Linus critica Systemd

13. Re: Linus critica Systemd

Ricardo Fabiano Silva
madrugada

(usa Gentoo)

Enviado em 15/05/2014 - 00:38h

albfneto escreveu:

mais críticas a Systemd:

http://boycottsystemd.org/


Mesmo com críticas, depois da adesão do Arch Linux, OpenSuse, Magéia e por último o gigante Debian(e consequentemente o Ubuntu) vai ficar difícil segurar a onda do systemd. Muitos só estão esperando o lançamento do RHEL 7 para considerar o systemd estável o suficiente para usar em produção.

Tudo vai depender dos programadores 'portarem ou não' seus aplicativos para o systemd.

Hoje ainda é possível manter uma distro linux com aplicativos atualizados evitando o uso do systemd. O amanhã é um ponto de interrogação.


  


14. Re: Linus critica Systemd

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 15/05/2014 - 10:28h

no caso dos meus Linux, em casa, no meu ATlhon, meus Sabayons são OpenRC-Sysvinit (precisei voltar para Sysvinit, pq com Systemd, não funcionava!).

mas na faculdade, é Systemd no Phenon, e no momento estou atualizando o openSUSE, que está "virando" Systemd também.

Systemd, para mim, pouco a pouco parece estar estabilizando, mas de vez em quando, ocorrem problemas de não Boot, Kernel Panic, Drivers NVIDIA não aceitos etc...


15. Re: Linus critica Systemd

Ricardo Sabaliauskas
ricken

(usa Slackware)

Enviado em 23/08/2014 - 23:09h

Tem algo estranho com o systend, e ao meu ver, nao eh soh o fato de ele ser novo:

http://igurublog.wordpress.com/2014/04/08/julian-assange-debian-is-owned-by-the-nsa/

traducao automatica: http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://igurublog.wordpress.com/2014/04/08/julian-assange-debian-is-owned-by-the-nsa/&prev=/search%3Fq%3Dsystemd%2Be%2Bnsa%26es_sm%3D93%26biw%3D1019%26bih%3D460que

Se eu fosse planejar uma maneira de comprometer disfarcadamente as distros Linux, eu iria pensar em algo que tivesse relacionado com a inicializacao, mudasse rapidamente, fosse dificil de entender e que de alguma forma deveria se tornar indispensavel em todas as distros (dependencias). O systemd eh assim e por isso eu pessoalmente o classifico como suspeito.


16. A coisa eh muito seria

Ricardo Sabaliauskas
ricken

(usa Slackware)

Enviado em 24/08/2014 - 09:08h

Na verdade os links que quero postar sao esses:

"
Acorde, idiotas - e isso inclui você Linus (que gosta de chamar idiotas como tal ele próprio). Comece dizendo coisas como elas são, e começar a tratar os problemas sistêmicos reais em engenharia de Linux - ou seja, que as camisas marrons, como Kay Sievers e Lennart Poettering são apenas os homens da frente para uma realidade muito mais feia. Caso contrário, você está apenas tentando varrer de volta para o mar com uma vassoura - suas ações são inúteis e fadado ao fracasso. Ficar bravo não vai ajudar - começar a ficar esperto e começar a desenvolver um sistema operacional verdadeiramente livre e aberto, levando-o-sabe-quem fora do circuito. Se você não pode ou não fazer isso, então você pode muito bem se render Linux para eles totalmente, o que é praticamente o caso já.
"

traducao: http://igurublog.wordpress.com/2014/04/03/tso-and-linus-and-the-impotent-rage-against-systemd/&prev=/search%3Fq%3Dnsa%2Bsystemd%26es_sm%3D93">http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://igurublog.wordpress.com/201...

original: http://igurublog.wordpress.com/2014/04/03/tso-and-linus-and-the-impotent-rage-against-systemd/





17. Re: Linus critica Systemd

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 24/08/2014 - 11:28h

Ricken, Systemd recebe criticas, mas aparentemente veio para ficar.

o Artigo trata da briga da Gelera com o Lennard, o inventor do systemd.
e sôbre envolvimento do pessoal da Red-Hat, com código prop.

Slackware resiste bem ainda, não querem systemd, galera do slackware


o fato é que systemd é complicado, tem problemas técnicos ainda

embora rápido, carrega muito serviços, a maior parte não pode ser desativado, se vc desativa, fica sem boot

interage com hardware, sensível demais a erros, ele pára o boot, etc...

ex, há casos que vc espeta um pendrive...
vai desligar o micro, quer desligar tudo...

o que ele faz, ele pára o desligamento, enquanto vc não tira o pendrive, seu micro não desliga.

por exemplo,há casos,
CDs live, ele encontra uma diferença no kernel, num módulo, ele pára o boot.

tem dias que ele pára, trava o desligamento, e não termina, só no botão, e dá aquela
mensagem daquele "catchdog" não funcionou.

Outra coisa, Os bem Iniciantes, quando pegam uma distro para testar pela primeira vez, usuário comum,não sabe nada de Sysvinit e Systemd, só sabe que aquela distro, aquele live cd não dá boot!

e é por causa do Systemd! Nem aquela identificação automática de placa de vídeo, que no sabayon funciona, eu testei, eu outras distros não vai...

O fato é que systemd é instável, ainda! Quanto ao Polkit... em algumas distros não te deixa montar nada, trava a montagem automática etc... Complicado tb.


18. Re: Linus critica Systemd

Ricardo Sabaliauskas
ricken

(usa Slackware)

Enviado em 24/08/2014 - 12:35h

Sim, tenho estudado muito o assunto e eu nao teria nada contra ele, mesmo ele nao sendo tao estavel assim, se ele fosse o que deveria ser: apenas um sistema de inicializacao com suas qualisedade e seus defeitos, assim como outros. Porem, do jeito que ele estah eu nao posso aceita-lo muito bem porque ele simplismente estah me tirando a possibilidade de escolher um sistema de inicializacao que eu prefira. Tirando sim, porque quando eu retira-lo vou ter de tirar muito software util que nao deveria ser retirado porque comecaram a ter dependencia dele (que me parece ser absolutamente desnecessario, ou pelo memos deveriam me dar a opcao de compilar tais softs com a opcao --off-systemd), algo muito estranho, anormal, ate mesmo anti-filosofia-unix. Voce nao acha isso estranho, ainda mais vindo desta fonte suspeita (Red Hat)? Eu acho.


19. Re: Linus critica Systemd

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 24/08/2014 - 13:56h

sim, aqui em casa, meu micro antigo, com Sabayon, precisei voltar a instalar o sysinit e o OpenRC e precisei mascarar o systemd, para que não entre e estou atualizando sem dependências, para que não "peça" systemd...

para mim está funcionando, mas precisei fazer mil bruxarias para manter...

já o systemd, neste micro de sete anos, não funcionou nem com mil pajelanças! rssrrsrs

Curiosamente,no Sabayon de boot do pendrive funciona!

Já na faculdade, um Phenon de 8 núcleos, tá usando systemd, nem sempre isento de problemas, como falei no meu outro post.

Aquela idéia do Systemd de interagir com hardware, interagir com o DBUS, substituir parte do UDEV, do Udisks2, interagir com o Polkit, com o kernel, o tornaram desnecessáriamente complicado..

Usuário comum, sofre com systemd, rsrsrsrrsrs!

Sôbre ele ter tirado a chance de escolha, concordo.... Em todas as distros, deveria existir a escolha, sôbre se o usuário quer usar systemd ou o clássico sysinit com OpenRC


Sysinit, em sabayon, se chamava sysvinit, está deprecado, nem existe mais nos repositórios,precisei manter localmente.

Claro que systemd vai melhorar, em linux tudo melhora, mas no momento, tá deixando pirados, os usuários!


20. Re: Linus critica Systemd

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 24/08/2014 - 14:27h

Instalei o systemd sem querer em um Debian jessie de testes. Ele ficou tão pirado.. não permitia a instalação de pacotes...o computador ficava pensando na vida e depois voltava... e por fim o systemd queimou um pente de memoria de 1 gb meu.... deu tanto erro no boot que acabei desconfiando do hardware e testando a memoria... 1 pente de 1 gb estava bichado... teste com memtest86+... esse systemd é fria..


21. Re: Linus critica Systemd

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 24/08/2014 - 14:43h

Pois é quando ele acha um errinho de boot,ou de kernel, um modulo etc...invés dele "pular" e continuar,
ele pára, trava ou aborta o boot, e te obriga a resetar...
ou seja, ele não tá maduro, não está estável..

mas Zilhões de distros já tão usando isso e por causa das deps, tem distros que ao atualizar, colocam o systemd no micro, aí atrapalha tudo.

Por exemplo, aqueles vários posts de galera, aqui no VOL, cujos pendrives ou partições não montam mais automático, e aquele montão de Live CDs e DVDs que não dão boot mais (principalmnete em micros antigos), geralmente é por causa desse famigerado Systemd!

rsrsrsrsrrs

Ele vai melhorar, mas no momento é uma "coisa", e bem trabalhosa!

Sabe onde funciona melhor nas RPMs,como openSUSE, Mageia, Fedora. Acho que porque o cara que inventou ele escreveu o código dele "em" e "para" Red-Hat,pq ele é programador da Red-Hat.

Inclusive, ele inventou outra coisa meio polêmica, que é o PulseAudio.



22. Re: Linus critica Systemd

Luís Fernando C. Cavalheiro
lcavalheiro

(usa Slackware)

Enviado em 24/08/2014 - 15:17h

Não deveria surpreender ninguém que o mesmo [*****] que criou o PulseAudio esteja por trás do systemd. A RedHat e a Canonical (e em um certo nível, a própria Debian Foundation) estão minando o mundo *nix com ajuntamentos de bits (não dá pra chamar nem o PA nem o systemd de programas) que além de não funcionar vão contra a filosofia do "um programa fazendo uma única coisa bem". A culpa disso, afirmo sem medo de errar (o único erro que assumo na minha afirmação é ter sido suave e eufêmico demais), é da enxurrada de novos usuários que tem medo de ler arquivos de configuração, escovar bits e configurar coisas na mão e por isso mesmo demandam GUIs ou automações desnecessárias, pois eles não tem comprometimento nenhum com a ideologia por trás do GNU, por trás da FOSS, por trás da EFF, enfim, por trás de todo mundo que de alguma maneira batalhou, lutou e verteu sangue pela liberdade da tecnologia da informação. Graças a esse povo esses ajuntamentos de bits encontram espaço para se estabelecer e minar mais ainda a nossa situação, e é graças a esse povo que as Debian-like (e em menor escala as RPMs e as Rolling Releases) estão se tornando novos Windows, cheios de bloats e caixas-pretas incognoscíveis. A culpa, esclareço, é da mentalidade que o GNU / Linux deva se tornar tão popular quanto o Windows.

Coisas como o PA e o systemd eram previsíveis desde que um outro [*****], Ian Murdoch (isso mesmo, o cara por trás do Debian), criou lá em 1993 uma coisa chamada gerenciador de dependências - pois foi o primeiro conceito que tirou o controle da máquina da mão do seu usuário. De lá pra cá os defensores da liberdade na tecnologia da informação (rms, Maddog, Volkerding, o pessoal da Phrack e da EFF, os srs. Blankenship e Assange, etc.) foram silenciados ou ignorados como retrógrados ou idealistas ou baderneiros perigosos (lembrem o caso do sr. Blankenship e seu trabalho no GURPS Cyberpunk, e como o FBI reagiu a ele), enquanto os embusteiros, farofeiros e lammers mimados filhos de [*****] baratas (como todo o pessoal da RedHat, e os srs. Shuttleworth e Torvalds - sim, ele mesmo, na minha opinião o pior dos oportunistas e um marqueteiro pessoal [*****] interessado apenas no próprio bolso -, só pra citar alguns) querem aproveitar o bonde da história para benefício próprio, nem que para isso precisem oferecer o movimento que permitiu a existência deles em sacrifício no altar da ganância. Mesmo essa reação do sr. Torvalds é marketing, pois ele, como bom Fedora fan-boy, irá em algum momento anunciar sua anuência ao Registro do Sistema do Windows, digo, ao systemd.

Sim, senhores. O systemd não passa de um Registro do Sistema, igualzinho àquele que temos no Windows e que nos atrapalha muito mais do que conseguimos descrever. O PulseAudio tem as mesmas características do servidor de som do Windows, até onde eu pude notar em minhas análises de duplo-cego sobre o assunto. Isso para mim não passa de um filho da [*****] à soldo da Microsoft enfiado em uma corporação influente no mundo GNU / Linux trabalhando de dentro para minar e destruir tudo que conquistamos, mas aí é que me chamam de teórico da conspiração, de paranóico...

A solução? Slackware. O Cara já anunciou que o systemd, assim como o PulseAudio e o GNOME (outro projeto de [*****] liderado pelo [*****] do Miguel de Icaza - pra quem não lembra, ele disse que o GNU / Linux era ineficiente e preferia muito mais rodar o seu GNOME em um Mac), não terá vez na Última Casa Amiga das distribuições GNU / Linux (ok, agora eu exagerei na grandiloquência). As demais distros estão migrando para o systemd (as Debian-like por conta do conluio RedHat/Debian Foundation, outras por simples questão de bleeding edge), mas o refúgio já foi estabelecido. Vivemos, nós slackers, sem o PA há dez anos, pois ele não passa de uma camada extra e desnecessária entre o software e o ALSA, e viveremos por outros mil anos sem ele. Assim será com o systemd.


23. Re: Linus critica Systemd

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 24/08/2014 - 15:28h

Eu nem sabia que o pulseaudio era polemico!O meu funciona bem (y) Parece ridiculo o que vou dizer mais para evitar o Systemd,so tem uma soluçao.E fazer igual o Barry Kauler e criar seu propio software.Mais pra mim nao da!So meio preguiçoso pra estudo.E pra criar programa tem que estudar muito ¬¬


24. Re: Linus critica Systemd

Luís Fernando C. Cavalheiro
lcavalheiro

(usa Slackware)

Enviado em 24/08/2014 - 15:38h

AgnaldoLucindo escreveu:

Eu nem sabia que o pulseaudio era polemico!O meu funciona bem (y) Parece ridiculo o que vou dizer mais para evitar o Systemd,so tem uma soluçao.E fazer igual o Barry Kauler e criar seu propio software.Mais pra mim nao da!So meio preguiçoso pra estudo.E pra criar programa tem que estudar muito ¬¬


Até o OSS é melhor que o PA






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts