Por que essa rejeição toda ao systemd? E as tais dependências? [RESOLVIDO]

25. Re: Por que essa rejeição toda ao systemd? E as tais dependências? [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 03/05/2018 - 23:03h

Giovanni_Menezes escreveu:

Rustik escreveu:

Duvido vc digitar isso lá no canal do cara, frente a frente, falar pelas costas é fácil, assim até eu falo.
O canal dele é excelente pela iniciativa de acordar alguns usuários, principalmente os dinossauros e usuários antigos do linux que ainda defendem com unha e dentes algumas filosofias que hoje já estão caindo por terra. Existem outros canais 2 em alemão e 4 em inglês que são ainda melhor. Vc entende inglês e alemão? Se sim, eu te passo eles e vc vai lá dizer que é uma latrina também... rsrsrs


Pelo visto, você caiu de paraquedas ontem no gnu/linux

Quem te disse que eu já não fui lá falar ? você sabe o que ele faz com os comentários que desmascara ele ?
Você sabe que a maioria dos pacotes que ele papagaia como não gnu, como uns do que você citou neste tópico ESTÃO CHEIO DE DEPENDÊNCIAS GNU, ? não precisa acredita em mim, vá no site do projeto deles e vá compilar os pacotes e veja as dependências com seus próprios olhos, você esta pagando mico aqui e nem sabe!

E de onde o senhor tirou que outro IDIOMA é argumento???, você sabe quem é bruce peres sabe quantas abobrinhas em inglês esse sujeito já falou ?

E para acabar de falar sobre as pataquada desse tratante, vai ai a passada de linguiça que ele tomo do Rodrigo Baltar.






--------------------------------------------------------------------------
Somente o Software Livre lhe garante as 4 liberdades.
Open Source =/= Free Software.
https://encurtador.com.br/CGNU5
http://www.anahuac.eu/contrarrevolucao-osi/

***Diga NÃO ao consumo desenfreado de memoria ram das interfaces gráficas***
http://webm.land/media/nzgR.webm


Cai nada, uso Linux a bastante tempo, mas ultimamente meu foco principal tem sido BSD pois não concordo com muita coisa do Linux, e principalmente das filosofias, odeio a GPL e não gosto nada do GNU.
Meu querido, quem não fala mais de uma língua não é nada hoje em dia.
Rodrigo Baltar é um doente, só usa ad hominen igual vcs estão fazendo comigo.
Não me admiria que seja fãs desse cara da caneta bic.
Mesmo cara que falou besteiras do linux não rodar jogo. Pago da Microshaft!


  


26. Re: Por que essa rejeição toda ao systemd? E as tais dependências? [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 03/05/2018 - 23:05h

Thitos escreveu:

Giovanni_Menezes escreveu:

E para acabar de falar sobre as pataquada desse tratante, vai ai a passada de linguiça que ele tomo do Rodrigo Baltar.



"Passada de linguiça" primeira vez que ouvi esse termo, muito bom kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Ao criador do tópico, é isso o que já foi dito, Systemd não é uma excelência no que se propõe a fazer, é complicado de se entender em termos de estrutura e código, o seu principal desenvolvedor não era muito amigo da comunidade por não aceitar opiniões contrárias, o Systemd já foi acusado inclusive de possuir algumas falhas de segurança propositais ou não, que facilitava uma provável espionagem.

Mas o pior de tudo é ter sido enfiado goela abaixo dos usuários. Além dele fazer tudo por vc (não tão eficiente) e complicar para vc entender o que ele está fazendo (não ser simples) ele foi algo imposto, sem a sua liberdade de escolha e ninguém até hj sabe exatamente o pq ele acabou sendo adotado pela maioria, mesmo com muitos protestos.

Vide o Devuan que foi criado pq alguns devs do Debian não aceitaram os rumos da distro e a adoção do Systemd pelo Debian foi um deles. O Gentoo se não me engano te da a liberdade de escolher usar Systemd ou outro init e acredito que isso é o que deveria ser, mas entendo que tbm demandaria mais trabalho dos devs das distros.

O Rustik tbm não gosto do termo GNU/Linux, por isso sempre vou chamar de Linux, mas não tira o mérito de tudo o que projeto GNU fez. Mesmo hj tendo outras alternativas ao GNU, a maioria das distros ainda o usa pq os projetos alternativos não se encaixam para todos. Uso Void Musl aqui e ainda possui limitações ao Glibc para determinado uso, mesmo sentindo que o notebook ficou mais "leve", quem dirá Alpine.

Então, não entra nessa de levantar uma bandeira sobre GNU ou NÃO GNU, pq é desnecessário e se vc for fazer isso realmente, aconselho parar de usar KDE Neon e ir começar direto com Alpine, escolhendo a dedo cada programa instalado. Pesquise sobre o Uruk aqui no fórum e vai ver o que era um sistema sem nada proprietário e com o mínimo de GNU. Ele levava essa parada bem a sério.

"Failure is an option here. If things are note failing, you are not innovating enough" - Elon Musk 


Entendo, mas quanto a minha distro, eu coloquei apenas uma distro aleatória, não é a distro que uso atualmente, pois ela sequer aparece entre as opções.
A distro que uso nem linux é. Cansei do linux.


27. Re: Por que essa rejeição toda ao systemd? E as tais dependências? [RESOLVIDO]

Lucas
-qwerty

(usa Slackware)

Enviado em 03/05/2018 - 23:29h

Acho que esse topico devia ser fechado. Use o sistema que te deixe confortavel e ignore teorias.


28. Re: Por que essa rejeição toda ao systemd? E as tais dependências? [RESOLVIDO]

lainion
lainion

(usa Void Linux)

Enviado em 03/05/2018 - 23:35h

vamos buscar o amor minha gente esse comportamento agressivo-passivo não soma em nada.


29. Re: Por que essa rejeição toda ao systemd? E as tais dependências? [RESOLVIDO]

Stanislaus K
StanislausK

(usa FreeBSD)

Enviado em 04/05/2018 - 00:05h

Ola,

GNU/Linux distributions:
https://www.gnu.org/distros/free-distros.html

"The Free Software Foundation recommends and endorses these GNU/Linux distros, although WE DO NOT TRY TO JUDGE or compare them based on any criterion other than freedom; therefore, we list them in alphabetical order.

These distros are ready-to-use full systems whose developers have made a commitment to follow the Guidelines for Free System Distributions. This means they will include, and propose, exclusively free software. They will reject nonfree applications, nonfree programming platforms, nonfree drivers, nonfree firmware “blobs”, nonfree games, and any other nonfree software, as well as nonfree manuals or documentation."

Explicando Por Que Não Apoiamos Outros Sistemas
https://www.gnu.org/distros/common-distros.pt-br.html


The Story Behind ‘init’ and ‘systemd’: Why ‘init’ Needed to be Replaced with ‘systemd’ in Linux
https://www.tecmint.com/systemd-replaces-init-in-linux/





30. Re: Por que essa rejeição toda ao systemd? E as tais dependências? [RESOLVIDO]

Rodrigo Albuquerque Serafim
raserafim

(usa Slackware)

Enviado em 04/05/2018 - 00:45h

...

vez por outra aparece cada arrogância por aqui ...

por sorte, também vez por outra, ainda aparece por aqui alguém que consegue colocar suas posições de modo mais consonante com um ambiente de fórum de discussões...



31. Re: Por que essa rejeição toda ao systemd? E as tais dependências? [RESOLVIDO]

Tio do Toldo
Tio_do_Toldo

(usa Debian)

Enviado em 04/05/2018 - 00:48h

Rustik escreveu:


Se o nosso colega "poligrota" deixasse de ficar se autoafirmando em fóruns de internet e fosse estudar um pouco, perceberia que o GNU é muito mais do que os softwares em si que ele oferece. É uma filosofia. Um princípio. Uma escolha.

Desde que determinado software seja software livre, está valendo. Fod*-se se foi criado pelo projeto GNU ou não. Ele faz parte da "família". Sendo tecnicamente superior aos softwares GNU, melhor ainda. Estamos evoluindo. Todo mundo ganha.

O que importa e deve ser conservado é a FILOSOFIA GNU, e não os softwares em si. As coisas evoluem.


32. Re: Por que essa rejeição toda ao systemd? E as tais dependências? [RESOLVIDO]

Rodrigo Albuquerque Serafim
raserafim

(usa Slackware)

Enviado em 04/05/2018 - 00:50h

raserafim escreveu:

o termo "ódio" talvez não seja o melhor a se utilizar...


- Quanto ao SystemD:

vai contra a dois dos princípios mais caros ao slackware: a filosofia KISS e a filosofia UNIX.

enquanto que o sistema de inicialização do slackware (sysvinit) é todo ele composto por simples scripts em modo texto, no entanto, o systemd se tornou um sistema de inicialização grande, complexo, expansivo, que se utiliza de binários e que extrapola, em muito, as funções entendidas típicas e essenciais de um init.

se tornou tão expansivo a ponto de interfaces gráficas e, às vezes, até mesmo aplicativos, lhe terem como dependência.

dois exemplos ilustrativos:

- os logs em toda a história dos sistemas GNU/Linux sempre foram armazenados em arquivos texto puro: de modo a ser possível analisá-los em qualquer situação. no systemd os logs são armazenados em arquivos binários, em que é preciso aplicativos próprios e específicos para lê-los.

- os daemons e comandos executados na inicialização, e o seu ordenamento, no slackware é tudo configurado em um arquivo de texto puro: podendo assim ser alterado em qualquer editor de texto; enquanto que no systemd essas informações, fundamentalmente, encontram-se em binários, que apenas é possível configurá-las por meio de um sistema de comandos próprios.


- Quanto às Dependências:

um dos principais fundamentos para a não utilização de um gerenciador de dependências é que este tipo de gerenciador coloca uma complexidade a mais no sistema: de certa forma, acrescenta uma camada intermediária.

no caso do slackware, por princípio, a adição de camadas intermediárias devem ser evitadas o máximo possível: a ideia geral é procurar sempre colocar o usuário no acesso direto às configurações fundamentais do sistema.

uma outra razão importante é que as dependências indispensáveis ao funcionamento de uma aplicação, por vezes, podem ser relativas.

é importante observar que não se trata aqui da distinção comum em muitas distribuições entre "dependências obrigatórias" e "dependências recomendadas". trata-se apenas do que se entende por "dependências obrigatórias".

por exemplo, um determinado pacote pode ter a dependência do pulseaudio porque foi compilado habilitando a flag que faz esse aplicativo utilizar seus recursos. no entanto, essa flag poderia ser desabilitada, fazendo com que o aplicativo se adeque aos recursos simples do alsa e, assim, dispense a dependência do pulseaudio.

vide o caso recente do slackware: para possibilitar que seus usuários possam escolher entre pulseaudio e alsa, esta distribuiçao mantém alguns arquivos que possuem duas versões (uma para pulseaudio e outra para alsa)

essa mesma lógica de definir as reais dependências em tempo de compilação, logo, existe em várias outras situações. um caso ilustrativo é o do libreoffice: muitas bibliotecas são definidas em tempo de compilação se serão incorporadas em forma de recursos ou não. (veja: https://slackbuilds.org/repository/14.2/office/LibreOffice/)

ou seja, em síntese, apenas com o usuário tendo contato direto com processo de compilação é que se torna possível definir quais dependências esse usuário quer realmente utilizar ou não.

utilizar um gerenciador de pacotes é entregar essas decisões para a equipe que compilou ou que preparou os scripts de compilação.

uma vez que o slackware preza pelo controle do usuário e os aplicativos que não estão no repositório oficial tem a recomendação de serem instalados a partir do código-fonte (valendo-se de slackbuilds), então, faz algum sentido essa distribuição não fornecer suporte a um gerenciador de dependências.

no entanto, não utilizar um gerenciador de pacotes traz uma série de trabalho, dificuldades e, talvez, até de limitações.

uma das principais limitações é a extrema dificuldade para se manter um sistema mínimo e enxuto -- uma vez que cada instalação de pacotes demandará a instalação de várias dependências.

para contornar de alguma maneira essas dificuldades, o slackware fornece um sistema mínimo de outro tipo: não é um mínimo super enxuto; mas é um mínimo para subsidiar as principais bibliotecas que costumam ser demandadas. (observe que bibliotecas não significa aplicativos -- só para dar um exemplo, no slackware não há qualquer suíte de escritório: como o libreoffice).

interessante observar o caso do Salix: para viabilizar um sistema realmente mínimo e enxuto esta distribuição implementou o gerenciador de dependências -- o que faz com que seja frequentemente referenciada como um "slackware para leigos" (embora realmente essa distribuição possua um instalador mais fácil e algumas telas de configuração que não existem no slackware, entretanto, em minha avaliação, entendo que a sua particularidade mesmo é possibilitar um slackware realmente mínimo)


complementando minha resposta anterior...

no slackware, embora não haja gerenciador de dependências, não significa que se tenha muito trabalho manual resolvendo-as.;

em seis anos que utilizo o slackware, não lembro de alguma vez eu ter tido algum problema que minimamente me fizesse gastar tempo significativo para resolver as dependências.

são duas as razões para nesta distribuição não fazer muita falta um gerenciamento automático de dependências:

- o sistema mínimo de outro tipo (já mencionado na minha resposta anterior): esse sistema já abrange boa parte das bibliotecas que comumente são utilizadas como dependências;

- o slackbuilds.org: tudo que preciso encontro nos repositórios deste site. cada pacote contém uma lista das dependências (todas as dependências existem no próprio site).

caso se queira automatizar o trabalho braçal quanto aos slackbuilds.org, basta utilizar o "sqg" para baixar uma lista de dependências do pacote que se quer instalar e, então, passar o arquivo como parâmetro para o "sbopkg". pronto!



33. Re: Por que essa rejeição toda ao systemd? E as tais dependências? [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 04/05/2018 - 01:41h

Tio_do_Toldo escreveu:

Rustik escreveu:


Se o nosso colega "poligrota" deixasse de ficar se autoafirmando em fóruns de internet e fosse estudar um pouco, perceberia que o GNU é muito mais do que os softwares em si que ele oferece. É uma filosofia. Um princípio. Uma escolha.

Desde que determinado software seja software livre, está valendo. Fod*-se se foi criado pelo projeto GNU ou não. Ele faz parte da "família". Sendo tecnicamente superior aos softwares GNU, melhor ainda. Estamos evoluindo. Todo mundo ganha.

O que importa e deve ser conservado é a FILOSOFIA GNU, e não os softwares em si. As coisas evoluem.


Se nosso colega "monolíngue" pensa realmente assim, só tens a perder.
Quanto ao GNU, eu sou contra tudo, tudo relacionado a ele, não apenas os softwares. A filosofia por trás também sou contra, pois eu não gosto de filosofias, gosto de prática. Filosofia só serve pra deixar a pessoa presa na ignorância.
Também já disse que sou contra a GPL, tenho asco dela. Altamente limitante. E eu sou totalmente contra esse onda de conservadorismo que os slackers tanto amam e disseminam.


34. Re: Por que essa rejeição toda ao systemd? E as tais dependências? [RESOLVIDO]

Jose Mario
zezaocapoeira

(usa Slackware)

Enviado em 04/05/2018 - 05:06h

Rustik escreveu:

...
Quanto ao GNU, eu sou contra tudo, tudo relacionado a ele, não apenas os softwares. A filosofia por trás também sou contra, pois eu não gosto de filosofias, gosto de prática. Filosofia só serve pra deixar a pessoa presa na ignorância.
Também já disse que sou contra a GPL, tenho asco dela. Altamente limitante. E eu sou totalmente contra esse onda de conservadorismo que os slackers tanto amam e disseminam.


Salve mano.

Já leu https://www.vivaolinux.com.br/quemsomos/ .
...
Todo o conteúdo do site é distribuído sob os termos da licença pública GNU General Public License v3 .
...

Você está participando de um fórum que usa a GNU General Public License v3.

Você está sendo incoerente , pois usa algo com a licença GNU General Public License v3 para se expressar.

Não use "argumentos sem base" como muleta para suas explanações, pois as mesmas não se sustentam e está se comportando como hater/fanboy .

OBS:

Reflita o VOL realmente serve você ? ( pois afirmou ser contra GNU General Public License e mesmo assim usa as ferramentas do mesmo.)

Antes de usar/cadastrar em algo leia as licenças que o mesmo usa.


Obrigado pela atenção, salve!!!


35. Re: Por que essa rejeição toda ao systemd? E as tais dependências? [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 04/05/2018 - 05:25h

zezaocapoeira escreveu:

Rustik escreveu:

...
Quanto ao GNU, eu sou contra tudo, tudo relacionado a ele, não apenas os softwares. A filosofia por trás também sou contra, pois eu não gosto de filosofias, gosto de prática. Filosofia só serve pra deixar a pessoa presa na ignorância.
Também já disse que sou contra a GPL, tenho asco dela. Altamente limitante. E eu sou totalmente contra esse onda de conservadorismo que os slackers tanto amam e disseminam.


Salve mano.

Já leu https://www.vivaolinux.com.br/quemsomos/ .
...
Todo o conteúdo do site é distribuído sob os termos da licença pública GNU General Public License v3 .
...

Você está participando de um fórum que usa a GNU General Public License v3.

Você está sendo incoerente , pois usa algo com a licença GNU General Public License v3 para se expressar.

Não use "argumentos sem base" como muleta para suas explanações, pois as mesmas não se sustentam e está se comportando como hater/fanboy .

OBS:

Reflita o VOL realmente serve você ? ( pois afirmou ser contra GNU General Public License e mesmo assim usa as ferramentas do mesmo.)

Antes de usar/cadastrar em algo leia as licenças que o mesmo usa.


Obrigado pela atenção, salve!!!


Vcs estão corretos quanto a isso, não posso ficar num lugar onde é um covil de cobras, que é o fórum de vcs que defendem o GNU e sua filosofia com unhas e dentes, eu sou contra filosofias.
Mas não se preocupem, eu saio... Mas vcs ainda tem tempo de acordar e largar esse GNU. Ele com a GPL não serve de nada e só atrasa mais a evolução do Linux.
É que nem o Android que é dependente da Google e tem os blobs inclusos, não seria melhor sem? Pois é, fica a reflexão.


36. Re: Por que essa rejeição toda ao systemd? E as tais dependências? [RESOLVIDO]

Jose Mario
zezaocapoeira

(usa Slackware)

Enviado em 04/05/2018 - 05:37h

removido escreveu:

zezaocapoeira escreveu:

Rustik escreveu:

...
Quanto ao GNU, eu sou contra tudo, tudo relacionado a ele, não apenas os softwares. A filosofia por trás também sou contra, pois eu não gosto de filosofias, gosto de prática. Filosofia só serve pra deixar a pessoa presa na ignorância.
Também já disse que sou contra a GPL, tenho asco dela. Altamente limitante. E eu sou totalmente contra esse onda de conservadorismo que os slackers tanto amam e disseminam.


Salve mano.

Já leu https://www.vivaolinux.com.br/quemsomos/ .
...
Todo o conteúdo do site é distribuído sob os termos da licença pública GNU General Public License v3 .
...

Você está participando de um fórum que usa a GNU General Public License v3.

Você está sendo incoerente , pois usa algo com a licença GNU General Public License v3 para se expressar.

Não use "argumentos sem base" como muleta para suas explanações, pois as mesmas não se sustentam e está se comportando como hater/fanboy .

OBS:

Reflita o VOL realmente serve você ? ( pois afirmou ser contra GNU General Public License e mesmo assim usa as ferramentas do mesmo.)

Antes de usar/cadastrar em algo leia as licenças que o mesmo usa.


Obrigado pela atenção, salve!!!


Vcs estão corretos quanto a isso, não posso ficar num lugar onde é um covil de cobras, que é o fórum de vcs que defendem o GNU e sua filosofia com unhas e dentes, eu sou contra filosofias.
Mas não se preocupem, eu saio... Mas vcs ainda tem tempo de acordar e largar esse GNU. Ele com a GPL não serve de nada e só atrasa mais a evolução do Linux.
É que nem o Android que é dependente da Google e tem os blobs inclusos, não seria melhor sem? Pois é, fica a reflexão.


Salve mano.

https://imgur.com/a/JP2idW3

Obrigado pela atenção, salve!!!



01 02 03



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts