Joguinho de labirinto usando as setas do teclado
Publicado por Denilson 29/05/2008 (última atualização em 16/05/2012)
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Download labirinto.cpp (versão 2)
Esse é um joguinho de labirinto.
Originalmente escrito por < Tiago Negri >, modificado por < Luís Fred > e agora melhorado pro mim.
Agora o jogo usa as setas do teclado.
Versão 2 - Enviado por aaaaa em 14/05/2012
Changelog:
/*
#################################################################################################
# Programa originalmente escrito por
# #
# Posteriormente modificado por Luís Fred
# ADICIONADO o fim do Jogo (se o cursor chegar na saida). retorna uma mensagem dizendo qe voce ganhou. Por Rafael Zurawski <www.facebook.com/rafaelzurawski> #
# Comentário de Luíz Fred: este programa consiste num joguinho de laborinto. Originalmente o #
# jogo não tinha uma saida, e onde já se viu um joguinho de labirinto sem uma saida????? :), #
# então resolvi fazer algumas modificações no código, como introduzir uma saida e aumentar o #
# mapa do jogo. #
# #
# Posteriormente modificado por YanyVeyron < denilsonmaxi@gmail.com > #
# Comentário de YankVeyron: Bom, eu apenas tornei o Programa mais dinâmico através do uso das #
# Setas do teclado utilizando a Biblioteca < conoi.h > #
# #
# Caso queiram verificar o código antigo, acessem esse link: #
# www.vivaolinux.com.br/scripts/verFonte.php?codigo=722 #
#################################################################################################
*/
#include
#include
#include
/* Definicoes, para facilitar o uso da funcao para desenhar o mapa */
#define CHAO 0
#define PAREDE 1
#define VOCE 2
#define GRAMA 3
#define SAIDA 4
#define ACIMA 72
#define ABAIXO 80
#define DIREITA 77
#define ESQUERDA 75
#define ESC 27
/*Outras definições para tratamento de erros*/
#define OK 1
#define ERRO 2
/* Usuarios de Windows, troquem "clear" por "cls" */
#define LIMPARTELA "cls"
int coluna_atual = 2,
linha_atual = 2;
/* O Mapa */
int mapa[10][40] = {
1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,
1,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,1,1,1,1,1,1,0,1,
1,0,0,0,0,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,1,1,0,0,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,0,1,
1,0,0,0,0,3,0,0,0,1,1,0,0,0,0,0,0,1,1,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,0,1,
1,0,0,1,3,3,3,0,0,1,1,0,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,0,1,
1,0,0,0,0,1,0,0,0,1,1,0,1,1,1,1,1,1,0,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,0,1,
1,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,1,1,1,1,1,0,1,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,0,1,
1,1,1,1,1,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,1,1,0,1,1,1,1,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,1,
1,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,
1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,4,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1};
/* Funcao para desenhar o Mapa */
int desenhar_mapa()
{
int linha,coluna;
for (linha=0;linha<10;linha++) {
for (coluna=0;coluna<40;coluna++) {
if ((linha == linha_atual) && (coluna == coluna_atual)) {
printf("@");
continue;
}
if (mapa[linha][coluna] == CHAO)
printf(" ");
if (mapa[linha][coluna] == PAREDE)
printf("=");
if (mapa[linha][coluna] == GRAMA)
printf(".");
if (mapa[linha][coluna] == SAIDA)
printf("#");
}
printf("\n");
}
return OK;
}
int main()
{
int tecla;
do{
system(LIMPARTELA);
desenhar_mapa();
printf("\n##################### L A B I R I N T O #####################################\n");
printf("\n\n ( %c )\n\n( %c ) + ( %c )\n\n ( %c )\n",30,17,16,31); /* Imprime as direcoes */
printf("\nPressione ESC para sair\n");
printf("\n------------------------------------------------------------------------------\n");
tecla = getch();
if ( tecla == ACIMA ) {
linha_atual = linha_atual - 1;
/* Se não for chao ou grama ele volta pra posicao anterior */
if ((mapa[linha_atual][coluna_atual] != CHAO) && (mapa[linha_atual][coluna_atual] != GRAMA) && (mapa[linha_atual][coluna_atual] != SAIDA)) {
linha_atual = linha_atual + 1;
}
}
if ( tecla == ABAIXO ) {
linha_atual = linha_atual + 1;
/* Se não for chao ou grama ou saida ele volta pra posicao anterior */
if ((mapa[linha_atual][coluna_atual] != CHAO) && (mapa[linha_atual][coluna_atual] != GRAMA) && (mapa[linha_atual][coluna_atual] != SAIDA)) {
linha_atual = linha_atual - 1;
}
}
if ( tecla == DIREITA ) {
coluna_atual = coluna_atual + 1;
/* Se não for chao ou grama ou saida ele volta pra posicao anterior */
if ((mapa[linha_atual][coluna_atual] != CHAO) && (mapa[linha_atual][coluna_atual] != GRAMA) && (mapa[linha_atual][coluna_atual] != SAIDA)) {
coluna_atual = coluna_atual - 1;
}
}
if ( tecla == ESQUERDA ) {
coluna_atual = coluna_atual - 1;
/* Se não for chao ou grama ou saida ele volta pra posicao anterior */
if ((mapa[linha_atual][coluna_atual] != CHAO) && (mapa[linha_atual][coluna_atual] != GRAMA) && (mapa[linha_atual][coluna_atual] != SAIDA)) {
coluna_atual = coluna_atual + 1;
}
}
if(mapa[linha_atual][coluna_atual]==SAIDA)
{
system("cls");
printf("\n\n\n\n\n\n\nVoce ganhou");
getch();
tecla = ESC;
}
}while( tecla != ESC );
}
/*
#################################################################################################
# Programa originalmente escrito por <Tiago Negri> #
# #
# Posteriormente modificado por Luís Fred <fredwind@terra.com.br> #
# Comentário de Luíz Fred: este programa consiste num joguinho de laborinto. Originalmente o #
# jogo não tinha uma saida, e onde já se viu um joguinho de labirinto sem uma saida????? :), #
# então resolvi fazer algumas modificações no código, como introduzir uma saida e aumentar o #
# mapa do jogo. #
# #
# Posteriormente modificado por YanyVeyron < denilsonmaxi@gmail.com > #
# Comentário de YankVeyron: Bom, eu apenas tornei o Programa mais dinâmico através do uso das #
# Setas do teclado utilizando a Biblioteca < conoi.h > #
# #
# Caso queiram verificar o código antigo, acessem esse link: #
# www.vivaolinux.com.br/scripts/verFonte.php?codigo=722 #
#################################################################################################
*/
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <conio.h>
/* Definicoes, para facilitar o uso da funcao para desenhar o mapa */
#define CHAO 0
#define PAREDE 1
#define VOCE 2
#define GRAMA 3
#define SAIDA 4
#define ACIMA 72
#define ABAIXO 80
#define DIREITA 77
#define ESQUERDA 75
#define ESC 27
/*Outras definições para tratamento de erros*/
#define OK 1
#define ERRO 2
/* Usuarios de Windows, troquem "clear" por "cls" */
#define LIMPARTELA "clear"
int coluna_atual = 2,
linha_atual = 2;
/* O Mapa */
int mapa[10][40] = {
1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,
1,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,1,1,1,1,1,1,0,1,
1,0,0,0,0,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,1,1,0,0,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,0,1,
1,0,0,0,0,3,0,0,0,1,1,0,0,0,0,0,0,1,1,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,0,1,
1,0,0,1,3,3,3,0,0,1,1,0,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,0,1,
1,0,0,0,0,1,0,0,0,1,1,0,1,1,1,1,1,1,0,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,0,1,
1,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,1,1,1,1,1,0,1,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,0,1,
1,1,1,1,1,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,1,1,0,1,1,1,1,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,1,
1,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,
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};
/* Funcao para desenhar o Mapa */
int desenhar_mapa()
{
int linha,coluna;
for (linha=0;linha<10;linha++) {
for (coluna=0;coluna<40;coluna++) {
if ((linha == linha_atual) && (coluna == coluna_atual)) {
printf("@");
continue;
}
if (mapa[linha][coluna] == CHAO)
printf(" ");
if (mapa[linha][coluna] == PAREDE)
printf("=");
if (mapa[linha][coluna] == GRAMA)
printf(".");
if (mapa[linha][coluna] == SAIDA)
printf("#");
}
printf("\n");
}
return OK;
}
int main()
{
int tecla;
do{
system(LIMPARTELA);
desenhar_mapa();
printf("\n##################### L A B I R I N T O #####################################\n");
printf("\n\n ( %c )\n\n( %c ) + ( %c )\n\n ( %c )\n",30,17,16,31); /* Imprime as direcoes */
printf("\nPressione ESC para sair\n");
printf("\n------------------------------------------------------------------------------\n");
tecla = getch();
if ( tecla == ACIMA ) {
linha_atual = linha_atual - 1;
/* Se não for chao ou grama ele volta pra posicao anterior */
if ((mapa[linha_atual][coluna_atual] != CHAO) && (mapa[linha_atual][coluna_atual] != GRAMA) && (mapa[linha_atual][coluna_atual] != SAIDA)) {
linha_atual = linha_atual + 1;
}
}
if ( tecla == ABAIXO ) {
linha_atual = linha_atual + 1;
/* Se não for chao ou grama ou saida ele volta pra posicao anterior */
if ((mapa[linha_atual][coluna_atual] != CHAO) && (mapa[linha_atual][coluna_atual] != GRAMA) && (mapa[linha_atual][coluna_atual] != SAIDA)) {
linha_atual = linha_atual - 1;
}
}
if ( tecla == DIREITA ) {
coluna_atual = coluna_atual + 1;
/* Se não for chao ou grama ou saida ele volta pra posicao anterior */
if ((mapa[linha_atual][coluna_atual] != CHAO) && (mapa[linha_atual][coluna_atual] != GRAMA) && (mapa[linha_atual][coluna_atual] != SAIDA)) {
coluna_atual = coluna_atual - 1;
}
}
if ( tecla == ESQUERDA ) {
coluna_atual = coluna_atual - 1;
/* Se não for chao ou grama ou saida ele volta pra posicao anterior */
if ((mapa[linha_atual][coluna_atual] != CHAO) && (mapa[linha_atual][coluna_atual] != GRAMA) && (mapa[linha_atual][coluna_atual] != SAIDA)) {
coluna_atual = coluna_atual + 1;
}
}
}while( tecla != ESC );
}
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