Formatar CPF e CNPJ para formato user friendly

Função para formatar CPF e CNPJ. Pode ser usado com ou sem pontuação. Ela define se é cpf ou cnpj pela quantidade de caracteres.

Por: Phylipe Venancio Soares


Transformar datas para gravar no banco de dados (MySQL, Postgres e outros)

É muito chato ter um campo de data preenchido aos olhos do usuário no formato dd/mm/YYYY e quando vai gravar no banco de dados ter que fazer malabarismos. Por isso fiz duas funções que convertem as datas para gravar no banco de dados e também ao contrário, pegar o resultado gravado no banco de dados e converter para um formato mais agradável ao usuário final. As datas podem ser passadas com horário ou não.

Por: Phylipe Venancio Soares


Mega Sena Fake - PHP-GTK

Um pequeno aplicativo escrito em PHP-GTK (necessário tê-lo instalado em seu computador) que permite ao usuário selecionar seis números, realiza um sorteio de seis números e analisa se o usuário ganhou ou perdeu. Aviso: as chances de ganhar são uma em cinquenta milhões! O código possui uma análise posterior do que o usuário digita, verificando se o usuário digitou um número entre 1 e 60, se o usuário não digitou um número inválido ou outro caractere no código. Há um bug na função valida(), a qual verifica a entrada fornecida pelo usuário. Provavelmente vou reescrever o código da função e torná-la mais simples, porém eliminando o bug.

Por: Rodrigo Zimmermann


Mega Sena

Sorteia 6 números até que o resultado seja o mesmo definido nas variáveis iniciais do programa. Na primeira vez que executei o programa, foram necessários quase 35 milhões de sorteios até que os números fossem acertados.

Por: Rodrigo Zimmermann


Exemplo de recursividade: gerador de sequências de tamanho e soma dos elementos fixos

Compartilho um programinha em PHP que gera sequências de números (em ordem crescente e não repetidos) que têm uma coisa em comum: possuem número de elementos e soma destes fixos e determinados pelo usuário. Exemplo: - S: Soma das dos elementos = 12 - Ni: Valor mínimo permitido (inclusive) = 1 - Nf: Valor máximo permitido (inclusive) = 6 - L: Quantidade de números da sequencia = 4 Resulta: - 1+2+3+6 = 12 - 1+2+4+5 = 12 1+5+6 - não imprime pois tem 3 números e não 4, embora totalize também 12. O programa possui a classe GeradorSequencia e esta possui os seguintes métodos principais: - input: para entrar com os parâmetros da sequência: tamanho, intervalos inferior e superior para os números da sequência e soma dos números da sequência. - createSequences: cria sequência a partir de cada número do intervalo fornecido em input. - fillSequences: preenche as sequências criadas por createSequences. Aqui ocorre o uso da recursividade. Não levei muito em consideração aspectos como performance e recomendações de codificação. Serve apenas como exemplo didático para uso da recursividade para conseguir resolver uns problemas computacionais.

Por: Luis Henrique Pessoa


Converte para maiúsculas a primeira letra de cada palavra, resolvendo o problema de acentos

A função em PHP resolve o problema de converter para maiúsculas o primeiro caractere de cada palavra, onde não conseguia converter quando iniciava com vogal com acento. Esta função resolve esse problema. Melhorem o script e postem aqui.

Por: Sérvulo dos Anjos Meneses






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts