Dúvida após anos com Linux [RESOLVIDO]

1. Dúvida após anos com Linux [RESOLVIDO]

Xerxes
xerxeslins

(usa BigLinux)

Enviado em 04/06/2013 - 10:26h

Amigos,

Nunca tive dúvida em usar Linux, ao invés de Windows, nos últimos anos...

Desde quando comecei a usar Linux!

Mas HOJE, especificamente, eu comecei a refletir na possibilidade de voltar a usar Windows...

Opiniões, por favor!


Meus motivos:

Ultimamente o número de coisas que eu quero fazer no computador, que só é possível com Windows, está aumentado.

Exemplos:

Quero usar um programa gerador de mapas em 3D que eu gostei e achei melhor que outras alternativas, mas que precisa do plugin Unity 3D, que não existe para Linux!

Quero jogar um joguinho que eu ADORO, mas ele usa o mesmo Unity plugin 3D (que é cada vez mais usado), mas não tem para Linux!

Quero jogar heroes of newerth! A página diz que tem pra Linux, mas quando clico, dá página não encontrada para Linux! (veja o link: http://hon.axeso5.com.br/download)

Penso em usar as ferramentas do D&D Inside (http://www.wizards.com/dnd/Tool.aspx?x=dnd/4new/tool/characterbuilder), mas não tem pra Linux!

Quero testar alguns jogos da Steam, mas alguns não tem para Linux!

Um dia meu pai me visitou e queria ouvir uma rádio online para acompanhar as notícias do seu time. EMprestei meu notebook mas, mesmo usando Linux Mint, a rádio não tocou! Mas no PC do meu pai com Windows ele toca normalmente...

Queria jogar o jogo para PC Final Fantasy VII que foi relançado (Remake 2012) e tentei jogar com o Wine (PlayOnLinux), mas ficou dando erro e não iniciava, mesmo depois de instalar Winetricks, directx e outros...


Sempre quando vou para casa dos meus pais, meus irmãos (que são gamers) mostram os melhores jogos, com belos gráficos, e jogam on-line e ficam rindo e se divertindo, mas eu fico de fora porque não tem para Linux!

Um dia procurei jogos de RPG para jogar sozinho, mas para Linux tinha os jogos mais feiosos e os modernos eram quase todos para Windows.

Bem, é isso...

Posso até instalar dualboot, mas se eu instalar, não vai fazer muito sentido porque não tem nada no Linux que seja assim tão exclusivo a ponto de eu ter os dois. Eu usaria só o Windows...

E agora, como você se sairia dessa? É duro para mim chegar a esse estado de CONSIDERAR voltar para Windows... mas não sei como lidar com essa questão.

Abs.


  


2. MELHOR RESPOSTA

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 04/06/2013 - 11:08h

Bom, antes de mais nada eu gosto de usar Linux, tenho pós-graduação em Linux, certificação LPI-1, uns 20 livros sobre o tema, 3 pinguins de pelúcia, 1 pin do TUX. Escrevo aqui no VOL há 10 anos e acompanho o site quase diariamente.

Mas, infelizmente no desktop eu sempre usarei Windows. Não porque tenho necessidades especiais como usuário.. mas por facilidade. Já tentei gnome, kde e xfce até uso mas não por muito tempo.

As "necessidades" relatadas por você são exatamente os pontos mais fracos dos sistemas Linux em desktop.

Essa semana instalei um Debian 7 com XFCE para teste... desisti em 10 minutos... parecia que tava usando Win98.. é preciso muita força de vontade para usar como desktop padrão...

Não sou xiita, não vejo qualquer problema em você usar Windows.

Windows não é o inimigo a ser vencido, se fosse Torvalds já teria mudado o modo como o desktop funciona nele.

E isso não é uma preocupação para ele e sua equipe de desenvolvimento.

Há 8 até 10 anos Linux estava pau a pau com Windows 2000, mas depois do XP a distância só fez aumentar...
e agora com o 7/8 o abismo é enorme. O XP alias é o S.O mais bem sucedido da história.


Sobre o lado psicológico da coisa, o sentimento de "culpa" em usar Windows existirá para você, mas o ponto aqui é outro... O sistema que resolve o seu problema... então vá em frente... sem culpa, sem ressentimentos afinal 95% dos usuários não tem outra escolha nessas questões (jogos e multimídia).

No silêncio do seu quarto ninguém poderá de acusar de "trair o movimento"... kkkk

Somente uma dica... vale a pena tentar um hackintosh antes... se tiver uma grana para investir.

Sorte...



3. Re: Dúvida após anos com Linux [RESOLVIDO]

Ricardo Fabiano Silva
madrugada

(usa Gentoo)

Enviado em 04/06/2013 - 10:56h

A real saída para quem gosta de jogos: dual-boot!


4. Re: Dúvida após anos com Linux [RESOLVIDO]

Buckminster
Buckminster

(usa Debian)

Enviado em 04/06/2013 - 11:17h

Vamos fazer uma breve história:

O Windows 98 instalado ocupava, aproximadamente, 500 MB no HD.
O Windows XP ocupava, aproximadamente, 2 GB no HD.
O Windows Vista não vamos considerar porque teve vida curta, mas ocupava ~15 GB.
O Windows 7 e o 8 ocupam ~12 GB no HD.

Vemos aí em cima a evolução do Windows em tamanho.
Essa evolução deve-se ao fato de que o problema da famosa tela azul (principalmente no 98 e no XP) era causado não por problema do sistema operacional em si, mas por drivers, plugins e softwares de terceiros.
A famosa tela azul não era necessariamente um problema do sistema Windows, mas uma proteção criada em decorrência desses softwares de terceiros. O sistema "travava" e aparecia a tela azul como proteção.

O que a Microsoft fez?
Simples, deixou o XP durante quase 12 anos (XP de eXPperience), ou seja, uma experiência para identificar os problemas. E a partir disso começou a fazer drivers, plug-ins, etc, genéricos para evitar tais problemas.
Por isso vê-se a grande diferença de tamanho de uma versão para outra, entre outras coisas.

Outro ponto é que o Windows é um sistema voltado para o usuário final e, em se falando de usuário final, fala-se basicamente em entretenimento, em jogos, em utilização de programas no dia a dia.

Como o Linux é software livre, ou seja, a maioria dos desenvolvedores sobrevive um pouco desse desenvolvimento, mas tem outras atividades remuneradas para compensar o salário, isso faz com que o tempo para desenvolvimento fique restrito ocasionando que o Linux para usuário final fique restrito também.

Desenvolver um driver em si, por exemplo, não é tarefa difícil, e quando falo em si, quero dizer a programação simples e direta. Porém, até se chegar nessa programação simples e direta, o conhecimento envolvido é muito grande (o desenvolvedor tem que ter um conhecimento enorme dos mais variados hardwares, dos mais variados sistemas operacionais, etc).

Cito o exemplo do famoso "inferno das DLLs" do Windows, coisa que praticamente não existe mais hoje em dia.

A Microsoft tem equipes distintas para isso. Cada um tem os conhecimentos necessários na parte que lhe cabe.
E para um desenvolvedor de software livre é praticamente impossível ter conhecimento em tudo.

De certa maneira por isso que o Windows se propagou em Desktop e o Linux em servidores porque um servidor não exige drivers variados e nem plug-ins, por exemplo.

E, por último, mas não menos importante, temos que levar em conta também a parte financeira da coisa. A Microsoft como todo mundo sabe é a gigante da informática (junto com a Oracle, a IBM, o Google e a Apple).
Mas a Microsoft detém atualmente ações da maioria das empresas de hardware (Intel, uma parte da AMD, Asus, etc), inclusive da Apple. E isso faz com que o desenvolvimento para usuário final seja voltado para a plataforma Windows.

Além disso, eu lembro que desde o advento da Internet, em fóruns era uma mania dos usuários Linux descobrir falhas no Windows e publicar na Internet. Ora, essas pessoas estavam trabalhando de graça para a Microsoft e isso colaborou, e muito, para o desenvolvimento do Windows.

Acredito que é um processo sem volta. A parte financeira fala mais alto.

Eu lembro também, que em meados do ano 2005, um dos Diretores da Microsoft (cujo nome não me vem à memória agora) foi entrevistado e questionado sobre o que a Microsoft estava fazendo em relação ao avanço do Linux. E ele respondeu: "nada, com o tempo esses usuários voltarão para o Windows."

A solução é Dual-boot ou dois computadores, um com Linux, outro com Windows.


5. Re: Dúvida após anos com Linux [RESOLVIDO]

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 04/06/2013 - 11:49h

madrugada escreveu:
A real saída para quem gosta de jogos: dual-boot!


-concordo plemanente
-foi a saída que adotamos no desktop do meu filho >> dual-boot: w7 + linux
-qdo ele vai jogar usa w7 e qdo não vai jogar usa linux.
-no meu trabalho sou obrigado a manter dual-boot por causa de apenas um programa >> qdo não vou usar esse progrma eu uso linux
-simples de resolver na minha opinião!



6. Re: Dúvida após anos com Linux [RESOLVIDO]

Lisandro Guerra
Lisandro

(usa Arch Linux)

Enviado em 04/06/2013 - 12:09h

Bom, posso de ajudar com duas coisas:
1) tenho 2 Steam instalados, um é for Linux (jogos linux que peguei no Humble Bunble) e outro está rodando sobre o Wine (Dota2, Limbo, Team Fortress e outros);
2)tenho instalado o HON for Linux e roda super bem.

Abraço
Lisandro


7. Re: Dúvida após anos com Linux [RESOLVIDO]

Ricardo Libanio
riesdra

(usa Debian)

Enviado em 04/06/2013 - 13:18h

na minha opinião se o windows é o que lhe atende, qual o problema de se usar?

não se deve usar um sistema por que os outros usam, e sim por que ele lhe atende, e se no teu caso é windows, vai de windows.




8. Re: Dúvida após anos com Linux [RESOLVIDO]

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 04/06/2013 - 13:41h

Bom, vc mexe muito com Linux, e tem muitos artigos sôbre ele, conhece bem linux.

Se o windows te atende bem, faça duplo boot, e quando quiser, entre no linux. Agora, se realmente vc vai usar mais windows e não vai mais usar linux, instale só windows.

agora vc tem boa bagagem técnica, se realmente pretende evoluir tb no conhecimento de Windows, use o 8, pq o 8 é o presente e o futuro.

Discordo de que XP é uma maravilha, para mim XP é o passado, é um SO envelhecido, defasado e mais do que superado, 10 anos superado.

Resumindo, meus micros tem Linux e Win 7, uso muito mais linux, uso windows umas 2 vêzes por mês, se tanto. Mas se eu fosse usar só Windows, usaria o 8

eu não quiz win 8 no phenon da fac, preferí o 7, (pq quase não uso mais windows e não queria o "pepino" do boot seguro), mas se o micro só tivesse windows, seria a o 8 e não o 7.


9. Re: Dúvida após anos com Linux [RESOLVIDO]

Sérgio Santana Júnior
sesantanajr

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 04/06/2013 - 16:07h

Acredito que possa haver outra distro que lhe atende, além de outras formas de solucionar seu problema sem trocar de sistema operacional. Eu por exemplo utilizo o Ubuntu 13.04 e Linux Mint 15, Fedora 19 na fase beta. Gosto de usar vários para aprender, conhecer as diferenças e porque gosto destas distros. Há quem fala mal do ubuntu 13 e o mint, etc. Mas prefiro estas pois reconhece todo o meu hardware. Logico que estas distros consomem mais recursos comparados com o Debian. Por exemplo o debian não reconhece minha placa de rede wifi e estas distros que utlizo reconhece já em live cd. Não estou dizendo que existe distros melhores que a outra, e que o windows é melhor mas há solução pra tudo. Outra forma de procurar melhorar e há pessoas que julguem este procedimento, eu de tempos em tempos atualizo a versão do meu kernel. O ubuntu 13.04 e o mint 15 foi lançados recentemente e já atualizei ambos para o kernel 3.9.4 e quando lançar a versão 4 irei atualizar com certeza. Nunca me arrendi e so tive com problemas de atualizar o kernel na versão 3.8.0
Mas isto foi porque ocorreu queda de energia. Eu utilizo o linux somente e acho que o linux cresceu e continua crescendo e não abro mão dele. Tudo e possivel com linux, apenas ter força de vontade e procurar informações para a solução dos mesmos. Procure outras distros, instale, utilize. Desistir é facil, mas pra todo sistema já encontramos obstaculos. Vale a pena o esforço, pela causa, pela luta, pelo orgulho e pelo o incentivo.


10. Re: Dúvida após anos com Linux [RESOLVIDO]

Sérgio Santana Júnior
sesantanajr

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 04/06/2013 - 16:59h

Outros motivos que lhe oriento a não abandonar o linux é pela causa. O fato de ser software livre é porque existem milhoes de pessoas que contribuem pra isto. Se não fosse o software livre talvez não existiria software free na net para baixar. Tudo seria proprietário e pago. Existem foruns de ajuda para cada distro e você poderia solicitar ajuda por la. O linux é um otimo sistema operacional, e só é bom e esta se tornando melhor por causa do apoio de todos, desde empresa, usuários, programadores, participantes nos projetos de traduções, correções, etc. Se todos desistirmos por causa das dificuldades o linux perde o sentido e para de evoluir. Acho que você deve sentir orgulho de usar linux, por ser livre, por poder editar tudo, desde o grub até os softwares padrões. Por poder abrir documentnos do word, excel, etc. O windows não faz isto com o libreoffice. O windows é fechado e não é totalmente personalizavel. O linux tem um suporte gratuito, eficiente, estavel, leve. O linux já possui a steam e esta crescendo. O linux possui o kde, gnome, unity, etc para desktops. O linux não precisa de antivirus e possui um firewall muito preciso. O linux sempre sera gratuito e atualizações gratuitas para as suas distros. O linux possui o wine para rodar programas de windows e a cada versão se torna mais compativel com varios programas. Linux é linux e não tem palavras. Então sinta orgulho de participar de uma causa que ajuda muita gente. Os micros são caros por causa dos programas que vem neles proprietarios. Micros com linux são mais baratos por ele ser free, não por terem configurações piores. Existem muitos motivos para você se orgulhar e zuar os seus amigos, como eu faço, e não necessita mudar.
Outra coisa, o problema da radio online eu consigo ouvir todas, deve ser algum problema que não conseguiu resolver. Peça ajuda nos foruns, ou ate varios foruns que lhe irão dar susportte devido para a solução do problema, como também do wine, etc. Ninguem sabe tudo, e aprender, compartilhar, faz parte do processo.
Boa sorte


11. Re: Dúvida após anos com Linux [RESOLVIDO]

Paulo
paulo1205

(usa Ubuntu)

Enviado em 04/06/2013 - 17:41h

A solução para sua dúvida é simples: se suas aplicações são Windows, use Windows quando quiser lidar com elas.

Você falou basicamente de jogos e uma ou outra coisa de gráficos. Para mim existe um exemplo muito mais gritante, apesar de aparentemente prosaico (que eu não uso muito, mas muita gente usa, e quando eu preciso usar, não dá para fugir): o Excel. É absolutamente ridículo e vexaminoso, mesmo para que defende open source, como eu mesmo defendo, tentar comparar o OpenOffice/LibreOffice Calc com o Excel. Até o Excel 5.0 (para Windows 3.1 de 16 bits!) era melhor do que o Calc mais novo!

Wine pode ser legal para algumas coisas, mas não funciona para outras. Às vezes vale a pena testar como o programa fica no Wine, mas eu jamais recomendaria depender do Wine.

No meu caso, meu desktop principal (em casa) é Linux, com Windows 7 noutra partição. Quando quero jogar algum jogo da série Total War, Age of Empires ou o Flight Simulator X, naturalmente tenho de dar boot no Windows. Como ultimamente só venho jogando o Crusader Kings 2, tenho usado somente Linux (até porque eu fiquei com a impressão de que esse jogo do Steam funcionou melhor no Linux do que no Windows, especialmente depois do último update). Para trabalho (em casa e no trabalho) e para desenvolvimento, uso Linux (até porque sou administrador de infraestrutura Unix/Linux). Mas, no trabalho, existem coisas que só funcionam no Windows ou que funcionam tão melhor no sistema da MS que seria burrice teimar em tentar fazer funcionar no Linux (incluindo o Excel). Nesses casos, eu costumo aceder a um desktop virtual ou (mais raramente, porque o desempenho é horrível) emulação de Windows dentro do VirtualBox.

(Já cheguei a considerar mudar meu desktop no trabalho para Windows, mas como, por enquanto, atividades relacionadas a Unix ainda são muito prioritárias e as de Windows relativamente infrequentes, não mudei ainda. O putty é muito legal, mas não é um terminal X11. O Cygwin é legal, mas não atende tão bem para testes na minha própria máquina quanto um Linux direto no meu desktop. Pelo menos por enquanto...)

Mas eu tenho um argumento muito bom para você evitar Windows, se você não for tipo que aceita pagar por software: pirataria é crime. Além do Windows 7 que veio no meu notebook, eu tenho um Windows Vista e um Windows 7 comprados (estava instalados em máquinas que morreram), e todos os meus jogos e programas que não são gratuitos são também devidamente comprados. Como fazer software bom custa tempo e dinheiro para quem o faz, alguém que não queira de modo algum pagar deveria se contentar com os produtos gratuitos piores, até que eles fiquem melhores.


12. Re: Dúvida após anos com Linux [RESOLVIDO]

Xerxes
xerxeslins

(usa BigLinux)

Enviado em 04/06/2013 - 17:57h

Pessoal, estou curtindo a opinião de todos!

Hoje eu uso Linux Mint e tenho um Windows na virtualbox...

Uma opção também seria inverter isso: Windows como principal e Linux na Virtualbox...

Tenho várias versões do Windows legalmente e outros softwares por conta de uma parceria de onde eu trabalho e a Microsoft. Os funcionários podem baixar gratuitamente para uso pessoal.

Bem, vou pensar mais um pouco... Por enquanto vou indo de linux, mas em breve tomarei uma decisão. Claro que não pretendo abandonar o Linux da minha vida!



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts