Desenhando Nuvens ou o Fractal de Plasma
Publicado por Rafael 19/11/2008
[ Hits: 7.337 ]
Homepage: nenhum
O fractal de plasma, ou fractal da nuvem, ou ainda o algoritmo para deslocamento do ponto do meio, é um algoritmo que pode ser usado tanto para gerar nuvens como terrenos aleatórios.
Para mais:
http://www.gameprogrammer.com/fractal.html#cloudyskies
http://www.ic.sunysb.edu/Stu/jseyster/plasma/
/* * Copyright (C) 2008, 2008 Rafael Siqueira Telles Vieira * * This program is free software; you can redistribute it and/or modify * it under the terms of the GNU General Public License as published by * the Free Software Foundation; either version 2 of the License, or * (at your option) any later version. * * This program is distributed in the hope that it will be useful, * but WITHOUT ANY WARRANTY; without even the implied warranty of * MERCHANTABILITY or FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE. * See the GNU General Public License for more details. * * License: http://www.lia.ufc.br/~rafaelstv/licenca_GPL_pt.txt * * You should have received a copy of the GNU General Public License * along with this program; if not, write to the Free Software Foundation, * Inc., 51 Franklin Street, Fifth Floor, Boston, MA 02110-1301, USA * */ #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <math.h> #include <time.h> #include <GL/glut.h> // aspero: rugosidade > 1 suave: rugosidade < 1 #define RUGOSIDADE 0.75 // altura e comprimento maximo do seu quadrado inicial ou janela #define ALTURA 500 #define COMPRIMENTO 500 float distancia(float A[2], float B[2]) { return sqrt((A[0]-B[0])*(A[0]-B[0]) + (A[1]-B[1])*(A[1]-B[1])); } // Plasma void divideEm4(float h1,float h2,float h3,float h4, float *A, float *B, float *C, float *D) { float E[2], F[2], G[2], H[2], I[2]; float H1, H2, H3, H4, H5 ; // calcula novos pontos dos quadrados E[0] = (float) (A[0]+B[0])/2.0f; E[1] = (float) (A[1]+B[1])/2.0f; F[0] = (float) (B[0]+C[0])/2.0f; F[1] = (float) (B[1]+C[1])/2.0f; G[0] = (float) (C[0]+D[0])/2.0f; G[1] = (float) (C[1]+D[1])/2.0f; H[0] = (float) (D[0]+A[0])/2.0f; H[1] = (float) (D[1]+A[1])/2.0f; I[0] = (float) (A[0]+B[0]+C[0]+D[0])/4.0f; I[1] = (float) (A[1]+B[1]+C[1]+D[1])/4.0f; // calcula novas "alturas" H1 = (h1+h2)/2.0f; H2 = (h2+h3)/2.0f; H3 = (h3+h4)/2.0f; H4 = (h4+h1)/2.0f; if (distancia(A,B) > 1.0f) { H5 = (h1+h2+h3+h4)/4.0f; float cp; // deslocamento da altura central sugerido pela wikipedia cp = (distancia(A,B)/COMPRIMENTO)*RUGOSIDADE; float k; k = random()%100; k /= 100.0f; // subtrai ou soma aleatoriamente if (k > 0.5f) cp*= -1.0f; // desloca a altura do ponto do meio para cima ou para baixo H5 += cp; // evita alturas negativas ou acimas de um ponto maximo if (H5 < 0.0f) { H5 = 0.0f; } else if (H5 > 1.0f) { H5 = 1.0f; } divideEm4(H1,h2,H2,H5,E,B,F,I); divideEm4(H5,H2,h3,H3,I,F,C,G); divideEm4(h1,H1,H5,H4,A,E,I,H); divideEm4(H4,H5,H3,h4,H,I,G,D); } else { H5 = (h1+h2+h3+h4)/4.0f; // pinta o ponto glColor3f(H5,H5,H5); glBegin(GL_POINTS); glVertex2f(I[0],I[1]); glEnd(); } } void exibe(void) { float A[2], B[2], C[2], D[2]; float H1, H2, H3, H4; // inicia semente aleatoria srand(time(NULL)); // define os pontos limites do quadrado de desenho A[0]=0.0f; A[1]=0.0f; B[0]=0.0f; B[1]=ALTURA; C[0]=COMPRIMENTO; C[1]=ALTURA; D[0]=COMPRIMENTO; D[1]=0.0f; // sorteia valores aleatorios para as alturas iniciais H1 = random()%100; H1 /= 100; H2 = random()%100; H2 /= 100; H3 = random()%100; H3 /= 100; H4 = random()%100; H4 /= 100; glClearColor(1.0f,1.0f,1.0f,1.0f); glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT); glMatrixMode(GL_PROJECTION); glLoadIdentity(); gluOrtho2D(0,COMPRIMENTO,0,ALTURA); glMatrixMode(GL_MODELVIEW); glLoadIdentity(); divideEm4(H1, H2, H3, H4, A, B, C, D); glFlush(); } void teclado(unsigned char tecla, int x, int y) { glutPostRedisplay(); } int main(int argc, char** argv) { glutInit(&argc,argv); glutInitDisplayMode(GLUT_SINGLE | GLUT_RGB); glutInitWindowSize(COMPRIMENTO,ALTURA); glutInitWindowPosition(20,20); glutCreateWindow("Desenhando Nuvens"); glutDisplayFunc(exibe); glutKeyboardFunc(teclado); glutMainLoop(); return 0; }
Aprenda a Gerenciar Permissões de Arquivos no Linux
Como transformar um áudio em vídeo com efeito de forma de onda (wave form)
Como aprovar Pull Requests em seu repositório Github via linha de comando
Aplicativo simples para gravar tela
Quebra de linha na data e hora no Linux Mint
Firefox não abre em usuário não administradores (0)
Sempre que vou baixar algum pacote acontece o erro dpkg (8)
tentando instalar em um notebook antigo o Linux LegacyOS_2023... [RESO... (8)
Problema com Conexão Outlook via Firewall (OpenSUSE) com Internet Fibr... (5)