Modificando a ordem de execução de aplicativos / extensão no KDE

Publicado por morvan bliasby em 22/04/2005

[ Hits: 6.384 ]

 


Modificando a ordem de execução de aplicativos / extensão no KDE



Os usuários do Fedora sabem que vários aplicativos vêm "travados", isto é, mesmo instalados, não funcionam, por problemas referentes a restrições de Propriedade Intelectual. Um bom exemplo é o XMMS, o tocador de mídia. Ou você o compila ou aplica o patch "xmms_plugins" (aqui mesmo neste sítio, tem como resolver este problema - procure com o critério "xmms_plugin".) ou executa o rpm Xmms-mp3, a partir do sítio do Fedora.

No caso de reprodutores de mídia, vêm também "engessados" o Totem, o Noatun, etc. Pois muito bem. Digamos que você acaba de compilar o Mplayer. Tudo funcional. Mas ao dar dois cliques no "ArquivoExemplo.AVI" o Sistema invoca o Totem.

O totem dá uma bela mensagem de erro indefinido e para! Mas você sabe que com o Mplayer seria diferente, para este tipo de mídia. Se você clicar com o botão de atalho em cima do nome do arquivo a ser exibido, você tem como associar este aplicativo ao arquivo em foco. Mas há um modo que resolve em definitivo o problema.

Vá ao Centro de Controle. Aponte para "Componentes do KDE", "Associações de Arquivos". No caso específico, clique na categoria Vídeo. Repare que há vários formatos na categoria. Clique no formato desejado.

No lado direito aparece uma Janela de Diálogo onde é possível Adicionar, Remover e Mudar a Prioridade das Associações. Usando o exemplo, clique no formato AVI. Na Caixa "Ordem de Preferência", se não houver, clique em Adicionar, dentro da Caixa, pois há mais dois "Adicionar". O primeiro, acima, fora desta Caixa, apenas adiciona extensões. O segundo, dentro da Caixa Categorias, manipula-as, claro; entre com o ícone do Menu para o aplicativo, se já o houver, ou então com os Nome e Rota completos do aplicativo. Coloque-o em primeiro lugar na ordem de execução, se assim o desejar. Pronto. Ao solicitar a mídia no formato configurado, o Sistema invocará corretamente o aplicativo.

Mesmo que você não seja usuário do Fedora, vale a dica, pois de qualquer modo se pode mudar a ordem de prioridade dos aplicativos, removê-los e adicioná-los, no KDE.

Outras dicas deste autor

Fazendo cópia de segurança (backup) rapidinho dos seus .conf

Módulo SisIMedia Abortando o LibreOffice: Como Resolver

Sintonizador ISDB-T USB - Instalação correta

Abrindo o Konsole com o Konqueror, na pasta atual

Gerenciador de download veloz (de várias fontes simultâneas)

Leitura recomendada

Iniciar aplicativos automaticamente no Fluxbox

Arquivo voltando ao original após reiniciar [Resolvido]

Configurando o DNS

Bluetooth no Arch Linux

Enriquecendo o artigo II: Gerando arquivos PDF através do SAMBA

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário