O que está acontecendo com UBUNTU? [DEBATE]

37. Re: O que está acontecendo com UBUNTU? [DEBATE]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 01/02/2017 - 16:51h

slackjeff escreveu:

Sinceramente o Ubuntu só ta usando os comandos e gerenciador de pacote do debian, porque ta longe de poder se chamar de (filho)

configure complete, now type 'make' and pray.
Meu Blog: area355.blogspot.com.br
Slackware all power in your hands



https://elias.praciano.com/2016/06/o-que-faz-o-ubuntu-diferente-do-debian/


  


38. Re: O que está acontecendo com UBUNTU? [DEBATE]

Giovanni  M
Giovanni_Menezes

(usa Devuan)

Enviado em 23/02/2017 - 20:09h

A estabilidade é um problema quase que generalizado nas distros mais usadas, coisa que já foi comentada em outros tópicos por este que vós fala e mais alguns, algumas distros mais afetadas e outras em menor grau, mas no todo o nível referente a estabilidade, na minha opinião, caiu!

Já abandonei o Debian Jessie e fui direto para o Stretch por coisas como essas, até a versão 8.6 que usei, persiste um bug no applet de som na interface xfce dês do lançamento, provavelmente até hoje não foi corrigido!!!, fora outros problemas como interface gráfica sumindo do nada, samba que não sobe ou não da login..

O caso do Ubuntu é que sempre foi uma distro inclinada para esse tipo de coisa, não é atoa que ganho a fama de buguntu entre os mais antigos, acredito que o problema vai dês de lançamentos apressados até programadores porcos mesmo, tanto é que se observa cada vez mais programas e distribuições inchadas, consumindo absurdos de Ram para fazer a mesma coisa de sempre, esse Unity também é um capitulo a parte, pegaram o compiz e fizeram um serviço porco, como não uso o Unity, não sei a que pé anda as coisas hoje.

Outro dia vi uma distribuição usando gnome shell, o desenvolvedor coloco como requisitos mínimos, nada mais, nada menos, que 4 gigas de ram só para rodar em modo live-dvd, meu professor de curso uma vez disse que programa sangue suga de recursos é sintoma de um "profissional" meia sola! , acho que é esse o maior problema do Gnu/Linux hoje, esta faltando gente que faça serviço de qualidade.


--------------------------------------------------------------------------
Somente o Software Livre lhe garante as 4 liberdades.
Open Source =/= Free Software.
https://goo.gl/mRzpg3
http://www.anahuac.eu/contrarrevolucao-osi/


39. Re: O que está acontecendo com UBUNTU? [DEBATE]

Guilherme Machado
Ma-chan

(usa Arch Linux)

Enviado em 23/02/2017 - 21:31h

Quando comecei no Linux, comecei pelo Ubuntu. Era uma sensação de receio. Eu pesquisei o que pude antes e um dos primeiros sites que vi foi o VOL e o Diolinux. Na época tinha também o site brasileiro do Ubuntu que hoje em dia não existe mais.

Usei das versões 12.04 até 14.04. Nisso usei Unity, GNOME e MATE. Nunca tive grandes problemas como kernel panic, X não sobe, etc e etc. Os problemas que tive eram mais com o APT. E alguns que eu mesmo causei, como adicionando coisas que não devia em /etc.

Indo para o Fedora, eu comecei a ver o Ubuntu com outros olhos. Hoje posso dizer que ele me serviu por um tempo. Sem ele eu certamente não estaria usando Arch hoje.

Mas digo mais. Não voltarei a usar. Só se houver alguma emergência e que tenha que ser só o Ubuntu mesmo. Não me sinto a vontade.

E se a questão for o Unity, posso deixar o Xfce e o KDE quase igual a ele.

E um adendo: O GNOME Software é excelente. Nunca tive problemas com ele no GNOME do Fedora. Se há algum problema é com o Ubuntu, não com o GNOME Software.




O Arch Linux define simplicidade como sem acréscimos desnecessários,
modificações ou complicações, e provê uma estrutura leve e UNIX-like
que permite a um usuário moldar o sistema de acordo com as suas ne-
cessidades. Em suma, uma abordagem elegante e minimalista.



40. Re: O que está acontecendo com UBUNTU? [DEBATE]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 24/02/2017 - 08:59h

1. O Ubuntu é mais popular que as demais distros, obviamente mais problemas serão encontrados. Qual é o sistema com menos bugs? Um que é usado por 10 pessoas e tem 3 bugs relatados, ou um que é usado por 100 e tem 20 bugs relatados?
2. O Unity é uma interface gráfica que requer um determinado tipo de hardware, o que nem todo mundo tem (não estou falando de hardware potente, pode ser modesto mesmo, meu PC é modesto e roda muito bem o Unity, a questão é hardware que tem problemas com composição no Linux). A maioria dos problemas relatados referente ao Unity tem haver com a placa de vídeo que não possui um bom driver para lidar com composição. O Compiz, que é um componente do Unity, realmente é problemático, mas que em breve estará sendo extirpado.
3. A maioria dos problemas relacionados a gerenciamento de software no Ubuntu são do estilo: servidores estão fora do ar (manutenção), algo está bloqueando o acesso aos servidores (firewall), instalei o kernel compilado pelo zé e agora o Ubuntu quebrou na atualização, instalei PPA com o mais novo Gnome e agora tá tudo zuado e não funciona como antes, segui o tutorial do Blog do Barnabé e deu zica....

Se eu fosse responsável pelo Ubuntu eu mudaria muita coisa, como:

1. Nada de KDE, Gnome, Mate, Cinnamon, Lxde, Xfce nos repositórios oficiais: incluir programas, como K3b, e bibliotecas para eles funcionarem não precisa incluir o Plasma Desktop inteiro. Eu daria apenas o Unity como único ambiente de trabalho, além de oferecer um padrão ao usuário (ele não irá quebrar o sistema instalando elementos de outros ambientes gráficos), deixando para as refisefuquis (Linux Mint, por exemplo) o trabalho de oferecer ao usuário um sistema Ubuntu-like com ambiente gráfico diferente. Essa padronização também permitiria reduzir a quantidade de pessoas necessárias para fazer empacotamento, pois haveria menos pacotes a serem mantidos, bem como a quantidade de bugs causados por softwares estranhos ao padrão, redução de custos de servidores (eu não manteria nenhum Lubuntu, Xubuntu, Kubuntu, e outros: a comunidade que se vire com o Linux Mint).

2. Excluiria os tais PPAs, trocando-os por uma maneira mais fácil de disponibilizar o software de terceiros na própria Central de Programas. Faria algo como um repositório comunitário tal como o AUR, já ativado por default. Faria um sistema que o desenvolvedor envia o software, ele é analisado e depois disponibilizado, mas muito mais fácil do que o atual sistema do Ubuntu (criaria um site específico com as instruções em vários idiomas e orientações quanto ao desenvolvimento do programa).

3. Faria um manual das boas práticas e segurança do sistema, que seria disponibilizado numa tela de boas vindas após a instalação.

4. Desenvolveria soluções para nunca, mas nunca ser necessário abrir um terminal para configurar o Ubuntu. Tudo seria realmente feito por interface gráfica (nada de ativar recurso oculto na linha de comando).

5. Buscaria agregar serviços ao Ubuntu, tais como um repositório para sincronizar configurações, repositório para backup, serviço de migração, serviço de recuperação em caso de falhas, etc.

6. Ofereceria soluções corporativas para vídeo-conferência, planejamento, e-mail, backup, etc... mas tudo isso com um foco em facilitar a implantação desse tipo de aplicação, melhorando os processos existentes para implantá-los.

O Ubuntu só precisa melhorar o foco nos negócios, oferecendo soluções facilitadas para os gerentes de TI. Infelizmente quase tudo que se implanta no Linux tem que ler manuais imensos, editar arquivos de configurações, selecionar a dedo pacotes e tal, eu faria o Ubuntu mais automático: uma interface para gerenciar aplicações para negócios com inúmeras facilidades para instalar e configurar.

Um grande exemplo de coisa que o Ubuntu esquece é o Samba. É difícil configurar um servidor com Samba no Ubuntu, e também difícil configurar os clientes. Não há realmente uma interface gráfica que permita facilitar a instalação e configuração. Então isso falta no Ubuntu.


41. Re: O que está acontecendo com UBUNTU? [DEBATE]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 24/02/2017 - 09:37h

^Canonical só enxerga smartphone e seus produtos para server. O Ubuntu Desktop vai ficar às moscas por mais tempo ainda.

Apesar disso, para usar Ubuntu é preciso ter em mente algumas coisas:

- Ter cautela com PPAs; evite adicionar tudo o que encontra em blogs e outros sites;
- Domínio sobre o Terminal, para não fazer c*ca. Além disso, é ilusão achar que no Ubuntu existe interface gráfica para tudo;
- Considerando o que foi dito no item acima, agora com o gnome software center como default ficou mais fácil quebrar o sistema. Dê preferência para o dpkg e/ou o apt;
- Evite versões não LTS.;
- Não atualize uma versão do Ubuntu para outra, principalmente se for uma não LTS;
- Não instale qualquer pacote no sistema, por mais que ele faça parte dos espelhos oficiais.

No Debian e suas derivadas existem pacotes (e principalmente metapacotes) que conflitam entre si, é importante então, antes de sair instalando tudo, interpretar as mensagens que o APT emite na confirmação - por isso também evite de passar o parâmetro -y no apt, o qual muitos blogs lamentavelmente adicionam no comando para pular a confirmação.

Sabendo dessas coisas, é possível trabalhar com o Ubuntu normalmente.

--
Microsoft Windows é como ar condicionado
Pára de funcionar quando você abre uma janela.

Linux Counter: #596371


42. Re: O que está acontecendo com UBUNTU? [DEBATE]

Lordestark
lordestark

(usa Slackware)

Enviado em 24/02/2017 - 10:27h

slackjeff escreveu:

Não me critique a minha ideologia, apenas quero debater com vocês.

O que está acontecendo com UBUNTU? a cada 10 postagens aqui no VOL 8 são problemas de sobre UBUNTU, uso outros foruns tambem e é a mesma coisa, o que da de gente pedindo ajuda por problemas "toscos" do próprio sistema.
Canonnical está atendendo muito bem os seus clientes finais, com uma distribuição pesada, mais gorda que o cesar e menotti e fabiano juntos e os mais diversificados problemas que se pode ter.
O lema é, não espirre na frente do seu computador ou o ProblemaUNTU da Kernel panic.

Como pode uma empresa desse porte dar para seu cliente final uma versão STABLE desse nivel, sim o carinha que so quer ver um filme, ou a menina que so quer jogar joguinho no navegador fica em choque, a pessoa vai remover alguma coisa (o Firefox) e o sistema já para de funcionar o Menu, atualiza o sistema e o terminal para de funcionar (eu nao to zuando eu to falando sério, isso é verdade!) é INACREDITAVEL isso!
Ubuntuzeiros, não me critique pois você sabe que é verdade, aqui no VOL ja diz tudo, olhe os topicos 70% deles são sobre problema em ubuntu.

Minha conclusão, estou indicando para usuarios extremamente leigos que me perguntam o Linux mint, apesar de ser baseada no pesadelo do ubuntu não da problemas.
Como cheguei a essa conclusão? minha filha utiliza.
(ela tem 8 anos, mexe em tudo, usa linux mint a 1 ano e nunca deu um erro.) (não to sendo puxa saco, apenas realista.)

Mais uma vez, não me CRITIQUE por eu estar pegando n*jo do Ubuntu, vamos debater, por isso eu abri esse tópico!


kkkkkkkkkkkkkkk quero ver criticar o Slack, (vo desce o sarrafo) kkk


43. Re: O que está acontecendo com UBUNTU? [DEBATE]

Guilherme
Ghost_Shell

(usa Arch Linux)

Enviado em 24/02/2017 - 13:32h

homemsemnome escreveu:

Uma outra reflexão interessante que nós podemos fazer dentro desse contexto é a seguinte: até que ponto os blogueiros/youtubers que fazem tutoriais para o Ubuntu são culpados pelas m**** que acontecem nas máquinas dos usuários domésticos que vêm aqui no VOL pedir ajuda? Já pararam para pensar nisso? Sugerir a troca de kernel a torto e a direito e uma tonelada de aplicativos "à la Windows" para aumentar o desempenho do sistema tem lá os seus efeitos colaterais sim. Nos comentários das matérias abaixo não existem muitas reclamações, mas como já disseram aqui no VOL que o canequeiro tem o hábito de censurar os outros, pode ser que ele tenha deletado algumas reclamações. Não que eu esteja querendo pegar no pé somente do Diolinux, mas ele é um grande exemplo disso. Eu já presenciei inúmeras reclamações de usuários dizendo que o sistema deles quebrou e, olhando para as mesmas matérias agora, os comentários sumiram. Não tenho como provar isso mas enfim...

http://www.diolinux.com.br/2016/09/conheca-o-ukuu-ubuntu-kernel-update.html

http://www.diolinux.com.br/2015/10/como-instalar-qualquer-versao-do-kernel-linux-no-ubuntu.html

http://www.diolinux.com.br/2015/06/como-fazer-ubuntu-iniciar-mais-rapido.html

http://www.diolinux.com.br/2015/05/como-deixar-o-ubuntu-mais-rapido.html



Não dá para colocar todos no mesmo balaio. O maior problema de pseudo entendedores de Linux como o Diolinux é que a maioria dos usuários iniciantes acreditam no que ele escreve, e para piorar os fanboys do diobuntu ficam com o sistema todo bugado e defendendo o cara. Vamos ser sinceros praticamente não existe um contraponto, alguém deveria informar os iniciantes que o diolinux está mais para um blog de comédia do que para um site especializado em Linux. Para quem não acredita eu sugiro ler as primeiras 10 páginas do site.

Depois volta aqui para o debate e me apresenta argumentos que provem que o diolinux não defeca pelos dedos.

PS: Apenas para completar segue alguns sites estrangeiros sobre linux para comparar com o diobuntu:

https://www.ostechnix.com/

http://www.tecmint.com/

http://www.linuxinsider.com/


Keep it simple stupid!


44. Re: O que está acontecendo com UBUNTU? [DEBATE]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 24/02/2017 - 15:23h

Tem quem acredite em nós aqui no VoL também. Baboseira aqui é mato!


45. Re: O que está acontecendo com UBUNTU? [DEBATE]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 24/02/2017 - 16:04h

[Editado]
Bem que a gente podia chamar o diolinux para se defender.


46. Re: O que está acontecendo com UBUNTU? [DEBATE]

Guilherme
Ghost_Shell

(usa Arch Linux)

Enviado em 24/02/2017 - 16:16h

amarildosertorio escreveu:

[Editado]
Bem que agente podia chamar o diolinux para se defender.


Pode chamar, improvável que ele apareça já que nem comentários negativos ele aceita no canal dele.

OBS: Os fanboys do diolinux podem continuar amando o conteúdo dele rsrs. Falar com fanboy é o mesmo que falar com uma porta. É só observar os fanboys da apple.

Keep it simple stupid!


47. Re: O que está acontecendo com UBUNTU? [DEBATE]

Fábio Berbert de Paula
fabio

(usa Debian)

Enviado em 24/02/2017 - 16:52h

Ubuntu é uma distro que se propõe a ser user-friendly, e obviamente, é muito mais comum encontrar bugs em aplicativos clicáveis e em interfaces gráficas mais arrojadas, visto que o usuário pode clicar em qualquer canto. E por ser desktop, as versões dos aplicativos são atualizados com uma curva de testes bem menor. Se sair uma nova versão do Firefox hoje, os usuários desktop já começam a cobrá-la nos repositórios de imediato. Em distros mais conservadoras não há esse desespero.

E como 90% dos novos usuários de Linux tem o Ubuntu como porta de entrada, natural que os tópicos sobre essa distro dominem qualquer fórum.

Sobre o Diolinux, não entendo o motivo dessas críticas ao rapaz. Ele nunca se intitulou especialista em Linux, pelo contrário, ele afirma com todas as letras que é um usuário desktop que cria conteúdo para ajudar outros usuários desktop. E isso ele faz bem.




48. Re: O que está acontecendo com UBUNTU? [DEBATE]

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 24/02/2017 - 17:21h

Antes de indicar ou tentar responder qualquer situação com Ubuntu/Unity a primeira que faço é perguntar: qual configuração do PC?
Muitos problemas se resolvem mudando para xubuntu
Surgimento do UEFI tumultuou muito a instalação de dual-boot usado pela maioria novatos gerando muitos tópicos repetidos e sem retorno dos usuários
Hoje sou mais simpático ao Xubuntu que só falta colocar painel na parte inferior tela para ficar mais amigável
Novatos gostam menu iniciar

**********************************************
Meu Blog
http://dicaslinuxmint.blogspot.com.br/






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts