Converter arquivos Bitmap para ASCII-art
Publicado por jean michael gandin 11/06/2007
[ Hits: 9.358 ]
Este script serve para converter bitmaps para um aqruivo texto contendo caracteres ascii que simulam os tons de cinza da imagem.
Opera com bitmaps planos e compactados, desde que tenham 256 cores ou menos..
O bitmap deve ser invertido antes de ser convertido.
/*
todo: eleiminar espacos em branco no final das linhas..
*/
#include <stdio.h>
#include "bmp.h"
#define USEFILE 0 // usa stdout pra saida
/*#define BITS 6
#define filter (1 << BITS)
#define mask (filter -1)*/
#define MAXX (argc > 2 ? atoi(argv[2]) : 30)
#define MAXY (argc > 3 ? atoi(argv[3]) : 63)
#define MINX (argc > 4 ? atoi(argv[4]) : 0)
#define MINY (argc > 5 ? atoi(argv[5]) : 0)
/* luma */
//#define GRAY(c) ((11 * pal[c][0] + 59 * pal[c][1] + 30 * pal[c][2]) / 100 )
/* luminance */
#define GRAY(c) ((7 * pal[c][0] + 71 * pal[c][1] + 21 * pal[c][2]) / 100 )
/* averagr */
//#define GRAY(c) ( pal[c][0] + pal[c][1] + pal[c][2] )
#define compressed bmph.COMPRESSION
int
main (int argc, char **argv)
{
// const char acolors[] = "RSACsc, ";
const char acolors[] = "WNEHDPZY652sc;:. ";
struct bmph bmph;
unsigned int pal[257][3];
FILE *fp, *O;
unsigned int x, y, i, c, p, cold = -1, a1, a2, ctr = 0, pc;
if (argc < 2)
{
fprintf (stderr, "Usage\n%s file.bmp [MAXX] [MAXY] [MINX] [MINY]\n");
return;
}
fp = fopen (argv[1], "rb");
if (fp == NULL)
{
fprintf (stderr, "Erro %s!\n", argv[1]);
return;
}
// fread(&bmph, sizeof(bmph), 1, fp);
if (fgetc (fp) != 'B' || fgetc (fp) != 'M')
{
fprintf (stderr, "File is not a bitmap\n");
return;
}
fread (&bmph, sizeof (bmph), 1, fp);
if (bmph.BITPERPIXEL != 8)
{
fprintf (stderr, "BITESPER PIXEL = %d\n");
return;
}
fprintf (stderr, "%d\n", bmph.IMAGE_WIDTH);
fseek (fp, 54, SEEK_SET);
fprintf (stderr, "OFFS = %ld\n", bmph.offs);
for (i = 0; i < (bmph.offs - 54) / 4; i++)
{
// printf("#%02x%02x%02x\n", pal[i][0], pal[i][1], pal[i][2]);
pal[i][2] = fgetc (fp);
if (pal[i][2])
pal[i][2]--;
pal[i][1] = fgetc (fp);
if (pal[i][1])
pal[i][1]--;
pal[i][0] = fgetc (fp);
if (pal[i][0])
pal[i][0]--;
fgetc (fp);
}
for (a1 = GRAY (0), a2 = GRAY (0), i = 1; i < (bmph.offs - 54) / 4; i++)
{
if (GRAY (i) < a1)
a1 = GRAY (i);
if (GRAY (i) > a2)
a2 = GRAY (i);
}
if (a1 == a2)
{
fprintf (stderr, "PANIC: all colors have the same gray level!\n");
return -1;
}
#if USEFILE
O = fopen("o.txt", "wt");
#else
O = stdout;
#endif
fseek (fp, bmph.offs, SEEK_SET);
for (y = 0; y < bmph.IMAGE_HEIGHT; y++)
{
for (x = 0; x < (bmph.flen - bmph.offs) / bmph.IMAGE_HEIGHT; x++)
{
if (compressed)
{
if (ctr > 0)
{
ctr--;
}
else
{
ctr = fgetc (fp);
c = fgetc (fp);
if (!ctr)
{
// fprintf(stderr,"(%d, %d)\n", c,x);
x = bmph.IMAGE_WIDTH;
}
else
ctr--;
}
}
else
{
c = fgetc (fp);
}
if (x < bmph.IMAGE_WIDTH)
{
pc = ((GRAY (c) - a1) * (strlen (acolors) - 1)) / (a2 - a1);
if (pc >= strlen (acolors))
{
fprintf (stderr, "PANIC: pc > sizeof(acolors)\n");
return -1;
}
if (x < MAXX && y < MAXY && x >= MINX && y >= MINY)
{
//if(pal[c][0] + pal[c][1] + pal[c][2] > 128 * 3) fprintf(O,"\e[5m");
fprintf (O, "%c", acolors[pc]);
fprintf (O, "%c", acolors[pc]);
}
}
}
// for(i=0;i<6;i++) fgetc(fp);
if (y < MAXY && y >= MINY)
fprintf (O, "\n");
}
fclose (fp);
fclose (O);
}
3 EP - Poli USP - Angry Birds (angry bixos)
Thread, Courses, Shell e Aquivo
Jogo defutebol simples (com gráficos)
Nenhum comentário foi encontrado.
Cirurgia para acelerar o openSUSE em HD externo via USB
Void Server como Domain Control
Modo Simples de Baixar e Usar o bash-completion
Monitorando o Preço do Bitcoin ou sua Cripto Favorita em Tempo Real com um Widget Flutuante
Como implementar Raid (0, 1, 5, 6, 10 e 50)
fusermount3 no Ubuntu 25.10 - mantenha o perfil do AppArmor
[Resolvido] dlopen(): error loading libfuse.so.2 AppImages require FUSE to run.
Criação de diretórios e aplicação de restrições de acesso no Linux
Como programar um sistema de controle para distribuições linux em c? (1)
Compartilhar ZEBRA ZD220 na rede (2)
Como programar um software que seja utilizado para coleta de dados em ... (1)









