
jrfurtado
(usa Ubuntu)
Enviado em 17/05/2015 - 13:43h
Muito interessante lembrar que qualquer sistema operacional tem vulnerabilidade. Uns mais que os outros. Eu não vi nenhuma grande vantagem no Windows. Claro que quase todo o mercado está voltado pra Win mas vale lembrar que grande parte do desenvolvimento tem Linux no meio. Recentemente eu estava vendo um artigo da BMW sobre veículos autônomos e vi muitas máquinas com Unity principalmente. Com certeza se pode encontrar toda variedade de distribuições.
Depois de ter perdido dois backups de dados ao mesmo tempo eu abandonei totalmente o uso do Windows. Claro que me deparei com dilema de dispensar mais da metade dos jogos também. Pra minha surpresa, metade dos jogos poderia ser instalados de qualquer forma no linux.
Acredita-se que 1/4 de todos os jogos já tem suporte nativo para Linux. Assim, jogos já não é uma vantagem do Windows.
Eu já não usava qualquer ferramenta ou aplicativo disponível apenas para Windows quando deixei de usar por que faz uns 5 anos que uso Linux pra tudo e Windows usava apenas pra jogos. Hoje encontro aplicativos pra fazer tudo, no Linux. Graficos, imagem, audio e vídeo e mais recentemente ferramentas pra criação de músicas. A compatibilidade com hardware é total principalmente quando se usa uma distro com investimento nesse tipo de suporte. Cada ano que passou vi uso domestico do Linux cada vez mais, possível totalmente pela interface gráfica. O uso do terminal fica apenas a cargo de uma ou duas configurações e pra efeito de entender profundamente o sistema. Claro que vi isso ser alcançado já nos últimos anos.
Hoje se pode dizer que não há uma única vantagem em usar Windows por que tem alguma coisa que não se encontra no Linux.
Isso nos ajuda a entender melhor a utilização das ferramentas. Se encontramos uma que não "honra" o conceito de liberdade, estabilidade e segurança, imediatamente abandonamos e procuramos uma melhor.