Publicada por btafarelo em 30/06/2006 - 09:20h:
* btafarelo usa Debian

ATI 9600 e SiS 630

Galera,

Tenho as duas placas ná minha máquina, pelo tanto que já li sei que tenho o pior conjunto... rsrs, mas é o que tenho.

Meu problema atual é o seguinte, Ao utilizar os drivers ati, radeon, sis e vesa do kernel, elas funcionam ou ela sei lá, mas sem 3D. Ao instalar o fglrx logo que vai subir o X a tela fica preta e naum sai de lá. Naum consigo nem abrir outro terminal ALT + CTRL + Fx.

Agora umas considerações:

- No boot é detectada a SiS. Nos syslog e dmesg não aparece nada de ATI. Ao carregar o agpgart 0.99 é exibida umas mensagens dizendo que o dispositivo não possui suporte. Então fui no arquivo /etc/rc.d/rc.modules e descomentei a linha do agpgart e adicionei o parametro na inicializar try_agp_... = 1 não me lembro ao certo o nome, mas ao rodar o modinfo vi que só possui esse. Após a inicialização ou modprobe o agpgart com suporte passa a ser carregado.

- No log do X /var/log/Xorg.log.0 e/ou no lspci, não é exibido nada sobre a SiS somente ATI PCI:1:00:0 e PCI:1:00:1 a unica diferença é que no segundo a primeira palavra da linha do dispositivo começa com Secondary.

- No mesmo log, o dispositivo PCI:1:00:0 possui um *.

Bom galera, alguém poderia me ajudar. Infelizmente estou sem os logs, pois estou no serviço.

vlw

  
 
Resposta de btafarelo em 30/06/2006 - 09:22h:
* btafarelo usa Debian
* btafarelo tem conceito: nenhum voto.
 


Esqueci,

Slackware 10.1
Xorg 6.8.1
ATI RADEON 9600 Pro
AsRock k7S41G placa mãe
Kernel 2.4.29

 
Resposta de xoxeinstein em 04/07/2006 - 17:54h:
* xoxeinstein usa Slackware
* xoxeinstein tem conceito: 8.8
 


Caro amigo, Me artigo não lhe servirá porque eu ensino a instalar os drivers da NVIDIA quando a sua PLACA-MÃE tem chipset da SiS, não qando sua placa de vídeo é uma SiS.
Mas não se preocupe, vou dar uma olhada em uns tutorias e logo entro em contato.
Quer uma dica? Desabilite a SiS 630 e instale a ATI.

 
Resposta de xoxeinstein em 04/07/2006 - 17:59h:
* xoxeinstein usa Slackware
* xoxeinstein tem conceito: 8.8
 


Voltei:

Vídeo no Linux: nVidia, ATI e placas de TV


As placas da ATI sempre foram relativamente bem suportadas pelo Xfree. Tanto as antigas Riva 128 quanto as Radeon possuem drivers nativos no Xfree 4.3 (e no X.org), respectivamente os drivers "r128"e "radeon". Estes drivers oferecem um desempenho 3D razoável, em parte graças à própria ATI, que contribuiu no desenvolvimento e abriu parte das especificações das placas, de forma a facilitar o trabalho da equipe de desenvolvimento.

Porém, em 2003, a ATI resolveu seguir o mesmo caminho da nVidia, passando a desenvolver um driver 3D proprietário e parou de contribuir com o desenvolvimento do driver open-source. Parado no tempo, o driver "radeon"do Xfree não suporta algumas das placas novas e oferece um desempenho baixo se comparado com os drivers proprietários for Linux desenvolvidos pela ATI, ou mesmo com os drivers for Windows.

Ao usar uma placa ATI Radeon no Linux você tem a opção de usar o driver open-source, que já vem pré-instalado e é usado por padrão pelas distribuições, ou instalar o driver proprietário disponibilizado pela ATI, chamado "fglrx".

Se você usa apenas aplicativos em 2D, filmes e música, não vai perceber muita diferença, mas se gosta de games 3D ou usa aplicativos de modelagem em 3D, como o Blender ou o PovRay, vai ver que a diferença é significativa. O desempenho dos drivers proprietários da ATI é de 2 a 3 vezes maior que o dos drivers open-source.

Infelizmente, a equipe de desenvolvimento dos drivers Linux da ATI é muito menor que a equipe da nVidia e possui menos experiência, já que o projeto da ATI é bem mais recente. Isso pode ser percebido na qualidade geral dos drivers, quantidade de documentação disponível, compatibilidade e facilidade de instalação.

Honestamente, se você pretende comprar uma placa 3D para usar no Linux, as placas da nVidia são uma melhor opção. Não necessariamente pela qualidade do hardware, mas sim pelos drivers. Posso dizer isso por experiência própria, pois possuo placas das duas marcas e preciso manter e testar o suporte a ambas no Kurumin.

O driver da nVidia apresenta problemas em conjunto com algumas combinações de placas de vídeo e placas mãe baratas, principalmente em placas com chipset SiS. Em algumas você só consegue usar o 3D configurando o vídeo com a opção Option "NvAgp" "0", que desativa o uso do barramento AGP, diminuindo brutalmente o desempenho da placa e em outras o 3D simplesmente não funciona (muitas vezes nem no Windows) por limitações elétricas da placa mãe.

No caso dos drivers da ATI, além dos mesmos problemas de compatibilidade de hardware com algumas placas mãe, temos sempre um conjunto de deficiências relacionadas com o próprio driver, incluindo a precariedade do instalador e problemas de estabilidade em conjunto com algumas versões do X e com alguns jogos.

O driver for Linux também não oferece suporte completo a todas as instruções do OpenGL, o que causa problemas com alguns games, principalmente alguns títulos do Windows executados através do Cedega (WineX). O desempenho também não é o mesmo obtido no Windows.

Você pode ver alguns benchmarks recentes neste teste publicado pelo AnandTech: http://www.anandtech.com/printarticle.aspx?i=2229

Em muitos casos, novas placas demoram a ser suportadas. Por exemplo, tenho um Toshiba A70 com uma mobile Radeon 9000, um modelo que já está no mercado a quase 6 meses. O driver Radeon do Xfree não oferece suporte a esta placa e, enquanto escrevo, a última versão do driver da ATI (8.10.19) também não, embora este chipset já esteja marcado como suportado.

A instalação ocorre normalmente, mas o suporte a OpenGL simplesmente não funciona corretamente, fazendo com que efetivamente toda a aceleração 3D fique desativada. O desempenho em 2D também é ruim e o driver possui problemas de estabilidade. Eventualmente este problema deve ser resolvido com uma nova versão do driver, mas isto pode demorar.

Pode ser ainda que no futuro a ATI decida investir mais no desenvolvimento dos drivers, mas até agora a situação não é boa.

De qualquer forma, se você já tem uma placa da ATI em mãos, não adianta ficar chorando pelo leite derramado. Vamos logo colocar a mão na massa então:

O primeiro passo é baixar o driver, que está disponível no http://www.ati.com, na seção Drivers & Software > Linux Drivers and Software > Radeon 8500 Series and Higher

Assim como no caso do driver da nVidia, está disponível um driver unificado, que oferece suporte a todas as Radeon, da 8500 em diante. Lembre-se que o driver ainda não suporta as antigas Rage 128, que utilizam o driver "r128" do próprio X.

Na página de download estão disponíveis versões diferentes do driver, de acordo com a versão do X em uso. Todas as distribuições de 2004 pra cá utilizam ou o Xfree 4.3 ou o X.org. Na página está disponível um script que confirma a versão do X instalada na sua máquina em caso de dúvida.

O pacote é disponibilizado apenas em formato RPM, mas o conteúdo é genérico o suficiente para funcionar em outras distribuições sem modificações.

No Mandrake, Fedora, SuSE e outras distribuições derivadas do Red Hat, instale com um:

# rpm -i --force fglrx_4_3_0-8.10.19-1.i386.rpm

Se você usa uma distribuição derivada do Debian, pode converter o pacote usando o alien, que pode ser instalado via apt-get. Depois é só instalar o pacote .deb gerado usando o dpkg:

# apt-get install alien
# alien fglrx_4_3_0-8.10.19-1.i386.rpm

fglrx-4-3-0_8.10.19-2_i386.deb generated

# dpkg -i --force-all fglrx-4-3-0_8.10.19-2_i386.deb

É necessário instalar usando a opção "--force-all" do dpkg pois o pacote convertido sempre tenta substituir algumas bibliotecas que no Debian fazem parte dos pacotes do Xfree. Sem esta opção a instalação acaba sempre sendo abortada.

Se você usa o Slackware, pode converter o pacote usando o comando "alien -t" ou o apt2tgz.

Depois de instalado pacote, é necessário compilar e instalar o módulo que vai no Kernel. Como de praxe, você precisa ter instalado os compiladores (ou pelo menos o gcc e um conjunto de utilitários básicos) e os headers do Kernel. Em algumas distribuições basta instalar o pacote "kernel-headers". Em outras, como o Mandrake é necessário instalar o pacote "kernel-source" que contém o código completo do Kernel.

Para compilar o módulo rode os comandos:

# cd /lib/modules/fglrx/build_mod/
# chmod +x make.sh
# ./make.sh

Para instalar o módulo gerado:

# cd /lib/modules/fglrx/
# chmod +x make_install.sh
# ./make_install.sh

O último passo é alterar o arquivo de configuração do X a fim de usar o novo driver. Você pode tentar fazer isso manualmente, ou usar o fglrxconfig (parente do antigo xf86config), um script rudimentar, de modo texto, que faz um sem número de perguntas e no final gera o arquivo baseado em suas respostas.

Ao alterar o arquivo manualmente, o básico é substituir a linha

Driver "radeon"

Por:

Driver "fglrx"
Option "UseInternalAGPGART" "no"
Option "VideoOverlay" "on"
Option "OpenGLOverlay" "off"

A seção "Module" do arquivo de configuração deve ficar:

Section "Module"
Load "ddc"
Load "Glcore"
Load "dbe"
Load "dri"
Load "extmod"
Load "glx"
Load "bitmap"
Load "speedo"
Load "type1"
Load "freetype"
Load "record"
SubSection "extmod"
Option "omit xfree86-dga"
EndSubSection
EndSection

As linhas referentes às fontes podem mudar de uma distribuição para outra, mas as oito linhas em negrito devem estar sempre presentes.

Note que ao contrário da configuração para o driver da nVidia, você não deve comentar as linhas "load Glcore" e "Load dri", pois o driver da ATI utiliza estes componentes. O driver da nvidia funciona sem eles por que o driver inclui uma versão própria dos módulo dri, desenvolvido pela própria nVidia.

Verifique também se as três linhas abaixo estão presentes próximo ao final do arquivo:

Section "DRI"
Mode 0666
EndSection

Depois de testar pela primeira vez, experimente mudar a opção "UseInternalAGPGART" "no" para "yes". Isso ativa o uso do barramento AGP, aproveitando melhor os recursos da placa.

Note que ativar esta opção pode causar travamentos em algumas placas. Neste caso basta desfazer a alteração e reiniciar o X. Se necessário você pode fazer isso dando boot com um CD do Kurumin e editando o arquivo dentro da partição.

Rodando o "glxgears" depois de instalado o driver, você vai ver que o numero de frames informado por ele continua mais ou menos o mesmo que usando o driver "radeon". Mas, rodando algum game, como por exemplo o Cube, você verá que o desempenho ficou bem melhor. No meu caso, com uma Radeon 9250, tenho (no cube) pouco mais de 70 FPS usando o driver radeon e mais de 200 usando o fglrx.

O driver apresenta alguns bugs estranhos em alguns games. No cube por exemplo a engine do game fica com problemas para calcular a mira, fazendo com que os inimigos fiquem "invencíveis". Trocando o driver para "radeon" no arquivo do X e reiniciando o modo gráfico, o Cube volta a rodar normalmente.

Outro problema estranho, pelo menos com esta versão do driver é que ao abrir qualquer aplicativo 3D logo depois do boot, mesmo um simples "glxgears" faz toda a parte gráfica travar, só um reset resolve. Porém, esperando uns 5 minutos depois de ligar o micro, os games rodam normalmente.

Mais uma observação importante: O driver não compila corretamente no Debian, você precisa instalar um conjunto de patches para solucionar o problema. Uma solução muito mais simples é usar o script desenvolvido pelo Kano, que também funciona no Knoppix e outras distribuições derivadas do Debian. Baixe-o em:

http://kanotix.com/files/install-radeon-debian.sh

Para executar o script, mude para um terminal de texto (Ctrl+Alt+F1), pare o KDM, para que o modo gráfico seja desativado (/etc/init.d/kdm stop) e execute o script, usando o comando "./install-radeon-debian.sh". Não se esqueça de dar permissão de execução a ele, usando o comando "chmod +x install-radeon-debian.sh".

O script faz o download e instalação do driver, junto com as alterações necessárias no arquivo de configuração do X e reabre o modo gráfico no final. Para usá-lo você precisa estar conectado na Internet e ter o pacote "alien" instalado.

No Kurumin use o ícone mágico, que vai executar o próprio script do Kano ou outro script atualizado para automatizar a instalação. Não se esqueça de atualizar os scripts de instalação primeiro, para ter em mãos a última versão do script, já que ele é atualizado com uma certa freqüência.

 
Resposta de xoxeinstein em 04/07/2006 - 18:00h:
* xoxeinstein usa Slackware
* xoxeinstein tem conceito: 8.8
 


Um artigo de resposta ein?
Desabilite a placa SiS e instale a ATI por esse artigo aí.

 
Resposta de agk em 05/07/2006 - 08:17h:
* agk usa Debian
* agk tem conceito: 8.8
 


O problema que ocorre com o driver da ATI e o Debian é que a libmesagl que está presente no pacote do driver da ATI também está presente em outro pacote do Debian e para resolver você tem que forçar uma instalação.
E toda vez que você for atualizar seu Debian com apt-get você vai ter que usar um "apt-get install -f" para ignorar o conflito e atualizar o sistema.

 
Resposta de natanaell em 08/08/2006 - 12:55h:
* natanaell usa Debian
* natanaell tem conceito: nenhum voto.
 


qual u drive para a placa sis 630

  


ATENÇÃO: Antes de contribuir com uma resposta, leia o artigo Qualidade de respostas e certifique-se de que esteja realmente contribuindo com a comunidade. Muitas vezes o ímpeto de contribuir nos leva a atrapalhar ao invés de ajudar.

Contribuir com resposta



CAPTCHA
[ Recarregar imagem ]

Digite o código acima:

  
* Nota: só é possível enviar respostas usuário que possui conta e esteja logado com ela, caso contrário sua mensagem será perdida.



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts