Módulo SisIMedia Abortando o LibreOffice: Como Resolver

Publicado por morvan bliasby em 02/03/2018

[ Hits: 1.348 ]

 


Módulo SisIMedia Abortando o LibreOffice: Como Resolver



O módulo SisIMedia, conforme já falamos bastante, inclusive mostrando como instalá-lo no Ubuntu, quer compilado, quer se o pegue a partir do sítio do Mageia, tem dado uma boa sobrevida aos micros com a placa Sis.
Ultimamente, um defeito inusitado chamou a atenção de mantenedores de micros obsoletos. Eu havia feito a adaptação, aparentemente bem sucedida, do módulo em uma máquina Philco. A cliente saiu do meu trabalho satisfeita, pois esta máquina representava um verdadeiro desafio, para ela:

Um amigo seu, proprietário desta, teve problemas com pragas digitais e estava quase desistindo da dita; ela, entusiasta GNU-Linux, se comprometeu a ajudá-lo, instalando o Ubuntu e prometendo ao dono do notebook (aquele típico notebook com placa Sis, HD de até 300GB e 4GB Ram, ainda melhor que meu CCE, com metade dessa Ram). Ela instalou o 16.04, por ser LTS. Deu problema no vídeo. Fizemos a abordagem dos módulos prontos). Funcionou de cara, aparentemente.

Mas não demorou muito para ela, a técnica, detectar um problema: após a instalação do módulo da SisIMedia, o LibreOffice não mais carregava. Abortava e forçava o D. E. a reautenticar. Sempre. Irritante, mesmo.

Ela me alegou ter certeza de que era o módulo. Disse-lhe que havia como isolar o problema: carregar o micro, no xorg.conf, com o driver vesa (máximo de 1024X768, mas permitiria rodar o LibreOffice, se fosse o módulo acelerado).

Ora, com efeito, ao carregar o vesa, o LibreOffice iniciava seu logo e abria sua janela do Painel Central ou de uma aplicação.

Tentamos com o LibreOffice dos Repositórios, com a versão Vanilla, tomando o cuidado de instalar os pacotes de integração ao D. E. (libreoffice.<kde|gtk> etc.); nada feito.

Saímos à cata de notícias, como essa, sobre o problema.

Confirmado. Como eu possuo uma imagem do meu CCE, feita com o FsArchiver, pedi para testá-la no micro Philco.

Testamos. Mesmo problema; como no meu micro não se manifesta tal problema, penso ser algo relacionado com a revisão da placa de vídeo do Philco. Partimos a verificar.

Testando as Revisões das Placas

Ao emitir, na CLI, o comando:

lspci -nnv | grep -i vga

Obtém-se, no CCE:

01:00.0 VGA compatible controller [0300]: Silicon Integrated Systems [SiS] 771/671 PCIE VGA Display Adapter [1039:6351] (rev 10) (prog-if 00 [VGA controller])
Subsystem: Elitegroup Computer Systems 771/671 PCIE VGA Display Adapter [1019:5050]


E no Philco:

01:00.0 VGA compatible controller [0300]: Silicon Integrated Systems [SiS] 771/671 PCIE VGA Display Adapter [1039:6351] (rev 10) (prog-if 00 [VGA controller])
Subsystem: Elitegroup Computer Systems 771/671 PCIE VGA Display Adapter [1019:5055]


De fato, a revisão da placa do Philco é diferente (5055), como se poderia depreender.

Cada solução meia boca que me apresentaram não contemplava utilizar a máquina de forma satisfatória. Sugeriram até remover o GLX (aí eu pergunto: por que raios eu uso um driver com aceleração, mas a desabilito!??).

A solução: visitei o sítio do Mageia 6 e vi que tem novo driver. Baixei-o e voila! Ver a tela do meu estimado L. O. foi um bálsamo. Veja imagem abaixo:
Baixe aqui o módulo mais atual do Mageia. Basta descompactar o RPM (mesmo, com o Ark ou qualquer Gerenciador de Compactação) e copiar o arquivo para a path correta, substituindo o problemático, cujo caminho costuma ser: /usr/lib/xorg/modules/drivers/

Uma vez extraídos os arquivos sisimedia* para o caminho, deve funcionar. E observar a cláusula IgnoreABI, como vemos abaixo:

Section "ServerFlags"        
    ...        
    #  Option "ignoreABI" "True"        
    ...
EndSection

Pode ser necessário descomentar o Option, removendo a cerquilha, dependendo da versão do ABI do Xorg. Aqui, testado e resolvido.

Outras dicas deste autor

Aviso de inserção / remoção de dispositivo USB

Mudando a associação arquivo/aplicativo

Abrindo o Konsole com o Konqueror, na pasta atual

Fazendo cópia de segurança (backup) rapidinho dos seus .conf

Sintonizador ISDB-T USB - Instalação correta

Leitura recomendada

Vídeo tutorial sobre como deixar o LibreOffice do Ubuntu em Português

Lançado o livro LibreOffice para Leigos

Como instalar o LibreOffice pelo arquivo .tar.gz

Instalando o LibreOffice RC2 - substituto do OpenOffice, agora da Oracle (Ubuntu)

LibreOffice - Corrigindo aspas duplas/simples

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts