Montar automaticamente partições NTFS no Ubuntu

Publicado por Néscio Ignorante em 02/02/2010

[ Hits: 61.577 ]

 


Montar automaticamente partições NTFS no Ubuntu



Para iniciantes que ainda convivem com o Windows e Linux em dual-boot, este é um jeitinho bem simples para montar as partições NTFS quando inicia-se o sistema.

1. Abra o terminal e digite os comandos:

sudo apt-get update

sudo apt-get install ntfs-config pmount

2. Se as partições NTFS já estiverem montadas, então desmonte-as para fazer as configurações.

3. Depois de instalados os pacotes, siga para o menu Sistema -> Administração -> Ferramentas de Configuração NTFS.

4. Aparecerá uma janela pedindo autorização do root, bastando digitar sua senha.

5. Pronto, agora é só marcar as partições NTFS e APLICAR.

6. Reinicie seu computador e teste se tudo ocorreu conforme previsto.

Outras dicas deste autor

Instalando o Nautilus-terminal

Instalando o Unity

Leitura recomendada

Hot Add Linux em VmWare ESX(i) Guest

Eliminando LVM

Troca de HDs ou alterações de partições

Apagar arquivos da lixeira no Gnome, na marra!

Montando HD Criptografado com LUKS no Windows

  

Comentários
[1] Comentário enviado por Vitor Mangra em 14/02/2010 - 11:54h

Só para "facilitar" a vida dos newbies, uma outra alternativa:

Menu Aplicativos > Adicionar/Remover e então, digite na caixa de busca "Ferramenta de configuração NTFS".

Marque para a instalação e digite sua senha de root.

Reinicie e pronto...

O mesmo pacote será instalado, mas em modo gráfico, sem a necessidade de usar a linha de comando...

Parabéns pela dica!

[2] Comentário enviado por dbohry em 21/05/2010 - 16:46h

Muito bom. =)

[3] Comentário enviado por lisianoe em 22/05/2010 - 00:28h

Ótimo salvou meu couro! :D vlw galera

[4] Comentário enviado por leonardorfm em 29/05/2011 - 21:09h

Valeu pela dica pessoal.
Acho muito controverso que um sistema operacional não venha com um recurso desse pré-configurado, mesmo porque ele quis inovar com aquela instalação de dentro da plataforma windows.

Quero aproveitar em fazer uma crítica a vocês que se acham tão inteligentes e superiores por saber alguns comandos do Linux:

Para começar queria dizer que sou usuário novo e ainda utilizo windows e mac pelos seguintes motivos:

1-não existem softwares profissionais que eu gosto de usar a altura da linha Adobe no que diz respeito a design gráfico, Logic em produção musical, MindJet para criação de mapas mentais.

2- simplicidade!
O argumento de todo cara que já é expert em Linux é que este é um sistema que exige mais do usuário.
Eu penso que nem todo usuário quer ser desenvolvedor e também não queremos regredir para interfaces ultrapassadas. Há muito tempo não precisamos do MS-DOS no Windows para nada !!! Qualquer instalação e desinstalação é um processo simples, especialmente no Windows 7!
Como que os desenvolvedores do Linux querem que a população troquem de sistema por um que o tempo todo necessita de um Fórum e de linha e mais linhas de código no terminal para fazer operações simples que, na grande maioria, já são automáticas no windows e no leopard?

3- Inovação e maior acesso a softwares: quando olhamos para a interface do Ubuntu 11 o que vemos ? é uma junção de vários elementos de windows e do leopard com algumas modificações visuais!
Confesso que gostei do arranjo e inclusive estou utilizando, porém onde está a originalidade?? O dia que o windows e o mac não evoluirem mais o linux vai parar no tempo ! que dependência é essa ?
E já que é para juntar as coisas porque não desenvolvem uma plataforma que permita rodar softwares de mac e windows ? Isso sim é algo que beneficiaria todos os usuários !




[5] Comentário enviado por Djalma_jr em 16/08/2011 - 08:57h

Mano, valeu pela dica! Muito boa!
Estava tentando montar minhas partições a dias e não estava conseguindo!
Muito obrigado mesmo!
Que a liberdade esteja com você!

[6] Comentário enviado por alexbrunoweb em 26/02/2012 - 06:54h

Correndo o risco de ressuscitar um tópico adormecido, gostaria de fazer algumas observações sobre o comentário do leonardorfm, pois discordo do seu ponto de vista:

Nós que sabemos alguns comandos do Linux não nos achamos tão inteligentes e superiores, você está enganado. Nós nos sentimos livres!

Eu uso diversos sistemas operacionais por profissão, pois sou Analista e Desenvolvedor de Sistemas e o meu SO preferido continua sendo o Linux, até mais que o MacOSX.

1 - só porque não existem no Linux os softwares que vc gosta de usar em outras plataformas (e só por isso vc os chama de profissionais) isso não o desqualifica em nada. Por exemplo, para criação de design e edição de imagens no Linux eu uso o GIMP (editor de imagens semelhante ao Photoshop) e o Inkscape (desenho vetorial semelhante ao Illustrator).
O que faz um bom profissional é o seu talento e suas habilidades e não o software que ele usa. Lenardo Da Vincci, Raphael e outros gênios do passado nunca nem usaram um computador e até hoje nenhum designerzinho expert em Adobe se equipara ao talento que eles tinham.

2 - de todos os SO que uso, o mais simples é o Ubuntu e os outros perdem de longe pra ele. Falo isso como analista, cuja profissão se resume em avaliar qual a melhor solução para um usuário. O Ubuntu tem uma Central de Software integrada ao sistema, onde qualquer criancinha de 5 anos de idade encontraria o que precisa em minutos ou até segundos. Existe algo semelhante no Windows, especialmente o 7?
É possível fazer qualquer operação de nível USUÁRIO no modo gráfico, intuitivamente, sem precisar de nenhum forum ou usar o terminal. E muitas operações de nível ADMINISTRADOR também, aliás, no meu ponto de vista, essa facilidade é uma falha de segurança. Por isso, nem vou falar nada do Windows, o sistema mais falho e sem segurança que existe. Funções administrativas automáticas são tudo o que os vírus e outros malwares e spywares precisam.
Ah, e quando se aprende a usar o terminal, não apenas no Linux, mas em qualquer SO inclusive o Windows e o MacOSX, percebe-se que muitas tarefas comuns são incrivelmente mais práticas, fáceis e rápidas se executadas com comandos no terminal.

3 - Rsss... agora eu tenho que rir!
Os efeitos e a aparência do Windows Vista e o 7 foram uma cópia descarada de tudo o que já existia havia tempos no MacOSX e no Linux com Compiz Fusion já na época do Windows XP.
E o Ubuntu 11 não juntou nada de Windows ou de Mac. Se você já teve a oportunidade de usar um sistema operacional mobile Android, faça uma comparação e perceba que a o foco na usabilidade é o mesmo. E o Ubuntu não é o único, na verdade essa característica é do Gnome 3, presente também no novo Fedora. Ah, e só pra lembrar, Android também é Linux e aliás, se vc não sabe, o MacOSX é desenvolvido sobre a base UNIX, a mesma base donde vem o Linux.
Ao contrário do que vc citou amigo, o Windows só desenvolve copiando ideias dos outros desde o início e o MacOSX só existe porque o Linux existe. A diferença é que o Linux é desenvolvido colaborativamente por mentes abertas que querem sistemas livres e gratuitos para todos enquanto os demais são desenvolvidos por mega empresas capitalistas que querem lucrar vendendo para as pessoas o que elas poderiam ter de graça. Aí sim, eu digo que os que usam Linux são mais inteligente que os outros...
Outra coisa, por que o Linux deve desenvolver uma plataforma que rode softwares Mac e Windows? Por acaso eles permitem rodar softwares Linux? Você sabe responder essa pergunta?
Eu respondo: softwares usados no mundo Linux são de código aberto e muitos deles rodam em outros sistemas (ex.: Libre Office, GIMP, Inkscape, etc.) ou podem ser adaptados por qualquer desenvolvedor que se interesse. Esse, meu caro, é o motivo porque a Adobe e outros fabricantes de softwares comerciais (aprenda o termo correto, não é "profissionais") não desenvolvem para Linux, pois a filosofia do mundo Linux é o código livre e a indústria de softwares capitalistas não lucra com isso.
Aliás, não deve lucrar muito também desenvolvendo para Windows e Mac, pois eu aposto que os seus softwares Adobe e outros são todos crackeados ou com seriais piratas, o que é uma prova de que você também (no fundo, no fundo...) é a favor do software livre e gostaria de ter os seus sem precisar pagar por eles. Se estou errado, então compre a licença de todos eles pague anualmente para continuar usando.
Mesmo assim, só para seu conhecimento, o Linux possui camadas de compatibilidade que o permitem rodar softwares Windows. Wine, por exemplo.

Nós do mundo Linux, amigo, não nos julgamos mais inteligentes do que os outros, apenas mais justos! E não toleramos que as pessoas sejam mantidas na ignorância digital para serem escravas comerciais.

Outra coisa: veja como está sendo desenvolvido o Windows 8 e você saberá quem é que copia de quem!

Informe-se antes de falar o que não sabe!

[7] Comentário enviado por alexbrunoweb em 26/02/2012 - 07:03h

Ah, em tempo...

Desculpem-me se em algum momento no comentário anterior eu tenha parecido convencido ou rude, apenas me expressei em defesa contra falsas acusações e julgamentos sem conhecimento de causa.

[8] Comentário enviado por DrigoRoCosta em 26/07/2014 - 17:04h

Funcionou perfeitamente, basta marcar as partições clicar em ok e fechar mesmo com a segunda janela aberta onde deixa por opção a escrita interna ou externa.
Só marcar a partição que vc quer montar e clicar em ok e fechar a mesma janela. Obrigado pela ajuda! Já não aguentava mais ter que montar sempre a partição do Windows, rs.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts