Usando mencoder para capturar vídeos da placa BT878
Publicado por André Arruda dos Santos Silva (última atualização em 17/11/2010)
[ Hits: 5.877 ]
Homepage: kazzttor.zip.net
Este é um código infalível para gravar vídeos do vídeo-cassete usando a placa BT878 e gravando em uma qualidade similar a de um DVD. Vamos explicar ponto a ponto até chegar ao resultado final.
Antes de rodar o script configure a entrada de som usando o comando alsamixer, ativando na sessão de gravação os itens CD (se a saída interna da placa está ligada a entrada CD-IN da placa de som, se for outra entrada, escolha a entrada correspondente) e a capture.
O input é 1 pois é a entrada composite da placa de TV. O amode=0 é porque o áudio só sai se for mono (estranho). O normid=9 para saída em PAL-M. As opções width, height, contrast, saturation e brithness são para fazer um ajuste na imagem, que pode ser reajustada conforme a sua conveniência. O device é o dispositivo.
A captura de som é feita por alsa, daí a opção alsa:adevice=hw.0,0, que escolhe a placa de som a ser capturada. A opção -vf crop=330:230,scale=640:480 faz um recorte na imagem para tirar bordas indesejadas e redimensiona para o tamanho VGA (640x480).
Por fim utilizou-se o mp3lame para codec de áudio definindo bitrate de 192 kbps e qualidade máxima (q=0) e xvid para codec de vídeo com passagem única e rápida. Tudo isso a uma taxa de quadros de 29,97 fps.
Para usar o script apenas indique como argumento o arquivo de saída. Prepare a aparelhagem, rode o script e solte a fita. Para parar pressione Ctrl + C.
Claro que este script pode ser aperfeiçoado, inclusive para gravar da TV ou definir uma limitação de tempo ou tamanho de arquivo, pois o mencoder é bastante versátil.
É isto aí, em breve tem mais!
mencoder tv:// -tv driver=v4l2:input=1:normid=9:amode=0:width=352:height=240:contrast=-25:saturation=-0:brightness=-0:device=/dev/video0:alsa:adevice=hw.0,0 -vf crop=330:230,scale=640:480 -oac mp3lame -lameopts abr:br=192:q=0 -ovc xvid -xvidencopts pass=1:turbo:vhq=0 -ofps 29.97 -o $1
Gravar uma imagem ISO em um CD-R
Shell script que criptografa arquivos
Troca de imagem da tela de bloqueio de usuário no Linux Mint MATE
Nenhum comentário foi encontrado.
Como extrair chaves TOTP 2FA a partir de QRCODE (Google Authenticator)
Linux em 2025: Segurança prática para o usuário
Desktop Linux em alta: novos apps, distros e privacidade marcam o sábado
IA chega ao desktop e impulsiona produtividade no mundo Linux
Novos apps de produtividade, avanços em IA e distros em ebulição agitam o universo Linux
Como instalar o repositório do DBeaver no Ubuntu
Como instalar o Plex Media Server no Ubuntu
Digitando underscore com "shift" + "barra de espaços"
Como ativar a lixeira e recuperar aquivos deletados em um servidor Linux
Como mudar o nome de dispositivos Bluetooth via linha de comando
dpkg: erro: gatilho de arquivo duplicado chamado pelo arquivo de nome (6)
Instalação não está resolvendo as dependencias (2)
Captação de áudio no zorin linux começa a diminuir com o tempo (5)
Alternativas ao Multilogin para gerenciamento de múltiplas contas/prof... (0)









