Resolução Video(modo texto)

1. Resolução Video(modo texto)

Fabio de Sousa
fabiocs

(usa Fedora)

Enviado em 19/08/2013 - 08:59h

Um salve a todos,

Tô com uma uma dúvida aqui, é o seguinte!
Tenho algumas máquinas que estão com o centOS modo texto! Ao comprar alguns monitores novos, notei que os monitores de 16 polegadas, de LED, mostram a mensagem: Frequência não Suportada,(isso após eu ir no grub.conf e inserir o parâmetro nomodeset) e assim não é mostrado nada na tela!
Quando instalo o centOS ele sobe o módulo de vídeo automaticamente aumentando a resolução e deixando as fontes(letras), bem pequenas, dificultando para os operadores do sistema lerem o que está na tela!
O que eu faço é ir no grub.conf e colocar o parâmetro nomodeset na linha do kernel, aí a resolução diminui e as fontes aumentam de tamanho. Isso tava funcionando bem, até esta nova geração de monitores. Nos monitores de 16 polegadas não consigo mais fazer funcionar!
Porém na última semana, instalando o centOS 6.4, notei que o instalador(anaconda) não encontrou um módulo compatível de vídeo e deixou a resolução bem alta, da maneira que preciso para os operadores conseguir ler o que está na tela. O que mais me intrigou é que o monitor aceitou a frequência estabelecida pelo instalador e mostrou a imagem normalmente. Dando uma olhada no grub.conf pude notar que não existia o parâmetro nomodeset.
Alguém saberia me dizer onde está a configuração de vídeo neste caso? O meu interesse em saber é que, eu configurando desta forma, possa configurar todas as máquina e resolver de vez este problema com monitores de 16 polegadas..


Grato,
Fabiocs


  






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts