divulgada de maneira errada e não fizeram nada, agora entrou água na canoa ( tem bocoió de tudo quanto é tipo ensinando linux por aí, inclusive eu ) e mesmo assim vc's não fazem nada a não ser discutir entre vc's como as coisas estão, porra galera acorda .. se vc's q sabem fazer corretamente não começarem a corrigir essa galera nos blogs, artigos e videos , a bagaça só vai ter um caminho, vai virar windows, pois as empresas já notaram q o nivel de "sabedoria" dos novos linuxeros está só caindo, haja vista as centenas de distros "prontas para usar" disponíveis.

Distros essas q por sua vez vem abarrotadas de programas inúteis, bugs amadores, e com grande grande capacidade de personalização.

Eu há uns anos atras (uns 15 mais ou menos), mesmo sem nunca ter mexido com linux uma vez comentei com um primo super mega ultra entendedor de linux algo nesse sentido, e na epoca até falei q iria chegar uma hora q iriam ter que lançar um linux imexível pois senão linux não vingaria ... e olhem só ... está aí o android que confirmou minhas previsões.

Para finalizar este meu post gigante deixo um apelo...... pessoas do bem entendedores da coisa ... ainda há tempo ... mudem suas filosofias de ensino para com os NOOBS, quem sabe assim um dia teremos distros pessoais top's e usuários mais expertos e pensantes !!!

OBS1: não estou aqui pregando que se ensine o abece do linux não tá, mesmo sendo cabação no linux eu mexo com informática desde a internet de 24k e tb concordo que se deva mostrar o caminho das pedras, mas porém entretanto tb acho q o mapa deveria ser mais elucidativo e explicativo.

OBS2: Outra vez, peço a todos que lerem minhas palavras, que não as tomem como insulto ou declaração de guerra, afinal agora tb faço parte do pacote de biscoito !!!


Quando a semente cai no solo certo, ela vai germinar. Se não germinou, foi jogado sementes que tais solos não querem germinar.

Eu acredito que pra alguém usar Linux, tem que haver correspondência, tem que haver interesse. Da mesma forma o Windows, eu mesmo não tenho nada que goste neste sistema. Quando há interesse, seja em qualquer sistema, o usuário corre atrás. Ele visita fóruns em texto e visuais.

Se alguém foi vítima de configurações erradas postadas na imensidão da internet, ela é a primeira responsável. Leia a BULA antes de tomar qualquer remédio. Leia artigos e dicas. Aprenda sobre seu sistema, questione ao autor se este se mostra disponível.

Este site descobri numa dica aqui do VOL: http://explainshell.com/
Demonstra a função de cada comando, é só digitar/colar o comando na caixa de pesquisa.

E esse, sobre comandos: http://www.azorweb.com.br/site/Artigo.php?pag=Artigo&id=12

Quem lê comentários? Tem usuário que posta os erros que obteve ao aplicar configurações, mas são poucos os que lêem os comentários. Se o cara ver que tem muitos problemas, nem arrisque.

E tem a melhor distribuição Linux para iniciantes, o Linux Mint. Mais amigável não tem.
Não falta aqui no VOL dicas e artigos sobre instalação e pós-instalação.

Muitas pessoas confundem as aplicações que são dadas em diversos sites de ajuda, mas eu pergunto: essas pessoas leram todo o processo? Viram os riscos envolvidos e se as configurações são aplicadas a seu sistema? Não!

Não adianta empurrar qualquer responsabilidade ou consequência aos "experts". Eles estão na vida corrida deles, antes de se tornarem "experts", eles correram atrás do conhecimento. Se não sabiam inglês, era Google Tradutor regado a doses de paciência de copiar e colar trechos até entender o processo. Não era só copiar e colar no terminal e esperar a mágica ocorrer.

Por que os "experts" dariam além do que tiveram?

Quem quiser usa Linux, vai ter que dedicar tempo para aprendizado. Linux é assim e sua característica principal é para usuários que gostem ir além do next.. next... Linux é para usuários que entenderam sua beleza, sua simplicidade e seu potencial.

Vai ter que encarar que ele que é o dono de seu sistema e o único responsável por qualquer coisa que ocorra com ele (por problemas causados pelo usuário, claro).


16. Re: O Linux está sendo usado de forma vulgar e imprudente pelas pessoas? [RESOLVIDO]

Luiz Santos
luiztux

(usa Gentoo)

Enviado em 21/07/2016 - 13:07h

O debate está interessante aqui.

Olha, eu não sou expert e mesmo que fosse, não me sentiria culpado por nada. Quem precisa da minha ajuda eu ajudo e de bom grado. Só que se a pessoa for preguiçosa, aí não dá né?

Agora, como o @ru4n e o @izaias muito bem apontaram, a grande maioria não quer ajuda, quer algo pronto. E quem "dá" isto pronto? Tem muito conteúdo por aí. Qual é a porcentagem dos que realmente ajudam, tem um bom material e expõem tudo o que o usuário precisa saber? E qual a porcentagem dos usuários que correm atrás e querem aprender?

Com tanta facilidade hoje em dia, era de se imaginar que o conhecimento fosse adquirido facilmente e por todos. No entanto é o contrário que vemos. E não é culpa de ninguém a não ser das próprias pessoas.

-----------------------------------''----------------------------------

"If it moves, compile it."




17. Re: O Linux está sendo usado de forma vulgar e imprudente pelas pessoas? [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 21/07/2016 - 13:24h

Boa tarde,

Nossa quanto post comprido!!! Dá preguiça de ler....do que se trata hein?? kkkkkk

http://imgur.com/A8ThOu9


Usuário de Slackware 14.2
GNU/Linux se resume em: Perfeição !!


18. Re: O Linux está sendo usado de forma vulgar e imprudente pelas pessoas? [RESOLVIDO]

Ruan
ru4n

(usa Debian)

Enviado em 21/07/2016 - 13:37h

Jbaf escreveu:

Boa tarde,

Nossa quanto post comprido!!! Dá preguiça de ler....do que se trata hein?? kkkkkk

http://imgur.com/A8ThOu9


Usuário de Slackware 14.2
GNU/Linux se resume em: Perfeição !!


usuários que querem toddynho sacudido pronto VS linuxers

--
Linux User: #596371


19. Re: O Linux está sendo usado de forma vulgar e imprudente pelas pessoas?

Matheus
Archperson

(usa Kali)

Enviado em 21/07/2016 - 13:55h

O mundo linux é maravilhoso devido sua ampla customização, tendo em vista suas necessidades do dia a dia, ou até por hobbie. É um sistema completo e o mais interessante, movido pela comunidade open source. Na minha concepção, faço as palavras dos colegas acima, as minhas. Esse SO não é pra gente preguiçosa, requer anos de estudos pra finalmente "dominar" o linux e OLHE LÁ. Ai vem o jovem HACKUDÃO ( que quer hackear o facebook ) baixa o kali nem sabendo formatar um HD e fazer as partições corretas. Conclusão? Não consegue operar os pacotes pré-compilados, e já vem metendo o pau no sistema. E isso não se prende somente ao Kali, como também em diversas outras distros. Usuário LINUX mesmo é aquele que corre atrás, é aquele que sempre precisou se virar sozinho, salvo exceções de problemas complexos, e para isso a comunidade está aqui.

Fora que, diversas distros já facilitaram a vida do pessoal ai, desde a instalação do SO até softwares etc.
Quer coisa fácil? Windows está ai.

VIVA o Linux <> VIVA o SO contra a preguiça. <>


20. Re: O Linux está sendo usado de forma vulgar e imprudente pelas pessoas?

ctw6av
ctw6av

(usa Nenhuma)

Enviado em 21/07/2016 - 13:58h

izaias escreveu:

Se não sabiam inglês, era Google Tradutor regado a doses de paciência de copiar e colar trechos até entender o processo.


Lembrei dos Ctrl+c Ctrl+v da vida, realmente o inglês que sei aprendi foi na base do Ctrl+c Ctrl+v mesmo kkkk.






----------------------------------------------------------
Debiano com uma pitada de slack
----------------------------------------------------------


21. Re: O Linux está sendo usado de forma vulgar e imprudente pelas pessoas? [RESOLVIDO]

Oberaldo Büll Júnior
spylinux

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 21/07/2016 - 14:10h

Na boa...esse tópico tá rendendo...e rendendo pérolas tb...rs

Não entendo quando alguem fala: Nossa, eu quero apenas q vc me passe como fazer X Y e Z, não precisa me passar o manual, não quero ter trabalho...bla bla bla (coisas da geração leite com pêra).

Vamos lá...se vc compra uma TV, tem q ler o manual pra saber ao menos o básico pra configurar e usar o controle.
Se vai tirar carta de motorista, tem q ler manual pra saber regras de trânsito, placas, leis, etc.
Se compra até um guarda-roupas tem q ler o manual pra saber montar...

Qual dificuldade de ler uma mensagem de erro, de ler um manual, de ler um wiki de distro? Q WTF de preguiça mental é essa?

Sinceramente, usuário q tem preguiça de pensar, de ler, e de pesquisar, NÃO tem q usar linux, tem q ficar no Windows mesmo, a cada travadinha tem q meter o dedo no botão no PC, qdo acontece algo tem q pagar pro vizinho formatar e tocar a vida assim.

Apesar de estarmos em 2016...poderia ser 2035...Linux não foi feito pra clicadores, nunca o intuito foi ter uma distro igual windows, e nunca será...existem facilidades, mas nem a facilidade foi feita pra deixar o usuário preguiçoso.

Como o @ru4n disse, tem usuário que posta: Como resolvo o erro XYZ, apareceu esta mensagem: "Para solucionar o erro XYZ aperte qwerty x5". Poxa...isso não precisa ter conhecimento do Linus Torvalds pra resolver, e provavelmente, outros usuários passaram por isso...qual dificuldade o usuário tem em digitar no google o erro e pesquisar?

Quando é pra pesquisar pra download de filmes, séries, música, pornografia, são Experts! Sabem revirar as entranhas da Internet...Mas achar resposta pra uma dúvida muitas vezes simples, tem câimbra mental e querem tudo pronto, receitinha de bolo.

Na boa...o q mais vejo hj em dia é que muitos usuários sairam do windows, mas o windows não saiu dos usuários...

Abraço
[]'s spylinux
Comunidade Manjaro Geek -www.manjaro-geek.org


22. Re: O Linux está sendo usado de forma vulgar e imprudente pelas pessoas? [RESOLVIDO]

Mauriciodez
Mauriciodez

(usa Debian)

Enviado em 21/07/2016 - 14:30h

heheheh ... pessoas ... eu tinha certeza q alguns aqui iriam ficar "insultados" com meu post, normal.

Mas não entenderam a excencia do meu post.

A parada não é dar ou não dar nada de mão beijada, a parada não é se sentir culpado, a parada não é se a distro é boa ou ruim, a parada não é o blogueiro q vomita qualquer coisa.

A excencia da questão é : se tem conteúdo lixo na net e quem entende da coisa vê e não fala nada, esse alguém tb tem sua cota de culpa ... por omissão ... logo se quem entende, v q tá errado e não fala nada, a tendencia do lixo é só aumentar !!!

A excencia da questão é : Se por exemplo entra um usuário no fórum pedindo ajuda para um o programa "qualquer" e no erro estiver dizendo por exemplo q tem que fazer "Y". não é chamar o kra mentalmente de "burro ignorante" , "folgado" etc e não ajudar, é ajudar o kra e instruí-lo que quando ele tiver novamente um erro e nesse erro estiver falando para ele fazer tal coisa é para ele fazer ... vc's me entenderam ? é ajudar e ensinar o kra a pensar.

Não que isso vá resolver os problemas do mundo, já q provavelmente "folgados" e "burros ignorantes" sempre vão existir.

Então concluo ... eu não quero aqui culpar ninguém .. minha intenção com aquele post foi alcançada, eu queria é dar um choque em vc's, pq só vc's podem fazer a diferença sacaram !!!






___________________________________________________________________________________________
" Nem sempre é amigo aquele que te tira do buraco !!! ( Saddam Hussein )"


23. Re: O Linux está sendo usado de forma vulgar e imprudente pelas pessoas? [RESOLVIDO]

Mauriciodez
Mauriciodez

(usa Debian)

Enviado em 21/07/2016 - 14:33h

spylinux escreveu:
qual dificuldade o usuário tem em digitar no google o erro e pesquisar?


concordo com vc velho ... se tem o google, pra que tem VoL, pra q nós estamos aqui ?? afinal de contas tem google !!!



___________________________________________________________________________________________
" Nem sempre é amigo aquele que te tira do buraco !!! ( Saddam Hussein )"


24. Re: O Linux está sendo usado de forma vulgar e imprudente pelas pessoas? [RESOLVIDO]

Oberaldo Büll Júnior
spylinux

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 21/07/2016 - 14:45h

Mauriciodez escreveu:

heheheh ... pessoas ... eu tinha certeza q alguns aqui iriam ficar "insultados" com meu post, normal.

Mas não entenderam a excencia do meu post.

A parada não é dar ou não dar nada de mão beijada, a parada não é se sentir culpado, a parada não é se a distro é boa ou ruim, a parada não é o blogueiro q vomita qualquer coisa.

A excencia da questão é : se tem conteúdo lixo na net e quem entende da coisa vê e não fala nada, esse alguém tb tem sua cota de culpa ... por omissão ... logo se quem entende, v q tá errado e não fala nada, a tendencia do lixo é só aumentar !!!


Olá @Mauriciodez,
não me senti insultado pelo seu post ou comentário, até mesmo pq sei o quanto colaboro com a comunidade, mas vou lhe dar um pequeno exemplo...

Tem um blogueiro bem conhecido da maioria aqui...q escreve artigos tendenciosos, fracos, mistura artigos do linux com windows, tras informações erradas. De certa forma ele até ajuda muitos novatos a gostarem do linux, mas de forma errada, pq o q ele mais quer é vender canecas e camisetas.

Este blogueiro, por diversas vezes, corrigi informações erradas dele no grupo do Face. Resultado: Fui banido do grupo
Comecei postar comentários no blog dele, corrigindo informações incorretas q ele passava. Resultado: Ele deleta os comentários pq não quer dar o braço a torcer.

Outro cara, este conheci pelo Facebook...trocávamos ideias quase td dia. Resolveu montar um blog sobre Linux (com intuito de gerar renda e concorrer com o blogueiro acima vendedor de canecas).
Começou postar coisas q ele pegava de sites gringos, apenas traduzia pelo google translate, sem verificar, e postava.
Eu nos comentários do Blog, postava correções, visando ajudar a não passar informações erradas, até pq considerava um bom colega.
Resultado: Ele se ofendeu por eu corrigir as informações erradas, me excluiu do face dele e bloqueou meus comentários no blog dele.

Então...nem todos blogueiros q postam groselhas aceitam ajuda. por isso, eu tenho um site sobre Manjaro Linux, e colaboro por lá, e quando posso, colaboro aqui no VOL no fórum, e tb em canais IRC e grupos do face q sou adm.

Então o problema não é ajudar...pra vc ter ideia...já cheguei abrir aqui o VOL, e na mesma página do fórum, ver 3 posts com a mesma dúvida, de pessoas diferentes.
Agora me diz...Pq a pessoa não leu ao menos a página inicial do fórum ou usou a BUSCA antes de postar sua dúvida?

Quer um exemplo prático? Procura aqui no VOL quantos posts existem perguntando "Qual distro usar?"
Chega parecer piada...
Pelo seu ponto de vista, se eu respondo falando pro usuário pesquisar outros posts, estou contribuindo negativamente, se não respondo, sou omisso, e se respondo, estarei alimentando a preguiça...rs, então #comofaz?

Abraços!
[]'s spylinux
Comunidade Manjaro Geek -www.manjaro-geek.org






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts