Desligando o computador quando acabarem as músicas na sua lista de reprodução do MPD

Publicado por Vinícius dos Santos Oliveira (última atualização em 19/02/2014)

[ Hits: 5.424 ]

Homepage: https://vinipsmaker.github.io/

Download shutdown_on_mpd_stop.sh




O título é autoexplicativo.

Sobre o "#!/usr/bin/env bash", podemos quebrar em duas partes:

O sheebang é a forma padrão de especificar que um certo arquivo é um script.

O "/usr/bin/env" tem um artigo na Wikipédia só para ele ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Env ) e várias perguntas/respostas no StackOverflow.

O comando grep é usado para filtrar a saída do comando mpc.

A opção "-F" tem o mesmo efeito do comando fgrep, mas é preferível devido a recomendação da manpage, "Direct invocation as either egrep or fgrep is deprecated".

A opção "-q" é usada por questões de desempenho. Como só estamos interessados em saber se o padrão "playing" está presente ou não, não faz sentido imprimir as ocorrências e, também, não faz sentido continuar a busca após descobrir que a ocorrência existe. Além do desempenho, nós realmente não queremos que a saída seja impressa.

A opção "-s" é usada para suprimir mensagens de erro.

Algumas pessoas gostam também de especificar a opção "-o", para instruir o grep a só imprimir o padrão que foi pesquisado, mas é inútil dada que a opção "-q" foi utilizada. Talvez seja útil como uma garantia maior em ambientes diferentes que usam implementações diferentes do bash, mas já utilizamos comportamento específico do grep GNU de qualquer forma (consulte a manpage).

O comando ":" é o comando que não faz nada (se não acredita, consulte "help :") e é usado, porque a construção while exige um corpo. Poderia ser substituído por "sleep 1", para não ficar consumindo processamento da CPU o tempo todo, mas como meu PC é um quad-core e esse script exige poucos recursos, não me importei com isso. Também poderia ser substituído por "mpc current -w", que faria o trabalho de esperar a música atual acabar, mas isso pode criar uma race condition não desejada.

Por último, temos o já conhecido comando "shutdown -h now", que hoje em dia poderia (algo desnecessário) ser substituído por "systemctl halt".

  



Esconder código-fonte

#!/usr/bin/env bash

while mpc | grep -Fqs 'playing'; do
    :
done

shutdown -h now

Scripts recomendados

SysInfo 2.1 (Informações do Sistema)

textModeMusicPlayer

RWm4aMp3 - converter arquivos de música m4a para mp3

Merriam Webster (Dicionário / Sinônimos) - Inglês

Script para calcular a media área de cobertura de impressão (toner ou tinta)


  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário