Em um dia normal de trabalho, estava navegando na WEB e o navegador começou a pedir autenticação de proxy (não é normal), pelo menos, não na infraestrutura que eu administro.
Fui verificar o proxy, a princípio, não havia nada de errado, fui restartar o
Squid e me deparei com a seguinte mensagem:
squid: ERROR: no running copy
Depois de horas pesquisando, consegui arrumar da seguinte forma:
Se a partição
/var estiver com 100% de uso, a mesma mensagem acima aparecerá, e tu não conseguirás navegar na Internet.
Isto acontece, pois o Squid grava o número do processo dentro de um arquivo de log chamado
squid.pid, se o
/var estiver cheio, ele não vai ter espaço para gravar o log, onde dará erro.
Para solucionar este problema, verifique a sua área em disco:
# df -h
Se o
/var estiver cheio, ou seja, de 90 a 100% de uso, acesse o diretório e verifique qual arquivo está ocupando espaço fora do normal:
# cd /var
# du -h *
Após encontrar, no meu caso, o
/var encheu devido aos arquivos de log do Sarg, que são criados diariamente.
Basta limpar estes arquivos, deixando-os em branco.
Obs.: nunca apague os diretórios de logs, pois podem ocasionar mal funcionamento do serviço, apenas deixe-os vazios.
# cd /var/www/sarg/
Agora, por exemplo, entre na pasta
monthly e apague os relatórios do mês anterior.
# cd /var/www/sarg/monthly/fev
# rm -rf *
Pronto, agora reinicie o seu Squid e tudo voltará ao normal.
* Lembre que, no meu caso, foi os relatórios do Sarg que estavam enchendo o
/var. Em seu sistema, pode ser outro diretório.
Dica também publicada em:
Resolvendo erro squid: ERROR: no running copy ~ HostConfig Tecnologia
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