Projeto Gnome em crise [RESOLVIDO]

13. Re: Projeto Gnome em crise [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 26/05/2014 - 14:05h

Erraram ao lançar uma interface para Tablets, quando essa tecnologia ainda estava em expansão e não tinha muitos usuários. Erraram por tornar a interface do GNOME 3, padrão do ambiente.

Vejam o KDE, que também tem sua interface para Tablet (aliás, touch - e é muito legal!), mas não é interface padrão. Fica a critério do usuário. Nada como ter estratégia!


  


14. Re: Projeto Gnome em crise [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 26/05/2014 - 14:58h

É disso que falo. Por que o Gnome insiste em não nos deixar escolha? Por que uma versão não pode ser compatível com a subsequente?


15. Re: Projeto Gnome em crise [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 26/05/2014 - 15:47h

Minha escola foi o GNOME 2. Era perfeito, leve e sem bugs.
O tal Miguel de Icaza, errou feio em sua decisão precipitada.

O erro de uns, acerto de outros! Vejam o Linux Mint crescendo na "preferência INTERnacional". :)


16. Re: Projeto Gnome em crise [RESOLVIDO]

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 26/05/2014 - 16:12h

Eu usava gnome no Ubuntu e Fedora e usava kde no Mandriva e Suse.
Nunca havia usado xfce e lxde até inventarem o gnome-3 e unity.
Pelo menos, p/ mim, teve esse lado positivo: usar outros desktops!
rsrsrsrs...





17. Re: Projeto Gnome em crise [RESOLVIDO]

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 26/05/2014 - 16:24h

@Clodoaldo, se só fica uma tela preta e um cursor do lado esquerdo, e não abre, mais provável problema no driver de vídeo. Um truque é ir no xorg-conf do live DVD, e trocar o driver por "vesa" e re iniciar o xdm:

sudo /etc/init.d/xdm restart OU

sudo systemctl restart xdm

se o problema fosse no systemd, vc teria mensagens de Kernel panic, sem boot no live DVD, esse é o caso?


@jerodrigo, pois é no Gentoo, vc vai escolher, no Funtoo, só openrc. No Sabayon, OpenRC já acabou, nos novos é só Systemd,e tá dando trabalho! rsrsrsrsrrsrsrsrs
Sobre o GNOME3, concordo que é um erro de estratégia... vc recodifica tudo, e não fica mais compatível... Aí complica, tá acontecendo com Systemd, ele não funciona em todo micro, GNOME3 também não.
quando uma distro não mantém o suporte clássico, para o usuario poder esolher, complica.
No caso do Sabayon, não existe mais OpenRC para ele, eu tive de fazer "pajelanças" em linha de comando para manter, inclusive depois mascarar systemd para ele não entrar.

mas imagine um usuario novo, que viu Sabayon e achou bonito. Pega o Live DVD, põe no drive do micro antigo, dá boot, dá kernel panic... o usuario fala, esse Sabayon não presta,e não usa, não vai imaginar que é por causa do systemd, pq usuário iniciante nem sabe o que o systemd é, nem para que serve.

Em resumo, quando se fazem coisas como GNOME3 e Systemd, que não rodam em todos os micros... As Distros perdem usuários e futuros usuários! São erros de estratégia.


18. Re: Projeto Gnome em crise [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 26/05/2014 - 17:01h

Pois é, Alberto, estou lhe escrevendo de uma máquina com o Sabayon, Mate e ainda com o systemd e OpenRC juntos.
Imagino o sofrimento de quem encara um systemd puro, pois o OpenRC não é apenas um sistema init, é também um conjunto de bibliotecas e funções sobre as quais outras bibliotecas e funções estão fundamentadas.

Veja o trabalho que deu: https://bugs.gentoo.org/show_bug.cgi?id=373219


19. Re: Projeto Gnome em crise [RESOLVIDO]

Walker Luiz de Freitas
WalkerPR

(usa Linux Mint)

Enviado em 26/05/2014 - 17:04h

clodoaldops escreveu:

Eu usava gnome no Ubuntu e Fedora e usava kde no Mandriva e Suse.
Nunca havia usado xfce e lxde até inventarem o gnome-3 e unity.
Pelo menos, p/ mim, teve esse lado positivo: usar outros desktops!
rsrsrsrs...



Eu também nunca usei outro ambiente gráfico a não ser o Gnome 2. Depois que migraram para o Gnome 3, conheci outros ambientes e me adaptei com o XFCE.


20. Re: Projeto Gnome em crise [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 26/05/2014 - 17:13h

Se a questão fosse apenas a interface gráfica, eu me ambientaria mais facilmente. O problema é toda uma sorte de aplicações fantásticas como Gedit, Gnome Terminal, Evolution, entre outras, que na minha opnião superam as de outros ambientes. Mesclar ambientes além de trazer miliscentas dependências inúteis, dá um trabalho, no mínimo homérico, para configurar o tema de forma que não destoem.


21. Re: Projeto Gnome em crise [RESOLVIDO]

Walker Luiz de Freitas
WalkerPR

(usa Linux Mint)

Enviado em 26/05/2014 - 17:21h

A galera que já testou o Gnome 3, idependente da distro, qual foi a melhor configuração de hardware que este melhor funcionou?! Ou qual, na opinião de todos, seria a configuração (hardware) ideal para o desempenho deste?!


22. Re: Projeto Gnome em crise [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 26/05/2014 - 17:38h

Na minha máquina roda até bem, APU A10-6800K + Radeon 6670. Tanto faz se uso a gpu discreta ou a integrada. Destaque para o driver livre, dor de cabeça com o proprietário, e a opção 'Composite' habilitada no Xorg.


23. Re: Projeto Gnome em crise [RESOLVIDO]

Elder Marco
eldermarco

(usa Fedora)

Enviado em 26/05/2014 - 19:00h

Eu adoro o GNOME 3. Detestei ele no início e as decisões do projeto GNOME, mas hoje acho a versão 3 bem melhor que a versão 2. Não tenho nenhum dos problemas citados pelos outros colegas, mas também sou um usuário do fedora, a distro que, de certa forma, desenvolveu todos esses recursos.

No entanto, concordo na maior parte do que os senhores dizem. O problema do Projeto GNOME são os seus desenvolvedores e os responsáveis pelas decisões que determinam os rumos do projeto. O que tenho notado é que uma tentativa absurda de simplificação da interface. E isso tem custado vários recursos úteis que muitos usuários antigos gostavam.

Por exemplo, muito recentemente o projeto resolveu voltar com o recurso de deixar a janela de terminal novamente transparente depois que muitos caíram em cima do projeto por terem tirado esse recurso fora. Vários patches e workarounds surgiram para tentar voltar com isso de volta, até que eles (finalmente!) cederam a pressão e o GNOME 3.12 tem esse recurso novamente. Mas isso não aconteceu com outras coisas e isso tem deixado muitos usuários insatisfeitos. Muitas vezes se trata de coisas relativamente simples, mas bastante úteis para alguns.

Então, se o projeto continuar seguindo essa linha, em breve será um ambiente desktop sem usuários, o que fará com que sua existência perca completamente o sentido.


24. Re: Projeto Gnome em crise [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 26/05/2014 - 19:02h

Pra mim também é questão de preferência.

E depois dessa história, da mesma maneira que o pessoal acima falou, passei a usar o Xfce. Até o Debian especulou usar o Xfce como ambiente padrão, depois dessa confusão. Lembram? Não sei porque voltaram atrás.

Tá certo que o GNOME vem se tornando cada vez mais fluído, mas ainda é um ambiente travado. Tá certo que atualmente é menos travado que o Unity, mas isso graças às extensões.










Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts