Quota em disco
Publicado por Marcelo Donato de Lemos Rossato 10/07/2004
[ Hits: 8.144 ]
Este é um script para configuração da quota em disco de todos os usuários. Com este script, o administrador da rede pode definir um valor padrão para todos os usuários do sistema com um único comando e depois alterar àqueles usuários que terão privilégios. Antes de executar o script, deve-se definir a quota para um usuário que será utilizada para cópia para os demais usuários do sistema.
Partimos do princípio que o sistema de quotas já está instalado e funcionando em seu sistema. Segue abaixo o script.
OBS: Altere o valor da variável modelo para o login de usuário que você definiu a quota manualmente. Todos os demais usuários do sistema receberão a quota de acordo com os valores setados para este usuário.
Agora basta executar o script e conferir os valores.
#!/bin/sh #========================================================================== #Script para definir quota dos usuários do sistema #Primeiro defina manualmente a quota para um usuário específico, depois #rode o script alterando a variável modelo para o nome de usuário que #você definiu a quota manualmente. #Desenvolvido por Alexandre Pedroso #aplinux@ig.com.br --> http://www.aplinux.com.br #========================================================================== modelo="bind.apedroso" for item in `cut -d: -f1-1 /etc/passwd`; do if [ $item != "root" ]; then echo "" echo "Fazendo usuário $item" `edquota -p $modelo $item` fi done
LinkSymbol - Criador de links simbólicos
Inversor de links de download (ou qualquer outra String)
EvalDate v1.0 - Script para Executar Programas em Datas Específicas.
xpock-dl: baixe vídeos do xpock.com.br (v20071030)
Nenhum coment�rio foi encontrado.
Comparação entre os escalonadores BFQ e MQ-Deadline (acesso a disco) no Arch e Debian
Conciliando o uso da ZRAM e SWAP em disco na sua máquina
Servidor de Backup com Ubuntu Server 24.04 LTS, RAID e Duplicati (Dell PowerEdge T420)
Visualizar câmeras IP ONVIF no Linux sem necessidade de instalar aplicativos
Converter os repositórios Debian para o novo formato com as chaves
Instalando Spotify no Debian 13
Realizar overclock no Miyoo Mini (plus ou normal)
Problema com o Centro de Aplicativos Ubuntu 25.04 (1)
Maquina não se comunica [RESOLVIDO] (5)
E aí? O Warsaw já está funcionando no Debian 13? (5)
Direcionar uma URL para Outra No Mikrotik (2)
linux mint reconhece microfone de lapela como fone de ouvido sem micro... (5)