Publicada por fischerdouglas em 23/01/2007 - 17:01h:
* fischerdouglas usa Debian

VmWare - Cluster - Load balancing

Em um ambiente corporativo, é muito comum termos mais de um servidor.
Na verdade é comum termos 4, 5 ou até mais do que isso...

Agora, você já imaginou que enquanto o seu SAMBA pode estar se desgastando para atende uma "montoeira" de requisiçoes, derepente o seu servidor de e-mail, tá lá tranquilo, belo e formoso, sem nenhum processo especial para rodar?

O que se poderia pensar é, Compro um Main Frame, uso maquinas virtuais e resolvo meu problema... Bom aí eu te digo que você só vai poder trabalhar em menos de 1% das empresas do Brasil, afinal quem tem grana para isso tudo?.(essa foi só para descontrair)

A ideia de se utilizar maquinas virtuais é muito boa, e funciona muito bem, e um cara que tá fazendo esse papel de maneira muito respeitosa é o VmWare, inclusive para rodarmos servidores windows sobre o linux,

Mas ainda esbarramos no valor dos supercomputadores...

Uma idéia muito boa para resolver o problema do valor dos supercomputadores é a utilização de clusters, aliás existem varios cases no mundo da internet sobre esse assunto, um exemplo o google. E o tipo de cluster que tem se destacado mais é o Beowulf, usando linux e PC`s. O unico incoveniente em utilizar clusters é que você vai ter que reescrever todas as aplicações que vc colocar para rodar nesse cluster.




Com todas essas idéias aí na cabeça pensei que uma solução legal seria criar um midleware entre o Cluster e o ambiente da maquina virtual.

Bom sinceramente, não sei como se faz isso, mas acredito que se o VMware fosse reescrito para Cluster, conseguiriamos resolver os "desbalancemento de carga" que temos ao se utilizar uma maquina para cada serviço, e fugimos dos altos preços dos supercomputadores.

Se alguém achar que estou querendo reinventar a roda, se isso já existir de alguma outra maneira, ou "bá esse cara é um maluco!". Bom , abro aqui o espaço para discução.






E agora, imaginem só....
"Ummm, minhas maquinas estão ficando sobrecarregadas"
Vo lá, compro mais uma maquina, faço o chão do cluster e do vmware, coloco ela no cluster, e tãdãã... aliviei TODOS os serviços...


Bom, não sabia se isso era um artigo, uma dica, ou uma pergunta, mas tá aqui, a idéia não é ganhar pontos com isso e ficar melhor ranqueado, e sim melhorar a vida dos NetAdmin`s...

  
Nenhuma resposta encontrada.
  


ATENÇÃO: Antes de contribuir com uma resposta, leia o artigo Qualidade de respostas e certifique-se de que esteja realmente contribuindo com a comunidade. Muitas vezes o ímpeto de contribuir nos leva a atrapalhar ao invés de ajudar.

Contribuir com resposta



CAPTCHA
[ Recarregar imagem ]

Digite o código acima:

  
* Nota: só é possível enviar respostas usuário que possui conta e esteja logado com ela, caso contrário sua mensagem será perdida.



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts