Fedora bosta [RESOLVIDO]

1. Fedora bosta [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 26/02/2009 - 15:10h

Olá,

Você usa Fedora no seu Desktop? Conhece alguém que use? Digito diretamente deste Firefox sem plugins e complementos nativos, tão pouco correção ortográfica para Português (a despeito de eu ter selecionado Português como meu idioma na instalação), com o teclado desconfigurado para "Estados Unidos" (a despeito de eu ter selecionado Brasil no GDM), sem suporte nativo a mp3, esperando quase 1 minuto para o yum instalar o wget (que já viria pré-instalado em qualquer distribuição) e pergunto: Existe algum motivo (fora imitar o Linus Torvalds) para alguém usar Fedora no Desktop?

Achei a instalação padrão um saco. Embora eu não possa questionar o fato de não existirem pacotes proprietários (como suporte a mp3), já que alguns acham importantíssimo um sistema o mais livre possível, achei terrível a distribuição não se adequar automaticamente ao meu idioma (mesmo eu tendo selecionado Português do Brasil e teclado Brasileiro), ter um instalador de pacotes MUITO LENTO (é mais rápido baixar um fonte e compilar com o emerge, o que eu já considero masturbação) e trazer o Abiword como processador de texto.

Claro que eu posso instalar suporte a mp3 (desde que confie em alguns pacotes que sei lá eu quem compilou e jogou em um serviço não-oficial que eu não faço idéia se é confiável), baixar e instalar o Macromedia Flash Player do site da Adobe, configurar o teclado para as minhas sessões (ARGGHH, eu já tinha feito no GDM!!!!!!!), baixar metade das traduções que estão faltando até no painel do gnome e avisar esse maldito dicionário que eu sou BRASILEIRO e não digito em inglês!! (eu já avisei no GDDDDMMMM!!!!). A questão é, por que? Por que se prestar a isto? (esperando muito.. porque o yum é LEEENTO!).

Existe alguma razão? Ser o sistema do RoadRunner não conta, pq é pra uso em Desktop! Apelar pro Torvalds também não pq ele não é humano!

Abraços!!

PS: o wget é para o download do Ubuntu.. (Desisti do chapéu vermelho!)


  


2. Re: Fedora bosta [RESOLVIDO]

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 26/02/2009 - 15:28h

Vou ousar discordar.

O Fedora 10 instalou perfeitamente na minha máquina e a configuração do que não vem nele, e em outras distros que respeitam patentes, eu fiz em menos de 15 minutos usando o EasyLife do Duli.

Distro é gosto, ou seja, usa-se aquilo que, além de funcionar (e o Fedora, ao menos para mim, funciona), agrada.

E se o Ubuntu agrada a vc, fique com ele.


3. Re: Fedora bosta [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 26/02/2009 - 15:36h

Realmente, tudo é uma questão de gosto. Eu, por exemplo, uso o Debian e também gosto do Ubuntu, mas já testei o fedora 10 e não gostei muito.


4. Re: Fedora bosta [RESOLVIDO]

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 26/02/2009 - 16:01h

Já que falaram do Debian, digo aqui que ele é a minha distro preferida nos 12 primeiros meses contados do lançamento da versão estável.

Depois disso, ele fica ultrapassado e precisa ser substituído pelo Testing, que não está livre de problemas com atualizações freqüentes.

Já Ubuntu e Fedora, com seus lançamentos semestrais, estão sempre na vanguarda do mundo Linux, e, por isso mesmo, angariam muitos usuários.

Mas é como eu disse e o colega aí de cima concordou: tudo é uma questão de gosto.


5. Re: Fedora bosta [RESOLVIDO]

anna kamilla
annakamilla

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 26/02/2009 - 16:53h

o ubuntu tb tem seus pontos fracos, mas eu gosto dele. o slax tb e o fedora.

mas defendendo o fedora:

ele é o unico que usa os drivers que vem por padrão da minha PLACA MÃE ASUS.

ubuntu tb funciona bem, depois de ter que instalar 2 vezes para fazer o hd rodar.





6. Re: Fedora bosta [RESOLVIDO]

diego
diegodebian

(usa Ubuntu)

Enviado em 26/02/2009 - 17:14h

Cara tenha calma existe varas distribuiçoes linux po ai.
se nao gostou use outro tipo de linux!


7. Re: Fedora bosta [RESOLVIDO]

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 26/02/2009 - 17:20h

Sim, toda distro tem pontos fracos e pontos fortes.

Ubuntu e Fedora têm como pontos fortes a utilização daquilo que há de mais moderno no SL, e como pontos fracos os bugs que vêm junto com toda essa "modernidade".

É uma questão de opção: quero as últimas versões dos programas, então sou obrigado a conviver com os bugs.

Agora, se eu quero uma distro estável como uma rocha, sem bugs, uso o Debian, que só vai ser substituído (ou atualizado) no espaço de tempo em que Fedora e Ubuntu lançam pelo menos quatro versões (dois anos).

E se a minha opção pela estabilidade é direcionada à família Red Hat, uso o CentOS, que é um clone livre do RHEL - Red Hat Enterprise Linux.


8. Incidente de segurança nos repositórios

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 26/02/2009 - 17:49h

Humm.. esta discussão está ficando bastante interessante!
Mas já que há um debate, alguém que conheça (não é o meu caso) sabe explicar o que foi o incidente de segurança tão falado nos repositórios do Fedora há alguns meses? Lembro que lí que foi preciso recompilar todos os pacotes.. O que aconteceu?


9. Re: Fedora bosta [RESOLVIDO]

Júlio Ferreira de Souza Neto
juliofsn

(usa Fedora)

Enviado em 26/02/2009 - 18:09h

Pelo que eu ouvi o servidor onde ficam os repositórios do fedora foi invadido e havia a possibilidade de colocarem pacotes falsos lá.

Mas falando do Fedora, eu uso a versão 9 e tudo roda redondo, eu não experimentei toda essa lentidão do Yum, mas a interface padrão pro Yum que vem com o Fedora (o PackageKit) realmente é muito lenta, troquei pelo Yumex e ficou tudo beleza.


10. Re: Fedora bosta [RESOLVIDO]

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 26/02/2009 - 18:17h

A invasão dos servidores do Fedora foi resolvida rapidamente com a troca dos respectivos endereços e a recomposição dos pacotes (de um provável backup), já que muitos foram simplesmente apagados ou tiveram o nome alterado, o que causava muitos erros na resolução de dependências.

E para que a troca fosse implementada pelos usuários bastava a instalação do pacote "fedora-release".


11. Re: Fedora bosta [RESOLVIDO]

Mateus Leonardi
mateustads

(usa Debian)

Enviado em 26/02/2009 - 20:25h

não fique falando que tal distro é ruim ou tal é boa... tudo é questão de saber usar e estilo de cada um... tenho amigos que usam o fedora e falam muito bem, já eu e um amigo usamos Debian e não largamos dele.

tudo é gosto e estilo...


12. Re: Fedora bosta [RESOLVIDO]

Sidney Carvalho
c0nd3

(usa Debian)

Enviado em 26/02/2009 - 20:59h

Eu particularmente utilizo no dia dia o Fedora 10 a nivel de desktop. é claro que minha preferencia é ubuntu, mas como é tudo Fedora aqui na empresa até ja me acostumei com o mesmo e até que tenho gostado do fedora como desktop...



01 02 03



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts