Usando mencoder para capturar vídeos da placa BT878

Publicado por André Arruda dos Santos Silva (última atualização em 17/11/2010)

[ Hits: 5.083 ]

Homepage: kazzttor.zip.net

Download vcrdvd.sh




Este é um código infalível para gravar vídeos do vídeo-cassete usando a placa BT878 e gravando em uma qualidade similar a de um DVD. Vamos explicar ponto a ponto até chegar ao resultado final.

Antes de rodar o script configure a entrada de som usando o comando alsamixer, ativando na sessão de gravação os itens CD (se a saída interna da placa está ligada a entrada CD-IN da placa de som, se for outra entrada, escolha a entrada correspondente) e a capture.

O input é 1 pois é a entrada composite da placa de TV. O amode=0 é porque o áudio só sai se for mono (estranho). O normid=9 para saída em PAL-M. As opções width, height, contrast, saturation e brithness são para fazer um ajuste na imagem, que pode ser reajustada conforme a sua conveniência. O device é o dispositivo.

A captura de som é feita por alsa, daí a opção alsa:adevice=hw.0,0, que escolhe a placa de som a ser capturada. A opção -vf crop=330:230,scale=640:480 faz um recorte na imagem para tirar bordas indesejadas e redimensiona para o tamanho VGA (640x480).

Por fim utilizou-se o mp3lame para codec de áudio definindo bitrate de 192 kbps e qualidade máxima (q=0) e xvid para codec de vídeo com passagem única e rápida. Tudo isso a uma taxa de quadros de 29,97 fps.

Para usar o script apenas indique como argumento o arquivo de saída. Prepare a aparelhagem, rode o script e solte a fita. Para parar pressione Ctrl + C.

Claro que este script pode ser aperfeiçoado, inclusive para gravar da TV ou definir uma limitação de tempo ou tamanho de arquivo, pois o mencoder é bastante versátil.

É isto aí, em breve tem mais!

  



Esconder código-fonte

mencoder tv:// -tv driver=v4l2:input=1:normid=9:amode=0:width=352:height=240:contrast=-25:saturation=-0:brightness=-0:device=/dev/video0:alsa:adevice=hw.0,0 -vf crop=330:230,scale=640:480 -oac mp3lame -lameopts abr:br=192:q=0 -ovc xvid -xvidencopts pass=1:turbo:vhq=0 -ofps 29.97 -o $1

Scripts recomendados

Calculando tempo para reportar relatórios ou as famosas log`s.

Script para módulo de bateria do GKrellm

Reiniciar modem via Shell Script

Cadastrar máquina Win2K ou XP no Linux para Domínio

Script de instalação do Mplayer, com todas as fontes e codecs - new release


  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts