Resolvendo o problema "teclado não funciona na tela do grub e não consigo acessar outro sistema"

1. Resolvendo o problema "teclado não funciona na tela do grub e não consigo acessar outro sistema"

Joao da Silva Moura
ruminante_br

(usa Lubuntu)

Enviado em 11/07/2019 - 10:18h

Uso o ubuntu e estava com o seguinte problema: o teclado não funciona no grub e, como o linux é a primeira opção na lista não conseguia acessar os outros sistemas, por exemplo o Windows. Na tentativa de achar a solução fiz inúmeras pesquisas e fui direcionado pelo google a esse fórum em vários tópicos. Em comum, nenhum deles resolveu o problema para mim e nem para a pessoa que abriu o tópico em questão. Pois bem, consegui resolver com ajuda de um tópico num fórum em inglês e gostaria de compartilhar aqui a solução.

Primeiro vamos descobrir o que queremos bootar, no caso o windows. Digite o seguinte no terminal:
grep menuentry /boot/grub/grub.cfg 

Salve o nome completo da entrada do menu relacionada ao windows, por exemplo poderia ser "Windows NT/2000/XP (loader) (on /dev/sda1)"

Agora vamos editar o grub com o comando (no terminal):
/etc/default/grub file 

Vamos mudar o valor do campo "GRUB_DEFAULT" para o nome completo que voce salvou no passo anterior. Exemplo: GRUB_DEFAULT="Windows NT/2000/XP (loader) (on /dev/sda1)"


Agora você precisa salvar a alteração no editor usando para isso o comando CTRL + O. Em seguida CTRL+X para sair. Você estará na tela do terminal e vai digitar o seguinte comando para atualizar o arquivo com as alterações:

sudo update-grub 


PRONTO!
Link original de onde tirei as informações e com mais opções de alteração caso essa não funcione: https://askubuntu.com/questions/52963/how-do-i-set-windows-to-boot-as-the-default-in-the-boot-loader


  


2. Re: Resolvendo o problema "teclado não funciona na tela do grub e não consigo acessar outro sistema"

edps
edps

(usa Slackware)

Enviado em 11/07/2019 - 21:38h


Isso é interessante, uma boa dica!

Se puder em vez de deixá-la como tópico faça uma dica e envie ao VOL, basta estar logado e clicar em ENVIAR/Dica, assim a visibilidade será maior, inclusive para os motores de busca.

Já tive problema parecido (exceto pro caso do SO rsrs), mas meu problema era que meu velho PC não aceitava teclado USB, daí tive que adquirir um teclado com conector mini-din.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts