O que o Linux tem que o windows não tem?

13. Re: O que o Linux tem que o windows não tem?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 21/11/2007 - 15:13h

O Linux é superior tecnicamente e ideológicamente...

Só de não digitar key, ou fazer a ativação on-line, já me deixa bastante satisfeito...

Não me sinto controlado...

O Computador é meu servo, e não eu o servo do computador...


  


14. Depende

Rodrigo Ferreira Valentim
engos

(usa openSUSE)

Enviado em 21/11/2007 - 15:48h

Toma cuidado com os conselhos das pessoas que aparentemente nunca trabalharam com segurança da informação e são "bitoladas" em Linux, pois elas acham que não precisa e a verdade não é bem por ai...


Em quais casos você pode dispensar?
Quando você tem certeza de ter um ambiente seguro e muito bem configurado.
Quando todos os dados que você trafega você tem certeza que são seguros.

Em quais casos você deve usar?
Se você for interagir com máquinas Windows.
Se você usar como servidor proxy/firewall (mesmo para redes só Mac/Linux)


Pelo que você comentou, no seu caso tanto faz, mas quanto mais segurança melhor, pois apesar de ser quase impossível pegar virus para Linux, existem muitos outros malwares que exploram falhas de aplicações, podendo "detonar" sua conexão ou sistema pelo navegador de internet, e-mail, pacote office etc.

Procure um e instale, se ele for leve deixe, mas se ficar lento o micro procure se informar melhor sobre segurança em Linux e depois de ter um sistema mais seguro retire.


O Linux é mais seguro, mas falar que não precisa só porque é Linux é puro fanatismo, falta de conhecimento, ou arrogância.

O seguinte artigo aborda o que esto comentando:
http://www.pcworld.com/article/id,126240-page,1/ar...



Qual usar? Pode ser o ClamAV que é free e muito bom para Linux, ou o AVG que tem a versão free e paga de acordo com sua necessidade.


15. Não tem preço....

Michele Oliveira Soares
pink

(usa Ubuntu)

Enviado em 21/11/2007 - 16:11h

Liberdade...


16. Re: O que o Linux tem que o windows não tem?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 21/11/2007 - 17:15h

código fonte aberto,tb é de graça já que a versão mais completa de seu concorrente custa cerca de 500 à 800 reais.......


17. Re: O que o Linux tem que o windows não tem?

Bruno Morato Barberis
k33p

(usa Slackware)

Enviado em 27/11/2007 - 03:42h

fanáticos igual no linux! e xiitaas.!

e hax0rs ! hahah!




18. Re: O que o Linux tem que o windows não tem?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 27/11/2007 - 10:18h

Uma estrutura de permissões logica, para ter acesso a qualquer coisa primeiro tem de ter permissão com o outro sistema você usa o root o tempo todo.


19. tudo

mike Jonathan fernandes
mikejf

(usa Big Linux)

Enviado em 26/11/2008 - 17:21h

o windows num dá pra fazer modificações no icones...
e baras..

prefiro linux...



20. Re: O que o Linux tem que o windows não tem?

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa Sabayon)

Enviado em 26/11/2008 - 17:35h

esse tópico tem uma ano...


21. Gerenviadores de janelas...

Davidson Rodrigues Paulo
davidsonpaulo

(usa Ubuntu)

Enviado em 27/11/2008 - 14:13h

Coisas que o Linux tem e o Windows não:

1. O Linux tem vários gerenciadores de janelas. O Windows só tem 1.
2. O Linux pode ficar igual ao Windows. O Windows não pode ficar igual ao Linux.
3. O Linux pode ficar igual ao Mac OS X. O Windows não.
4. O Linux exerga partições Windows. O Windows não exerga partições Linux.
5. O Linux permite que você otimize o sistema para o seu hardware. O Windows não.
6. O Linux tem usuários que sabem diferenciar o bom do ruim.

Coisas que o Linux não tem e o Windows tem:

1. O Linux não tem problemas no registro;
2. O Linux não tem desfragmentador de disco;
3. O Linux não tem tela azul da morte.


22. Re: O que o Linux tem que o windows não tem?

Rogério Cassimiro
cassimirinho

(usa Ubuntu)

Enviado em 27/11/2008 - 14:39h

Aou david:

2. O Linux pode ficar igual ao Windows. O Windows não pode ficar igual ao Linux.

Tem como sim :) igual ubuntu.

O que o linux tem que o windows não tem:
1 - velocidade, e muita :)


23. olha

João Marcos Menezes
stremer

(usa Arch Linux)

Enviado em 27/11/2008 - 19:06h

basicamente são só 3 coisas (tem uma 4 também) e na boa, como ja citei em outros topicos, são coisas "valorizadas" e "importantes" para profissionais de TI/Informática ou amantes/hobbistas de software/informática. Isso em DESKTOP, pq em server tem muito mais. Já para usuários "comuns" até hoje não VI NADA que o linux faça e o windows não faça.
Vou citar na parte desktop:
1) Total otimização/personalização. Isso incluir, escolher o gerenciador de desktop de acordo com o uso, personalizar ao seu gosto todos os aplicativos e serviços. Código fonte aberto e livre para mudar a vontade. Controle total inclusive pode mudar o kernel e criar drivers que rodam no kernel...etc etc... para o usuário comum isto esta longe de ser "importante". Para ele programas que mudam os icones do windows e criam efeitos parecidos com o Compiz já estão de bom tamanho, isso qdo ele não é um fanatico pelo flip 3d do windows vista... rs rs rs

2) Software livre: Outro motivo somente para "agente". O usuários comum ta pouco se lixando se é de graça, se é pirata, se é original, se é livre, se deu trabalho pra fazer... quem sabe a importancia do software livre da o valor e esse é um dos grandes motivos do PUBLICO LINUX.

3) Segurança: Talvez o aspecto que tenha trazido mais usuários (além do desktop 3d personalizavel com compiz rs rs rs) mas isso esta mais ligado ao fato de menos pessoas usarem linux e a dificuldade de entrada de virus devido ao sistema de permissões e de bibliotecas compartilhadas... Muita gente usa linux para acessar a internet mais tranquilo, mas não abre não do dual boot windows... Apesar que segurança é relativo, depende mais do usuário do que do sistema. Ah o que se ganha na segurança devido ao uso de bibliotecas compartilhadas é mto criticado por usuários que acham um "grave problema" as tais dependências e não tem nem noção de como o sistema funciona.

Se fosse citar o 4 motivo são os usuários FANÁTICOS pelo linux. Ou seja a comunidade. Da mesma forma que java tem uma comunidade mto mais forte que .NET, a comunidade LINUX coloca o sistema no pedestal. Mesmo assim a comunidade windows é gigantesca também. O problema de nossa comunidade são alguns fan boys que não sabem reconhecer os problemas do linux e causam atrito até mesmo entre nossa comunidade. Aqueles que do tipo usam uma distro que precisa fazer as coisas na unha e descem a lenha nas distros tipo kurumin, ubuntu, mandriva e companhia. Aqueles q vão pro BSD pq cansaram do linux. Aqueles que usam linux só pelo fato de ser diferente... etc etc... enfim... comunidade tem lado bom e lado ruim...


24. Servidor

João Marcos Menezes
stremer

(usa Arch Linux)

Enviado em 27/11/2008 - 19:16h

Depois de falar de desktop (e estar esperando um motivo que o o linux tenha e o windows não para o usuário comum), vamos falar de servidor.
Ai a coisa fica PEQUENA para o windows.

1- Total otimização. Quanto mais otimização no servidor, melhor aproveitado o custo. As vezes com Dual core faz muito mais com linux do que um core 2 quad com windows... vamos mais longe... um athlon x2 pode conseguir muito mais que um core 2 quad. Em otimização podemos ter um servidor sem modo grafico, com somente o essencial, os serviços necessários, os aplicativos compilados para a arquitetura da maquina e um kernel totalmente otimizado... simplesmente humilhante para o windows.

2- Soluções livres. Só citando algumas soluções que podemos ter com linux na parte de servidores onde deixamos o windows no chinelo... Servidor Web Apache, Sistemas pequenos web em perl e php... base de dados mysql... diversos aplication servers java... Programas em C/C++ usando gcc e diversas soluções livres... claro podemos também ter tudo isso no mundo windows mas o desempenho e confiabilidade no mundo linux de todas estas soluções "arrebentam"... só não temos um Samba tão bom qto um AD mas mesmo assim o nosso Samba atende a maior parte das necessidades por ai...

3- Serviços de rede... acho que nessa parte não preciso nem falar né...

4- Estabilidade. Um servidor totalmente otimizado, sem nenhum "lixo" desnecessário é muito mais estavel do que um servidor que para carregar precisa de 256Mb de memória e tem uma penca de serviço rodando que não se sabe para que serve e mto menos pode desativas.

5- Flexibilidade na arquitetura: Windows somos obrigados a usar PC. Linux podemos até rodar em Mainframes.

6- Maquinas virtuais. Com melhor aproveitamento do hardware conseguimos melhor otimização nas maquinas virtuais, melhor gerenciamento, melhor performance, etc etc etc... O próprio VMWare ESX server é um red hat modificado.

7- Custos de licenca. PIRATARIA NÃO EXISTE EM SOLUÇÃO CORPORATIVA (Não vamos falar de empresas BOQUETAS)

Esses são os principais (NO MEU CASO) e que lembro de imediato. Se procuraramos existem muitos outros motivos para a adoção de linux como servidor, tanto que é onde este obteve um dos seus sucessos. Um dos poucos motivos que ainda justifica-se o uso de Solaris em mto DataCenter ao invés de linux (como já li em varios lugares) é o filesystem, que embora ext3 e raiserFs estejam muito melhores que ntfs, ambos tomam um pau do zfs do solaris. Quando tivermos um filesystem confiavel... adeus unix... adeus bsd (esse ja ta quase pq o kernel 2.6 é muito mais estavel e rapido que os bsd tanto que não vejo o motivo de pessoas ainda tentarem o freebsd nos dias de hj)... e ai bye bye solaris... só vai faltar um pouco do lado comercial mesmo para começarmos a ver maquinas IBM e SUN sendo vendidas com SO linux.