Usando mencoder para capturar vídeos da placa BT878

Publicado por André Arruda dos Santos Silva (última atualização em 17/11/2010)

[ Hits: 5.106 ]

Homepage: kazzttor.zip.net

Download vcrdvd.sh




Este é um código infalível para gravar vídeos do vídeo-cassete usando a placa BT878 e gravando em uma qualidade similar a de um DVD. Vamos explicar ponto a ponto até chegar ao resultado final.

Antes de rodar o script configure a entrada de som usando o comando alsamixer, ativando na sessão de gravação os itens CD (se a saída interna da placa está ligada a entrada CD-IN da placa de som, se for outra entrada, escolha a entrada correspondente) e a capture.

O input é 1 pois é a entrada composite da placa de TV. O amode=0 é porque o áudio só sai se for mono (estranho). O normid=9 para saída em PAL-M. As opções width, height, contrast, saturation e brithness são para fazer um ajuste na imagem, que pode ser reajustada conforme a sua conveniência. O device é o dispositivo.

A captura de som é feita por alsa, daí a opção alsa:adevice=hw.0,0, que escolhe a placa de som a ser capturada. A opção -vf crop=330:230,scale=640:480 faz um recorte na imagem para tirar bordas indesejadas e redimensiona para o tamanho VGA (640x480).

Por fim utilizou-se o mp3lame para codec de áudio definindo bitrate de 192 kbps e qualidade máxima (q=0) e xvid para codec de vídeo com passagem única e rápida. Tudo isso a uma taxa de quadros de 29,97 fps.

Para usar o script apenas indique como argumento o arquivo de saída. Prepare a aparelhagem, rode o script e solte a fita. Para parar pressione Ctrl + C.

Claro que este script pode ser aperfeiçoado, inclusive para gravar da TV ou definir uma limitação de tempo ou tamanho de arquivo, pois o mencoder é bastante versátil.

É isto aí, em breve tem mais!

  



Esconder código-fonte

mencoder tv:// -tv driver=v4l2:input=1:normid=9:amode=0:width=352:height=240:contrast=-25:saturation=-0:brightness=-0:device=/dev/video0:alsa:adevice=hw.0,0 -vf crop=330:230,scale=640:480 -oac mp3lame -lameopts abr:br=192:q=0 -ovc xvid -xvidencopts pass=1:turbo:vhq=0 -ofps 29.97 -o $1

Scripts recomendados

Mata usuários do FreeNX Server

tirinha-0.5.sh : Baixa as tirinhas da Ilustrada da Folha de São Paulo

Configuramdo proxy/Squid com Dialog

Utilitario de montagem

Criando uma lixeira p/ o usuário


  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts