Número de grãos de trigo

Publicado por Celso Sousa (última atualização em 28/09/2016)

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Escrever um programa que calcule e apresente o somatório do número de grãos de trigo que se pode obter num tabuleiro de xadrez, obedecendo a seguinte regra:

Colocar um grão de trigo no primeiro quadro e nos quadros seguintes o dobro do quadro anterior. Ou seja, no primeiro quadro coloca-se um grão, no segundo quadro colocam-se dois grãos (neste momento têm-se três grãos), no terceiro quadro colocam-se quatro grãos (tendo neste momento sete grãos), no quarto quadro colocam-se oito grãos (tendo-se então 15 grãos) até atingir o sexagésimo quarto quadro.

Este exercício foi baseado numa situação exposta no capitulo 16 do livro ~O Homem que Calculava~ de Malba Tahan, da Editora Record.

Em matemática clássica, se chama "Progressão Geométrica".

  



Esconder código-fonte

#include <stdio.h>

int main()
{
  float n=0;
  int v=0;
      
  for(n=1;n>=0 && v!=64;n=n+n){
   v++;
    printf("%i° Quad. tem %.0f grãos\n",v,n );
  }
  return 0;
}

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