Como foi seu 1º contato com o Linux?

1. Como foi seu 1º contato com o Linux?

Eduardo Querido
Querido

(usa openSUSE)

Enviado em 15/07/2017 - 13:15h

Muita gente já sabe que cheguei ao Linux em 2/8/2014. Mas, como conheci o sistema, anos antes, acho que nunca contei.
Então, convido a todos os Linuxes aqui do VOL a fazer aqui um relato de como conheceu o Pinguim e das razões que te fizeram mudar.
Topam?

Comigo foi assim:

Anos atrás eu trabalhava na FHB-DF http://www.fhb.df.gov.br/ e lá, eu trabalhava no setor de informática onde à época, todos os computadores eram Windows, menos o Firewall. Esse, era Terceirizado, e a empresa responsável, montou um programa em Gentoo que era acessado via Putty. E esse foi meu primeiro contato com um Linux!
Como esse contrato, era meu, fui fazendo amizade com o gestor do Firewall. Ele, vendo meu interesse, um belo dia me presenteou com uma cópia do Ubuntu 6.10 (Edgy Eft) 'Poizé' (Até eu já fui Ubunteiro, kkk!). Com as bençãos do meu Chefe, Linux fora oficialmente instalado em nossa repartição(não utilizado, lógico!).

Cheguei em casa animadíssimo com a novidade e quis mostrar a novidade, o que não rolou até agosto de 2014, quando troquei os micros aqui de casa e ficamos com um pra ela e um pra mim e que a mágica aconteceu. Por quê… Afinal de contas, Linux poderia ser um vírus, né?
Acho que deve ser isso que as esposas de Linuxers pensam, pois não conheço nem um de nós que tenha convencido a esposa a também vir para o Mundo de Tux.

Nesse mesmo dia, entrei no VOL após ter feito uma rápida pesquisa sobre Distros. Lembro que eu queria usar ArchBang achava lindo o visual! Hoje, corro léguas de Arch e seus derivados (pacman, pra mim, é sopa de letrinhas.) Hehehehe!

Alguns anos depois e, tendo utilizado quase todas as Distros, estou aqui, firme, forte e cada vez mais Linuxer! Ah! E tendo discutido meu perfil de usuário com Grandes Mestres com meu Querido Professor Luís Cavalheiro, pertenço hoje à comunidade openSUSE.

Quase esqueço de dizer os motivos, né?
Uma grande parte deles tá em amizade, aceitação das diferenças, liberdade… E a gente até já falou um pouco disso em:
https://www.vivaolinux.com.br/topico/Off-Code-Cafe/Uma-comparacao-entre-Radioamadores-e-Linuxes-Das-...

E com você, como foi, conta ai?
Um forte abraço,

E. Querido


  


2. Re: Como foi seu 1º contato com o Linux?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 15/07/2017 - 13:49h

Foi uma mer.da.

Me deu vontade de testar o Steam OS, durante a instalação aparentemente travou, e então eu reiniciei o PC, daí isso corrompeu o grub e eu, como não tinha experiência, pensei "fodeuu, perdi tudo". Daí acabei instalando o Steam OS por cima de todo o meu HD, pois não tinha um pendrive bootável com Windows. A partir daí eu passei a detestar o Linux.


Sinto vergonha disso até hoje.
______________________________________________________________________
Quem precisa de honra quando se tem uma menininha pra te obrigar a lamber os pés dela no meio da sala de aula?


3.

skjdeecedcnfncvnrfcnrncjvnjrnfvjcnjrjvcjrvcj
Londreslondres

(usa Parabola)

Enviado em 15/07/2017 - 13:53h

O meu primeiro contato com Linux foi em 2013 quando eu fuçava nos computadores lixo da Casas Bahia, porém eu achava o sistema uma bosta até que em 2014 a minha mente se abriu, conheci o Lubuntu e gostei do sistema daí instalei no meu computador.


4. Re: Como foi seu 1º contato com o Linux?

Hugo Cerqueira
hrcerq

(usa Outra)

Enviado em 15/07/2017 - 15:05h

Meu primeiro contato com Linux foi quando eu estava buscando uma vaga de estágio, em 2010 e depois de todos os trâmites normais da empresa ainda precisava fazer um desafio para entrar. Nesse desafio eu tinha que fazer instalação de algumas ferramentas empresariais da Oracle (incluindo o Oracle Database) em um servidor Linux (no caso, uma máquina virtual mesmo).

Bem, eu nunca tinha sequer visto nada sobre sistemas Linux e ainda teria que instalar o SO e instalar outras ferramentas nele. Lá se foi meu fim de semana, que eu passei pesquisando sobre o sistema e lendo a documentação oficial das ferramentas que teria que instalar. Ainda bem que existem vários blogs e foruns pra ajudar e não me lembro bem, mas acho que cheguei a consultar o Viva o Linux também.

Levou uma semana pra concluir o desafio, mas saiu. Instalação ideal, com melhores práticas? Certamente não, mas saiu. Nisso se passaram alguns meses sem que eu tivesse contato com o pinguim, até que me pediram pra fazer novamente essas instalações em servidores da empresa. E aí não teve jeito, tive que estudar mais, peguei livros que falavam sobre o sistema de arquivos, onde fica o quê, quais comandos servem pra quê, etc. Meus colegas também me ajudaram bastante, deram dicas e tal, e no fim acabei me interessando pelo sistema.

Quando estava no último semestre da faculdade (isso já no final de 2011), tive que montar um ambiente de testes e apresentação do trabalho de conclusão de curso, e isso foi feito no Fedora (que uso até hoje), na época era o Fedora 14. Quando vi que ele poderia ser facilmente usado nos desktops, resolvi experimentar isso, instalei no meu notebook, e aí foi um caminho sem volta. Não me arrependo, nem por um segundo.

---

Atenciosamente,
Hugo Cerqueira


5. Re: Como foi seu 1º contato com o Linux?

Guilherme Machado
Ma-chan

(usa Arch Linux)

Enviado em 15/07/2017 - 15:15h

Numa Escola. A mesma pela qual eu fiz meu Ensino Fundamental. Eu não sabia que era Linux, apenas mexia, seguia as instruções e acessava as páginas que me interessavam no pouco tempo que tinha, que era um período de aula.

Depois, anos mais tarde, com o Ubuntu que foi a minha porta de entrada oficial. Isso em 2012/2013. Fiquei no dual boot por um pequeno tempo e então resolvi encarar por que eu ficava feliz com as descobertas que fazia.



_________________________

# Keep It Simple, Stupid!

--------(Xfce 4)--------

Arch Linux + Kernel LTS

========================



6. Re: Como foi seu 1º contato com o Linux?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 15/07/2017 - 15:25h

Patrick Volkerding apareceu nos meus sonhos e me mostrou o Slackware, eu mandei ele se f oder e instalei gentoo


7. Re: Como foi seu 1º contato com o Linux?

Luiz Guilherme Oliveira Sousa
Oliv4r

(usa Arch Linux)

Enviado em 15/07/2017 - 15:34h

Foi bem desagradável.

Eu tinha testado o Ubuntu em uma máquina virtual e gostei do sistema, então gravei a imagem dele em um pendrive velho meu via Unetbootin;

Quando bootei ele via pendrive e começei a instalação, nos 70% tinha dado um erro que acontecia por causa que a iso que eu gravei tava corrompida;

Eu fiquei desesperado já que sou de menor e dependo dos meus pais pra pagar técnico (Eu não tinha nenhum outro meio de gravar a imagem do Ubuntu em outro pendrive na minha casa).

Mas aí como meus pais são compreensivos eles só conversaram comigo da m*rda que eu fiz e chamaram o técnico.

O cara era simpático, deu até o dvd de instalação do Ubuntu pra mim;

Depois disso eu me viciei no Linux e agora estou usando Void.


8. Re: Como foi seu 1º contato com o Linux?

Mauriciodez
Mauriciodez

(usa Debian)

Enviado em 15/07/2017 - 16:27h

Eu precisava ou de arrumar uma partição, ou recuperar partição ou dados do windows ... não lembro direito ... aí fiz uma LIVE do ubuntu qualquer coisa ... uma porcaria ... troço lento, interface porca ... nunca mais nem cogitei a usar LINUX ( pra mim naquela época LINUX era UBUNTU ). até ano passado quando embu**tei com as novas politicas da MS, instalei o Debian duas semanas depois de testar Zorin, Metamorphose, Mint, LMDE e Manjaro ..

Eis o começo do fim >>> http://www.hardware.com.br/comunidade/linux-iniciacao/1401834/

Ubuntu nunca mais !!!


------------------------------------------| Linux User #621728 |-----------------------------------------
" Nem sempre é amigo aquele que te tira do buraco !!! ( Saddam Hussein )"
------------------------------------------| Linux User #621728 |-----------------------------------------



9. Re: Como foi seu 1º contato com o Linux?

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 15/07/2017 - 16:41h

-em 2008 após cirurgia para trocar valvula cardiaca ainda internado na uti li uma revista que falava do ubuntu
-logo após alta do hospital acabei instalando ubuntu-8.04-lts em dual-boot com xp no meu itautec-w7645





10. Re: Como foi seu 1º contato com o Linux?

Jake M.
JakeMad

(usa Arch Linux)

Enviado em 15/07/2017 - 16:44h

Meu primeiro contato foi através do Google mesmo.
Eu já estava de saco cheio do Windows roubar boa parte da minha banda e redirecionar aos servidores deles, download e upload de dados do meu computador aconteciam direto mesmo eu tendo bloqueado muitas das opções. E é engraçado que no Windows 8/10 você bloqueia certas coisas e depois de alguma atualização do sistema, elas voltam a serem desbloqueadas.
Eu já estava puto pra c&ralho com o Windows. Eu prezo pela minha privacidade e não gosto de ter meus dados vazados sabe-se lá pra quem...

Então foi a gota d'água. Eu não conhecia absolutamente nada profundamente de Linux. Mas já tinha ouvido falar ser uma opção ao Windows. Na época só conhecia o Ubuntu como tal opção. Então foi nele meu primeiro contato com Linux, na época eu tinha instalado o Ubuntu MATE. Eu gostei bastante dele, mas quis me aprofundar mais e testar outras opções e atualmente utilizo o Arch, mas infelizmente no meu trabalho ainda sou obrigado a usar o Windows, mas não ligo, afinal o PC não é mesmo meu, hehehe. F*da-se se eles querem ter seus dados vazados ao FBI, NSA, CIA, Microsoft ou até interceptado por algum cracker...

Outra coisa que me atraiu ao linux foi a segurança do sistema. Tinha lido muitos artigos antes de migrar totalmente.

Ou seja meu primeiro contato e migração ao linux aconteceram bem próximos um do outro.

Não pretendo ficar no Arch pra sempre. De vez em quando eu acabo testando outras distros. Parece que não me sacio com o mesmo por muito tempo.


11. Re: Como foi seu 1º contato com o Linux?

Fernando T. Da Silva
nandosilva

(usa Lubuntu)

Enviado em 15/07/2017 - 21:37h

Meu primeiro contato com Linux foi em 1995, nesta época usava um pc com DOS/WIN311 e conheci o Linux através das revistas de informática que fazia bastante sucesso nesta época e não existe mais hoje, já que banda larga era para poucos
que tinha.


12. Re: Como foi seu 1º contato com o Linux?

edps
edps

(usa Slackware)

Enviado em 15/07/2017 - 22:02h

No começo tudo era um vazio rsrs... comecei por auxiliar um Ten. Cel. do E.B. na implantação da rede Netware da Novell, rede essa que em pouco tempo foi substituída pelo Windows NT, eca! kkk.

* saudades daquele tempo em que você não sentia gargalos em PCs!

Depois disso, eu que sempre fui um leitor assíduo, conheci Linux na extinta revista PC Master, meu primeiro S.O. foi o Mandrake acho que o 7.2, mas pode ter sido o 7.1, depois usei Slackware, conheci o Kurumin e passei a usar Debian da versão 3.0 até a 7.x (Wheezy) até que o abandonei e voltei ao Slackware.

Hoje o meu S.O. principal é o Slackware e substitui o Funtoo pelo CRUX como sistema secundário.



01 02