Módulo SisIMedia Abortando o LibreOffice: Como Resolver

Publicado por morvan bliasby em 02/03/2018

[ Hits: 1.759 ]

 


Módulo SisIMedia Abortando o LibreOffice: Como Resolver



O módulo SisIMedia, conforme já falamos bastante, inclusive mostrando como instalá-lo no Ubuntu, quer compilado, quer se o pegue a partir do sítio do Mageia, tem dado uma boa sobrevida aos micros com a placa Sis.
Ultimamente, um defeito inusitado chamou a atenção de mantenedores de micros obsoletos. Eu havia feito a adaptação, aparentemente bem sucedida, do módulo em uma máquina Philco. A cliente saiu do meu trabalho satisfeita, pois esta máquina representava um verdadeiro desafio, para ela:

Um amigo seu, proprietário desta, teve problemas com pragas digitais e estava quase desistindo da dita; ela, entusiasta GNU-Linux, se comprometeu a ajudá-lo, instalando o Ubuntu e prometendo ao dono do notebook (aquele típico notebook com placa Sis, HD de até 300GB e 4GB Ram, ainda melhor que meu CCE, com metade dessa Ram). Ela instalou o 16.04, por ser LTS. Deu problema no vídeo. Fizemos a abordagem dos módulos prontos). Funcionou de cara, aparentemente.

Mas não demorou muito para ela, a técnica, detectar um problema: após a instalação do módulo da SisIMedia, o LibreOffice não mais carregava. Abortava e forçava o D. E. a reautenticar. Sempre. Irritante, mesmo.

Ela me alegou ter certeza de que era o módulo. Disse-lhe que havia como isolar o problema: carregar o micro, no xorg.conf, com o driver vesa (máximo de 1024X768, mas permitiria rodar o LibreOffice, se fosse o módulo acelerado).

Ora, com efeito, ao carregar o vesa, o LibreOffice iniciava seu logo e abria sua janela do Painel Central ou de uma aplicação.

Tentamos com o LibreOffice dos Repositórios, com a versão Vanilla, tomando o cuidado de instalar os pacotes de integração ao D. E. (libreoffice.<kde|gtk> etc.); nada feito.

Saímos à cata de notícias, como essa, sobre o problema.

Confirmado. Como eu possuo uma imagem do meu CCE, feita com o FsArchiver, pedi para testá-la no micro Philco.

Testamos. Mesmo problema; como no meu micro não se manifesta tal problema, penso ser algo relacionado com a revisão da placa de vídeo do Philco. Partimos a verificar.

Testando as Revisões das Placas

Ao emitir, na CLI, o comando:

lspci -nnv | grep -i vga

Obtém-se, no CCE:

01:00.0 VGA compatible controller [0300]: Silicon Integrated Systems [SiS] 771/671 PCIE VGA Display Adapter [1039:6351] (rev 10) (prog-if 00 [VGA controller])
Subsystem: Elitegroup Computer Systems 771/671 PCIE VGA Display Adapter [1019:5050]


E no Philco:

01:00.0 VGA compatible controller [0300]: Silicon Integrated Systems [SiS] 771/671 PCIE VGA Display Adapter [1039:6351] (rev 10) (prog-if 00 [VGA controller])
Subsystem: Elitegroup Computer Systems 771/671 PCIE VGA Display Adapter [1019:5055]


De fato, a revisão da placa do Philco é diferente (5055), como se poderia depreender.

Cada solução meia boca que me apresentaram não contemplava utilizar a máquina de forma satisfatória. Sugeriram até remover o GLX (aí eu pergunto: por que raios eu uso um driver com aceleração, mas a desabilito!??).

A solução: visitei o sítio do Mageia 6 e vi que tem novo driver. Baixei-o e voila! Ver a tela do meu estimado L. O. foi um bálsamo. Veja imagem abaixo:
Baixe aqui o módulo mais atual do Mageia. Basta descompactar o RPM (mesmo, com o Ark ou qualquer Gerenciador de Compactação) e copiar o arquivo para a path correta, substituindo o problemático, cujo caminho costuma ser: /usr/lib/xorg/modules/drivers/

Uma vez extraídos os arquivos sisimedia* para o caminho, deve funcionar. E observar a cláusula IgnoreABI, como vemos abaixo:

Section "ServerFlags"        
    ...        
    #  Option "ignoreABI" "True"        
    ...
EndSection

Pode ser necessário descomentar o Option, removendo a cerquilha, dependendo da versão do ABI do Xorg. Aqui, testado e resolvido.

Outras dicas deste autor

Fazendo cópia de segurança (backup) rapidinho dos seus .conf

Sintonizador ISDB-T USB - Instalação correta

Gerenciador de download veloz (de várias fontes simultâneas)

Configurando SIS 671|72 no Ubuntu 14.04

Mudando a associação arquivo/aplicativo

Leitura recomendada

Instalando o LibreOffice 6 no Fedora

Instalando a última versão do LibreOffice no Linux Mint e Ubuntu

LibreOffice no openSUSE 11.3 e versões anteriores

Cálculo do desvio padrão no LibreOffice

Instalando Última Versão do LibreOffice no Deepin 20

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts