Crivo de Eratóstenes Simples em PHP

Não é muito comentado, mas pode-se fazer scripts que rodem direto do terminal para tarefas corriqueiras em PHP. Igual a Perl, Python e Shellscript. Como o objetivo desta linguagem é ser uma página dinâmica de web (ou CGI, mais raro), essa observação passa por desapercebido. Para rodar um script em PHP igual aos outros script, necessita-se de três coisas: 1ª Permissões de execução: "chmod +x ..." 2ª Colocar She-Bang na primeira linha: "#!/usr/bin/php" 3ª Todo o código deve estar entre as tags "". O que estiver fora das tags será impresso na tela sem ser interpretado. ================================================================= Este script tabula números primos. A contagem está marcada para o intervalo de 1 até 10000000 (dez milhões). Um script em Perl de código muito similar tabulou aqui os ńúmeros do intervalo de um a um milhão em quase quatro segundos. Este script fez o mesmo teste de um a um milhão em pouco menos de três, isto é um segundo a menos. Mas o que me chamou a atenção foi que o mesmo teste para ńúmeros do intervalo de um a dez milhões levou em Perl 1min 17seg (um minuto e desessete segundos). Este script aqui em "PHP de terminal" fez a mesma tabulação no intervalo de um a dez milhões em 57seg (cinquenta e sete segundos). Essa diferença de 20 segundos é muito significante para não ser notada. Se fosse em hardware mais antigo, seria uma eternidade. PHP mais rápido que Perl para ser usado em terminal?? Ainda é pouco para comparação. Falta testar acessos a recursos de sistema e ver até onde vai o poder de fogo de ambas as linguagens para tarefas similares. Desde CGI, administração de sistemas e uso em aplicativos... Pra variar, não sei se ainda pode ser melhorado, nem onde pode falhar. Aguardo por bugs.

Por: Perfil removido


Tempo de execução do script em PHP

Script que calcula o tempo que a página levou para ser processada. Deve-se incluir o arquivo exec_time.php no início do script, chamar a função startExec() logo após e no final do script deve-se chamar a função endExec(), responsável por finalizar a medição e exibir o resultado na tela.

Por: Angelito Monteiro Goulart


Jogo puzzle

Game puzzle é feito em PHP, para ser executado é necessário ter o php.bin, para rodar o game basta executar o arquivo run.php.

Por: Raniery Regis Ribeiro


Classe para gerar logs

Classe que consiste em gerar logs persistentes em arquivos de texto. O uso é simples: insertIntoLogFile('Acesso à página: ' . $_SERVER['REQUEST_URI']); ?>

Por: Perfil removido


Executando comandos através do PHP

Um simples exemplo de como executar syscalls através do PHP. O retorno do comando é impresso na tela. []s

Por: Perfil removido


Criador de botões

Esta função em PHP cria um botão que envia dados para outras páginas. $url é a página que será "chamada"; $button é o texto que aparecerá no botão (Voltar, Ok, Salvar, etc); $fields é um array (opcional) contendo o nome dos campos como chaves e o valor do campo como valor associado á chave; $method é opcional (padrão é post) é a forma como os dados serão enviados par a página, aceitando get ou post; Por exemplo, se você deseja "chamar" uma página "detalhesDoUsuario.php" passando as variáveis "action" e "id" com os valores "save" e "12313", respectivamente, pelo método POST, faça o seguinte: $fields = array( 'action' => 'save' ,'id' => '12313' ); frmgo('detalhesDoUsuario.php', 'Ver detalhes', $fields);

Por: EVERTON DA ROSA






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts