O Linux está sendo usado de forma vulgar e imprudente pelas pessoas? [RESOLVIDO]

1. O Linux está sendo usado de forma vulgar e imprudente pelas pessoas? [RESOLVIDO]

Homem Sem Nome
homemsemnome

(usa Debian)

Enviado em 20/07/2016 - 15:08h

Olá colegas. O meu intuito em criar este tópico não é, de maneira alguma, o de ofender alguém ou tampouco rebaixar os demais usuários -- até porque o meu conhecimento sobre Linux é ínfimo, e o pouco que eu sei eu aprendi aqui com os senhores e graças ao material espalhado pela internet. O meu intuito em criar este tópico é simplesmente o de colocar em cheque todas as minhas dúvidas e questionamentos sobre o rumo que o nosso querido pinguim está tomando. Se eu tivesse gabarito para tal, eu iria criar um artigo sobre isso por julgar este assunto pertinente, mas como eu não tenho, fica aqui a ideia para quem "manja dos paranauê".

Quando eu adentrei no universo Linux, eu estava encantado com todas aquelas distribuições e interfaces gráficas diferentes. Passei semanas pesquisando sobre qual distribuição Linux utilizar. E, nesse processo, quem mais me orientou e chamou a atenção foram os youtubers/blogueiros que tinham o seu conteúdo voltado para os iniciantes. Eu acompanhei dezenas de vídeos e artigos deles e fui descobrindo cada vez mais sobre Linux e as suas respectivas distribuições. Resolvi então instalar o Ubuntu e seguir os tutorias de pós-instalação e custumizações no sistema. Era tudo maravilhoso. Contudo, a partir do momento em que eu me aprofundava mais sobre o sistema, eu passei a perceber que grande parte do que eu vi na internet era um logro, algo feito para persuadir os mais desavisados.

Como eu sou um cara meio "noiado" com segurança digital, eu passei a pesquisar por artigos e notei que aquelas dicas que me foram dadas enquanto eu ainda era um neófito, eram imprudentes. Notei que adicionar ppa's era um risco desnecessário. Por que eu precisava usar um ppa até para utilizar um tema diferente se eu poderia fazer isso manualmente? Eu começei a notar que os blogueiros/youtubers na tentativa de facilitar a vida dos iniciantes, acabavam ocultando a visão deles e os expunham a inúmeros riscos que eles nem faziam ideia que estavam correndo. Outra coisa que me assustou agora, olhando para trás, foi ver as distribuições porcas que eles te ofereciam como sendo algo maravilhoso. E nesse processo, os caras meio que te afastavam das boas distribuições. O Debian, por exemplo, foi apresentado para mim como sendo o demônio na face da terra. Só os mais experts poderiam ousar utilizá-lo.

Enfim, o que eu vejo de perigoso nisso tudo é que o Linux acaba, querendo você ou não, sendo utilizado de forma vulgar por boa parte dos usuários, por assim dizer. É lógico que cada um faz o que bem entender, mas dentre esse pessoal estão muitas pessoas desavisadas. Eles não sabem que estão realizando operações imprudentes porque os artigos e os vídeos que eles acompanham não alertam sobre isso. Tudo é dito de forma velada e eufemizada. Ninguém "mete o louco" como eu estou fazendo agora.

Por exemplo, se não fosse os senhores aqui do fórum, eu iria achar que a distribuição Metamorphose era algo bacana, pois ela foi apresentada por aí como uma p*** revolução no mundo Linux. Mal sabia eu que essa distribuição não passava de uma leve modificação do Debian, sem uma documentação decente e sem código-fonte disponível.

Outra coisa que me chama atenção hoje é a forma como as pessoas modificam as coisas sem ter o menor conhecimento para tal, achando que isso é algo normal de se fazer. Por exemplo, é apresentado por aí que trocar o kernel do sistema como se troca de roupa e fazer modificações no funcionamento do sistema para acelerar o tempo de boot e tudo mais são algo que qualquer um pode fazer sem precisar saber de nada. É super cool fazer isso. É algo modernão. Contudo, quem teve a curiosidade de pesquisar a respeito, sabe que o buraco é bem mais embaixo. Até hoje eu não tive a ousadia de mudar o kernel e nem fazer qualquer modificação profunda no sistema.

Enfim, essas são algumas observações que estavam entaladas na minha garganta e que eu julguei relevante compartilhar com vocês. Me digam, o que vocês pensam a respeito? Realmente o Linux está sendo apresentado de forma vulgar e simplista por aí ou eu estou enganado?

Obsevação: Não citei nomes e nem canais neste tópico para manter a discrição. Acredito que todos aqui conheçam os grandes portais de notícias e canais no Youtube sobre Linux.




  


2. MELHOR RESPOSTA

Ruan
ru4n

(usa Linux Mint)

Enviado em 20/07/2016 - 16:02h

O problema de youtubers/blogueiros é que eles precisam gerar conteúdo, e na falta de conhecimentos mais aprofundados sobre o tema, eles acabam elaborando conteúdos de baixa qualidade. Por isso a propagação de pseudo distribuições é tão alta, além de publicações contendo informações consideradas falsas. Lógico que isso não se aplica a todos, tem muitos canais e blogueiros que são sérios (geralmente aqueles desconhecidos pelo público).

O grande erro em analisar uma distribuição, é apelar apenas para o visual. Isso se repete muito, principalmente por parte de blogueiros. Eles esquecem do sistema - o que dá suporte ao ambiente gráfico - o que permite também que o seu driver de vídeo se comporte de forma adequada. Eles mostram apenas o tema, os ícones, o papel de parede, e esquecem do essencial: segurança e confiabilidade (estabilidade).

Por isso que a documentação é a fonte principal para se aprender algo, é algo tão importante que eles mesmos esquecem de citar em seus posts e/ou vídeos.

--
Linux User: #596371

3. Re: O Linux está sendo usado de forma vulgar e imprudente pelas pessoas? [RESOLVIDO]

Luiz Santos
luiztux

(usa Gentoo)

Enviado em 20/07/2016 - 15:19h

Olha, em todo lugar e em todas as coisas existe e vai existir aqueles que querem prejudicar outras pessoas. É uma lástima, mas é a verdade. No entanto eu creio que todos os usuários começam assim: sem noção nenhuma. Eu comecei assim e não tenho vergonha alguma de expor isto. E concordo contigo em tudo o que você escreveu. Felizmente existe o VOL e outros sites e fóruns sérios que ajudam aqueles que precisam.

Mas infelizmente é assim que aprendemos, com os erros.

-----------------------------------''----------------------------------

"If it moves, compile it."




4. Re: O Linux está sendo usado de forma vulgar e imprudente pelas pessoas?

ctw6av
ctw6av

(usa Nenhuma)

Enviado em 20/07/2016 - 15:30h

Modificações e personalizações são um ponto forte no GNU/Linux ao meu ver, o problema de seguir tutoriais em qualquer lugar não somente no youtube é que a pessoa aprende uma receita e não o porque da receita.

Segui alguns tutoriais quando iniciei no mundo GNU/Linux e me dei muito mal as vezes era necessário uma reinstalação. O problema de hoje além dos refisefuqui acima citado é a parte da garotada entrando no mundo GNU/Linux por distros para uso na área da segurança, estas distros são super divulgadas e acabam atraindo jovens curiosos mas que começam por caminhos errôneos, por outro lado estas pessoas podem ser futuros linuxers assim como eu (é comecei pelo caminho errado).

Quanto aos refisefuqui é só olhar oque o ubuntu virou, seguir tutoriais mau feitos e adicionar ppa's não é nada comparado com a ultima versão da disto toda bugada.





----------------------------------------------------------
Debiano com uma pitada de slack
----------------------------------------------------------


5. Re: O Linux está sendo usado de forma vulgar e imprudente pelas pessoas?

Izaias
izaias

(usa Ubuntu)

Enviado em 20/07/2016 - 15:41h

O Linux está sendo usado para atitudes ilícitas por Governos, instituições bancárias, as ditas filantrópicas, por pessoas com más intenções...
Mas a grande maioria usa de forma correta. E o conhecimento faz parte da filosofia GNU/Linux. E o uso para coisas/projetos lícitos, são mesmo incríveis. Na estação espacial, Universidades, NASA, na sonda na órbita de Júpiter, nos computadores mais rápidos do mundo. Na medicina, etc.

Já quanto às modificações nos sistemas feitas pelos usuários, eu faço. Mudo tudo o que puder pra otmizar o que já é otimizado e rápido.
Sabe por que? Porque o sistema é aberto e nos permite manipular, alterar e distribuir de acordo com a filosofia. Já o sistema proprietário....


6. Re: O Linux está sendo usado de forma vulgar e imprudente pelas pessoas? [RESOLVIDO]

Homem Sem Nome
homemsemnome

(usa Debian)

Enviado em 20/07/2016 - 16:19h

Eu não sei se os senhores irão concordar comigo nesse ponto, mas o que eu vejo é que alguns youtubers/blogueiros tentam meio que manter o usuário iniciante dependente deles. Ao invés deles ensinarem os novatos a pescarem o peixe, eles empurram um ppa goela abaixo e sempre que o usuário precisar de algo ou tiver algum problema, ele precisará voltar no blog/canal desse cara e ver o que ele tem a dizer.

É lógico que como o foco dos caras é voltado para os iniciantes, não tem como eles darem uma p*** aula sobre determinado assunto, mas eles podem ao menos indicar as fontes de onde eles extraíram tal conhecimento. Eu conheço alguns youtubers que no final do vídeo passam vários links de documentações e manuais e acho isso bem bacana.


7. Re: O Linux está sendo usado de forma vulgar e imprudente pelas pessoas?

Ruan
ru4n

(usa Linux Mint)

Enviado em 20/07/2016 - 17:03h

homemsemnome escreveu:

Eu não sei se os senhores irão concordar comigo nesse ponto, mas o que eu vejo é que alguns youtubers/blogueiros tentam meio que manter o usuário iniciante dependente deles. Ao invés deles ensinarem os novatos a pescarem o peixe, eles empurram um ppa goela abaixo e sempre que o usuário precisar de algo ou tiver algum problema, ele precisará voltar no blog/canal desse cara e ver o que ele tem a dizer.

É lógico que como o foco dos caras é voltado para os iniciantes, não tem como eles darem uma p*** aula sobre determinado assunto, mas eles podem ao menos indicar as fontes de onde eles extraíram tal conhecimento. Eu conheço alguns youtubers que no final do vídeo passam vários links de documentações e manuais e acho isso bem bacana.


Alguns tentam manter o usuário preso ao conteúdo deles justamente para gerar renda. Se não voltarem, o canal/blog morre. Esse é o diferencial entre um canal/blog sério e o não sério; o primeiro tem como objetivo o conteúdo de qualidade, e o segundo tem como objetivo o capital. O VOL, por exemplo, prima por conteúdo de qualidade, basta ver o nível de qualidade dos artigos e dicas que são criados quase que diariamente por aqui.

Mas isso não é totalmente culpa do blogueiro com conteúdo baixo, é do próprio usuário novato, muitos desses tem preguiça de pesquisar, tem preguiça de pensar, e isso leva os blogueiros e os youtubers tabarajas às alturas.

--
Linux User: #596371


8. Re: O Linux está sendo usado de forma vulgar e imprudente pelas pessoas? [RESOLVIDO]

Luiz Santos
luiztux

(usa Gentoo)

Enviado em 20/07/2016 - 19:44h

Realmente meus caros. Mas este tipo de gente começou a aparecer de uns tempos pra cá. Quando eu comecei com o GNU/Linux, os caras não davam nada babado e mastigado não. Te davam o caminho das pedras, o resto era contigo. Talvez falte isto hoje em dia pois tem muitos preguiçosos por aí e justamente por isto os caras queiram atrasar a evolução dos outros.

Logicamente não estamos generalizando, pode ser que alguém tente ajudar com boa vontade e desconheça o mal que pode vir a causar, mas certamente é a minoria destes.

Sr. Omar: trágico, trágico!


-----------------------------------''----------------------------------

"If it moves, compile it."




9. Re: O Linux está sendo usado de forma vulgar e imprudente pelas pessoas?

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa Sabayon)

Enviado em 20/07/2016 - 20:23h

Olha, vou dar minha opinião....

Metamorphose , como qualquer distro, tem seus fãs.... Usa quem quer... não acho que alguém sugeriu metamorphose e não debian para prejudicar!

quando alguém fala pro Noob sôbre uma PPA, não é para prejudicar.... PPA é para ser usado.

o que acontece, é que por exemplo, o cara esquece de tirar o PPA e atualiza com ele ativado..... e pronto, enche de pacotes do PPA...
os PPA são para serem usados, mas depois tira...

Distros grandes e profissionais também tem. exemplo, eu gosto de rolling release.... agora atualiza um openSUSE com os repositórios de desenvolvimento...., atualiza OpenMandriva com os repositórios Cooker, se saber o que está fazendo, quebra mesmo!

Por exemplo, eu uso Sabayon Bleeding Edge, pq eu sou testador dele, tenho que usar. Mas não recomendo pro Noob fazer isso... mas se ele quer aprender sim, pq não...

Se alguém recomenda Slackware ou Gentoo, não é para ferrar o cara. é para ele tentar e aprender...

eu acho que pouquíssimas pessoas aqui e no mundo todo, usam linux de forma irresponsável... são meia dúzia de gatos pingados, trools... não é um problema que existe.... são tão poucas pessoas assim, que nem me preucupo... são aquelas poucas que mandam o Noob rodar comandos para apagar tudo....

mas são tão poucas pessoas no Mundo, que nem deve ser preucupação relevante... é muito maior o número de pessoas que usam bem, e aqui no VOL, a gente ensina sim... eu também, aqui aprendí tudo que sei de linux. Aqui tem Feras, quase todos os melhores linuxers do Brasil, estão aqui no VOL...

ou seja, se o linux é usado de forma imprudente pelas pessoas, é por meia dúzia... agora o iniciante, se ele foi imprudente com o Linux DELE, o foi por falta de prática e conhecimento... se ele usou o PPA, só precisa lembrar de destaivar ou tirar o PPA antes de atualizar tudo.... Debian tb quebra... experimenta ativar os repos de debian SID, unstable e depois atualiza tudo, quebra mesmo...

por exemplo, o iniciante não sabe que não é rolling release e quer atualizar o Ubuntu 10 para 16.... vai quebrar mesmo... Mas não ví ninguém experiente aqui, mandando o Noob fazer isso... pelo contrário, a gente fala: "faz backup e instala Ubuntu novo, limpo, pq se vc tentar atualizar, vai quebrar".

eu mesmo... quando comecei a usar Sabayon e Gentoo, eu quebrei o Sabayon seis vêzes e o Gentoo, oito! Mas aprendí

agora, tem Blogs para iniciantes que são mantidos por caras também meio iniciantes... eles não podem ensinar muito, pq não sabem muito ainda...

aqui, no VOL, não. Aqui tem desde o noob que viu o linux ontem até caras como o Cabelo... ele é pesquisador de linux, inventor, cientista do linux, ele tem desenvolvimentos novos.

refisefuqui? Se vc fez a distro Linux X, vc gosta dela, e é claro, vai recomendar...mas tem distros boas...

Por exemplo, o Duzeru é muito bom, muito bem feito! O Kaiana tá caminhando. O Epidemic e o Resolinux tão voltando...

mas vejo aqui gente todo dia querendo fazer o linux dele... o problema é que quando ele terminar, tem um linux pequeno e simples... é meio que redescobrir a pólvora.... Quando a pessoa percebe que não ficou tão bom? quando ele experimenta ou usa e compara, com uma distro completa: um Sabayon, um openSUSE, um Mageia, um Openmandriva...

o cara vai trabalhar anos... e não vai ficar como um openSUSE....
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: Sabayon, Gentoo, openSUSE, Mageia e OpenMandriva.


10. Re: O Linux está sendo usado de forma vulgar e imprudente pelas pessoas?

Giovanni  M
Giovanni_Menezes

(usa Void Linux)

Enviado em 21/07/2016 - 01:19h

Estive refletindo sobre isso a algumas semanas atrás, sim, esta, mas não digo sendo usado, mas troco pela palavra: divulgado
Divulgado de forma imprudente, o que leva claro o uso imprudente pelos novatos, ou seja, esses elementos estão induzindo os novatos ao erro.

Sabemos quem são, o autor foi muito feliz ao não cita-los, não há porque expor ninguém, até acredito que são bem intencionados, mas estão sendo muito descuidados quanto a questões importantes, em outros assuntos só dão bola fora, é bom todo mundo rever suas condutas, quem tem mais tempo no Gnu/linux tem que procurar dar o exemplo para os novados, é gnu/linux, e não linux, opensource não é software livre, ppas não são repositórios oficiais e por ai vai.

Os novatos que estão acompanhando esses blogs e canais no youtube, tomem cuidado com certas informações que são colocadas lá, tem muita coisa boa sim mas também tem muita coisa que é "vomitada".


--------------------------------------------------------------------------
Somente o Software Livre lhe garante as 4 liberdades.
Open Source =/= Free Software.
https://goo.gl/mRzpg3



11. Re: O Linux está sendo usado de forma vulgar e imprudente pelas pessoas? [RESOLVIDO]

ctw6av
ctw6av

(usa Nenhuma)

Enviado em 21/07/2016 - 01:33h

Giovanni_Menezes escreveu:

sim, esta, mas não digo sendo usado, mas troco pela palavra: divulgado


+1

Faço das suas palavras as minhas.






----------------------------------------------------------
Debiano com uma pitada de slack
----------------------------------------------------------


12. Re: O Linux está sendo usado de forma vulgar e imprudente pelas pessoas?

Mauriciodez
Mauriciodez

(usa Debian)

Enviado em 21/07/2016 - 03:11h

Vou dar idéia ... de um usuário iniciante ... não vou citar nomes pq não vou lembrar quem falou o que ... e não tomem o que eu vou escrever como "dança da guerra".

Seguinte .. a grande maioria aqui citou, blogueiros , youtubers e afins como os kras responsáveis digamos pela "bagunça", mas vou dizer uma coisa ... se o linux está sendo difundido ou "desvitualizado" por essa galera, os grandes culpados disso são vc's, sim vc's que são os experts no assunto e eu explico pq.

( por gentileza, entendam que quando falo "vc's" eu falo como universo e não é nada pessoal )

Vc's experts, com suas filosofias de aprendizado arcaicas, acham q todos q querem usar linux tem que ler uma WIKI completa ou o "guia foca", ora, estamos em 2016 quase 2017, o mundo está mais dinâmico, a correria é geral ... a maioria das pessoas só quer usar um SO que atenda suas nescessidades, não estão interessadas em aprender IPtables, tabela de partição, bash etc ... Logo o que acontece, os mais safos um kdim foram lá na tora ( seguindo o caminho das pedras como foi citado anteriormente ) e aprenderam só o q necessitavam, consequentemente como os kras tiveram que aprender praticamente sozinhos ( e cá pra nós , a maioria dos users parece q não são dotados de inteligencia ) passaram pra frente o q sabiam como solução e tb com a melhor das intenções de ajudar o próximo, obviamente que essa solução iria distorcer uma hora e/ou iria dar BO mais pra frente, mas aí onde entra a culpa de vc's experts, vc's viram a coisa começar a ser difundida e divulgada de maneira errada e não fizeram nada, agora entrou água na canoa ( tem bocoió de tudo quanto é tipo ensinando linux por aí, inclusive eu ) e mesmo assim vc's não fazem nada a não ser discutir entre vc's como as coisas estão, porra galera acorda .. se vc's q sabem fazer corretamente não começarem a corrigir essa galera nos blogs, artigos e videos , a bagaça só vai ter um caminho, vai virar windows, pois as empresas já notaram q o nivel de "sabedoria" dos novos linuxeros está só caindo, haja vista as centenas de distros "prontas para usar" disponíveis.

Distros essas q por sua vez vem abarrotadas de programas inúteis, bugs amadores, e com grande grande capacidade de personalização.

Eu há uns anos atras (uns 15 mais ou menos), mesmo sem nunca ter mexido com linux uma vez comentei com um primo super mega ultra entendedor de linux algo nesse sentido, e na epoca até falei q iria chegar uma hora q iriam ter que lançar um linux imexível pois senão linux não vingaria ... e olhem só ... está aí o android que confirmou minhas previsões.

Para finalizar este meu post gigante deixo um apelo...... pessoas do bem entendedores da coisa ... ainda há tempo ... mudem suas filosofias de ensino para com os NOOBS, quem sabe assim um dia teremos distros pessoais top's e usuários mais expertos e pensantes !!!

OBS1: não estou aqui pregando que se ensine o abece do linux não tá, mesmo sendo cabação no linux eu mexo com informática desde a internet de 24k e tb concordo que se deva mostrar o caminho das pedras, mas porém entretanto tb acho q o mapa deveria ser mais elucidativo e explicativo.

OBS2: Outra vez, peço a todos que lerem minhas palavras, que não as tomem como insulto ou declaração de guerra, afinal agora tb faço parte do pacote de biscoito !!!

Abraços !!!
___________________________________________________________________________________________
" Nem sempre é amigo aquele que te tira do buraco !!! ( Saddam Hussein )"






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts