O quão seguro é usar uma distribuição pequena?

1. O quão seguro é usar uma distribuição pequena?

Rogerio Leiro Fontan
RLFontan

(usa Nenhuma)

Enviado em 08/10/2020 - 08:20h

Olá pessoal, beleza?

Gente, o quão inseguro é usar uma distro com uma comunidade e equipe pequena ? Já me disseram que isso significa uma quantidade de pessoas reduzida policiando os pacotes. O quão grande uma distro tem de ser, para que já possamos ficar tranquilos? Qual o mínimo de infraestrutura?

Obrigado!


  


2. Re: O quão seguro é usar uma distribuição pequena?

Stanislaus K
StanislausK

(usa FreeBSD)

Enviado em 08/10/2020 - 09:44h

Ola,

eu procuro usar distros com comunidades grandes e já bem estabelecidas, como Ubuntu, Debian, Arch Linux, Slackware, Suse, Fedora, etc... por causa do suporte e vigilancia dos repositorios pela comunidade... distros pequenas e pouco conhecidas tem pouco ou nenhum suporte, e fico preocupado com a vigilancia dos repositórios... mas, nenhuma distro é 100% segura!


3. Re: O quão seguro é usar uma distribuição pequena?

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 08/10/2020 - 09:58h

-cite um exemplo de distribuição que você considera pequena?





4. Re: O quão seguro é usar uma distribuição pequena?

Walker Luiz de Freitas
WalkerPR

(usa KDE Neon)

Enviado em 08/10/2020 - 11:23h


A maioria das distribuições pequenas são baseadas nas grandes, ou seja, em Debian, Ubuntu, Fedora, openSUSE. Estas já possuem grande comunidade e segurança, então podemos dizer que estas também são seguras. O que pode ocorrer é quebrarem um pacote de segurança no momento da remasterização.

--------------------------------------------------------------
"Linux: several flavors, one way: - Freedom of choice!"


5. Re: O quão seguro é usar uma distribuição pequena?

Stanislaus K
StanislausK

(usa FreeBSD)

Enviado em 08/10/2020 - 11:27h

Ola,

um exemplo, para mim, dentre as conhecidas seria a Solus (algumas pessoas podem me xingar!)... Já testei ela por um tempo! Algo básico, como instalar uma impressora, não consegui fazer. Procurei por tutoriais e nada de importante! Bem diferente quando você lida com Debian, Ubuntu, Arch Linux, Slackware ou Fedora. E se buscar pelo DistroWatch têm várias distros desconhecidas... Tem dezenas de distros baseadas no Debian, e com isso, nem precisam de comunidade, pois acaba sendo um Debian; mas fica a questão dos repositórios, que apesar de usarem do Debian, tem algumas personalizações, dificil confiável...


6. Re: O quão seguro é usar uma distribuição pequena?

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 08/10/2020 - 11:46h

Realmente Solus é pequena quando comparado com Debian Fedora Ubuntu Suse.
Mas aqui numa máquina 100% Intel não tive problemas mas infelizmente não usei nenhuma impressora para melhor avaliação.



7. Re: O quão seguro é usar uma distribuição pequena?

Stanislaus K
StanislausK

(usa FreeBSD)

Enviado em 08/10/2020 - 16:51h

Ola,

tem também a Void, bem conhecida, e adorada por algumas pessoas... Mas, quando testei, mesmo problema com a impressora! São duas distros independentes, ou seja, baseadas em nenhuma, mas por terem uma comunidade muito pequena, acabam tendo problemas com o suporte.

E para complementar, teve aquele problema com o Void em 2018 quando o criador da distro desapareceu?!? Isso jamais aconteceria com uma distro grande... São muitos riscos!


8. Re: O quão seguro é usar uma distribuição pequena?

LinuxWalker
Delusion

(usa Debian)

Enviado em 08/10/2020 - 17:56h

Penso que não é o tamanho que vai dar segurança.
Por exemplo, o Fedora perto do Debian pode ser considerado pequeno. E, pelo menos em minha experiência, atualmente o Debian anda menos confiável que o Fedora.


Linux User # 624552


9. Re: O quão seguro é usar uma distribuição pequena?

Ryuk Shinigami
Ryuk

(usa Nenhuma)

Enviado em 08/10/2020 - 18:34h

Nem sempre é assim tão simples, preto no branco... não dá pra dizer que algo é seguro ou inseguro só pelo número de usuários e desenvolvedores. Há distros consideradas "grandes" que são mantidas por poucos, as vezes uma só pessoa (caso do Slackware). Há distros que são mantidas por comunidades de entusiastas e há aquelas mantidas ou suportadas por empresas (caso do Ubuntu e outras).

Em princípio é mais "confiável" distros tradicionais, sejam elas mantidas por empresas ou comunidades, pois já tem todo um background/knowhow e são menos dependentes de um cara só. Vai que vc usa aquela distro "massa" mantida por um único cara, aí ele morre ou abandona o projeto e vc fica na mão. Com distros tradicionais sempre vai ter uma equipe maior pra tocar o barco.

Mas, mesmo distros "grandes" estão sujeitos a ataques... tempos atrás ocorreu um ataque nos repositórios do Linux Mint. Na época foi logo descoberto e corrigido, mas é uma prova que nenhuma distro está totalmente imune a ataques de hackers. Além disso, existem diversas distros pequenas que tem foco em segurança (ex: Alpine) - e podem até serem mesmo mais seguras por serem menos visadas por hackers (estes vão procurar onde tem mais gente pra prejudicar - caso do Windows).



10. Re: O quão seguro é usar uma distribuição pequena?

Rogerio Leiro Fontan
RLFontan

(usa Nenhuma)

Enviado em 08/10/2020 - 19:43h

clodoaldops escreveu:

-cite um exemplo de distribuição que você considera pequena?




Bunsenlabs é um exemplo de distro que me parece interessante, porém fico receoso sinto algum receio de usar por ser pequena. É uma espécie de Debian Stable com pós instalação facilitada e um Openbox personalizado por padrão.


11. Re: O quão seguro é usar uma distribuição pequena?

LinuxWalker
Delusion

(usa Debian)

Enviado em 08/10/2020 - 19:57h

RLFontan escreveu:
Bunsenlabs é um exemplo de distro que me parece interessante, porém fico receoso sinto algum receio de usar por ser pequena. É uma espécie de Debian Stable com pós instalação facilitada e um Openbox personalizado por padrão.


Se você tivesse bunsenlabs instalado e o projeto decidisse parar hoje; a única coisa que mudaria seria o fato de quem não instalou não instala mais, mas quem já tem continuaria usando, pois é só debian. No máximo você teria de substituir o sourcelist personalizado pelo do debian e tudo continuaria funcionando e atualizando.
Em tempo, eu uso Archbang, que é bem menor. Sem medo.

Linux User # 624552 :
usando atualmente: Archbang / kubuntu.


12. Re: O quão seguro é usar uma distribuição pequena?

Bilufe
bilufe

(usa KDE Neon)

Enviado em 09/10/2020 - 12:05h

Eu considero os remasters bem perigosos.

A maioria dos remasters removem o SELinux e outras ferramentas de segurança que a distro mãe propicia, não oferecem nenhuma ferramenta de proteção (alguns só oferecem um firewall, quando oferecem), e há até aqueles remasters cuja senha é padrão para todos que o instalarem.

Remasters não se preocupam se os pacotes que compõem a distribuição são atualizados, se possuem algum tipo de suporte, se recebem atualizações de segurança.



01 02