
fredscheel
(usa Debian)
Enviado em 25/11/2008 - 04:56h
Pedro Rafael:
Lendos os “posts” vi que você estuda ou trabalha com estatística. Então o problema é “por no gráfico” os dados para comparação :) ... brincadeirinha, só para quebrar o gêlo.
Já tinha elaborado as respostas para todas as suas perguntas, mas li também que você é programador e já utilizou diversas distribuições, menos a openSUSE. Como todas as respostas começavam com “depende”, para demonstrar que tudo é relativo e que não se chega a lugar nenhum com certas discussões, cortei essa parte.
Por favor não se aborreça se volto ao assunto, mas como já foi dito, esse tipo de pergunta é mesmo comum e repetitivo e acaba por gerar réplicas, tréplicas e “n-éplicas” e que partindo de uma pessoa com conhecimentos na área, realmente causa uma certa estranheza.
Assim, os comentários dos colegas, alfinetadas à parte, são todos pertinentes além de responderem parcialmente as suas perguntas.
Para poder comparar duas ou mais distribuições Linux, é preciso te-las utilizado por algum tempo, no mesmo equipamento, para a execução das mesmas tarefas, e isso tenho certeza que você sabe. Sugiro baixar o LiveCD da openSUSE, e embora o desempenho seja prejudicado por “rodar” do CD, é possível fazer uma avaliação.
Se você precisa de um sistema operacional rápido e confiável a resposta é Linux com certeza.
Acredito que no seu caso, para uso específico o ideal seria compilar um kernel com as aplicações e ferramentas necessárias. Poderia ainda utilizar uma distribuição de menor tamanho adicionando também as aplicações e ferramentas necessárias ou ainda, “enxugar” uma distribuição maior. Se você procura rapidez e leveza, procure utilizar uma interface gráfica alternativa ao KDE e Gnome. Você vai se surpreender.
Todas as atuais distribuições mais conhecidas (com seus diferentes “sabores”) como Ubuntu, openSUSE, Mandriva, Fedora, Debian estão lado a lado quanto a instaladores e aplicativos. Falo das que já experimentei. Outras distribuições derivadas, também recentes devem acompanhar as demais. Não menciono a tradicional Slackware pois não a utilizei.
As diferenças vão ficar por conta do equipamento, finalidade e óbviamente do usuário. Como também já foi dito, “use a distro que o deixa feliz, isso inclue vc e o seu pc rss.” (dbahiaz)
Ah!, sim, e agora para acabar com a neutralidade ... estou utilizando openSuSE 11 neste exato momento, que acabei de instalar (voltando aos mesus testes) e tenho a informar que é mais "pesada" que Ubuntu. Mas antes de levar chumbo, quero lembrar que interface da SUSE é o KDE 4.0.4 e ainda não fiz nenhuma atualização, e a da Ubuntu além de ser Gnome, já está atualizada. Comparação feita com base na porta de entrada, a área de trabalho ou "desktop".
Bem, como não consegui matar aquele mosquitinho do “Slim Shinoda”, vou acabar de ler mais sobre o método Monte Carlo e ver se aprendo alguma técnica para jogar batalha naval e ainda mandar um e-mail para o Miguel da University of Sheffield pois vendo as fórmulas do relatório técnico sobre a Revisão das Técnicas de Redução de Dimensão, fiquei com algumas dúvidas... :) Internet é Cultura!
Um abraço a todos.