Wicd - excelente aplicativo para configuração de WiFi e rede

Publicado por meinhardt, jorge g em 29/04/2009

[ Hits: 19.284 ]

 


Wicd - excelente aplicativo para configuração de WiFi e rede



Wicd - excelente aplicativo para configuração de WiFi

Conheci, experimentei e venho usando o Wicd há quase um ano, quando foi sugerida pelo desenvolvedor do Kurumin NG a substituição dos aplicativos originalmente instalados por padrão para configuração de redes nas distros derivadas do Ubuntu (K-X), como foi o caso do Kurumin NG.

Nestas distros, vem normalmente instalado por padrão (default) o Knetworkmanager e / ou Networkmanager, que são na minha opinião aplicativos mais complicados e que muitas vezes não permitem completar a configuração. Os passos de configuração não são óbvios ou seguindo uma tem sequência lógica, o que é mais importante principalmente para usuários sem muita experiência ou com pressa devido a necessidades de trabalho.

Para quem precisa usar algum recurso de configuração para conexão a redes WiFi com relativa frequência, como quem viaja e precisa andar carregando NoBo e trocando de ponto de acesso, o Wicd, pelo menos na minha experiencia tem demonstrado ser o aplicativo mais prático e fácil de usar.

Ele permite não só configurar ou alterar configurações de acesso a redes WiFi, como também a redes cabeadas, tudo num único aplicativo.

Ainda tenho o Kurumin NG instalado e sendo frequentemente atualizado, como sistema de reserva, pois em sua partição /home ainda tenho os dados importantes de trabalho, porém estou em processo de migração para outras distros que terão continuidade.

Para isto instalei o BigLinux 4.2 e o sidux 2009-01-Ouranos.

Encontrei as mesmas dificuldades de configuração do WiFi no BigLinux4.2, que como o Kurumin NG, também é descendente do Ubuntu Hardy. Por esta razão estive pesquisando para confirmar se haveriam inconvenientes na substituição dos aplicativos de configuração de rede instalados por padrão. Depois de receber a confirmação no fórum do BigLinux de que não haveriam problemas, segui as orientações do excelente artigo publicado aqui no VivaoLinux: Wicd: Conexão em redes wireless

e fiz a instalação.

Grata surpresa, pois todos aqueles passos complicados e cheios de meandros a seguir, tudo ficou extremamente direto, simples e amigável.

Ao clicar sobre o ícone do Wicd que fica na bandeja, no canto inferior direito, como sempre, aparecem tanto a conexão cabeada quando disponível como também todas as alternativas de redes WiFi que estão na área de alcance do NoBo.

Basta escolher a conexão desejada e clicar em conectar. Se houver necessidade de alterações de configuração, basta usar a opção conexões avançadas, que aparece ao clicar sobre a seta ao lado da conexão desejada e fazer as alterações necessárias.

Muito prático, fácil e rápido.

Já não será necessário fazer varreduras (scan) para verificar redes disponíveis com aplicativos do tipo Wifi-Radar ou quaisquer outros, pois o Wicd se encarrega de tudo.

Enfim, concluindo, principalmente para quem usa distros derivadas do Ubuntu Linux, o Wicd é definitivamente uma ferramenta excelente.

No artigo acima referido, existem dicas também sobre a instalação deste aplicativo em outras distros.

No Sidux não houve esta necessidade, pois o excelente aplicativo Ceni se encarrega de tudo, assim como o Wicd.

Outras dicas deste autor

Cronograma de lançamento das versões do sidux

Segurança nas atualizações com mintUpdate (Linux Mint 7)

KDE 4.3.0 no sidux Aethir (2009-02) após distr-upgrade - desempenho excelente

Após atualização completa (D-U) sidux 2009-03 Momos já está rodando com kernel 2.6.32

Linux Mint 7 não precisou de "cheatcodes" para rodar em NoBo Acer Aspire

Leitura recomendada

Vídeo aula: Mudando o tema do Superkaramba

Iniciar o KTorrent via SSH (Linux remoto)

Kdenlive não encontra libavformat.so.51... é simples resolver!

KDE 4.9 no Fedora 17 - Instalação e atualização

Bug do duplo clique do Zenity no Linux Mint 17 Qiana [Resolvido]

  

Comentários
[1] Comentário enviado por VonNaturAustreVe em 01/05/2009 - 14:45h

no inicio dessa semana tava vendo esse wicd :) me parece ser uma boa ferramenta,ainda não pude testa-lo mais vamos ver no que vai da.


[]'s

[2] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 21/05/2009 - 11:27h

Fiz a instalação do wicd também no Debian 5 (Lenny), já que a raiz é a mesma dos Ubuntus onde as ferramentas de configuração de rede e principalmente wifi são praticamente as mesmas e portanto apresentando as mesmas dificuldades.
Está funcionando perfeitamente. Falta apenas testar com o wifi para confirmar que a configuração de nova conexão é mais fácil que usando outras alternativas instaladas por padrão na distro.

Não fiz nenhuma alteração neste sentido, apenas no sidux, porque o aplicativo de configurações, o Ceni, é muito bom.

[3] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 08/06/2009 - 12:20h

O post anterior se refere a primeira instalação do Debian 5 (Lenny) que havia feito em um primeiro teste.

Para corrigir alguns erros de configuração feitos na primeira instalação desta distro por falta de conhecimento, resolvi reinstalar o Debian 5. Como estava de partida em viagem a trabalho, não consegui fazer todas as re-configurações anteriormente feitas na primeira instalação de testes e que posteriormente demonstraram ser criticas para poder acessar e configurar de forma mais simples, por exemplo a conexão wifi.

Tentei fazer algumas destas reconfigurações em modo off-line, já que não tenho acesso por rede cabeada em viagem e o wifi não foi reconhecido, porém apenas o conteúdo do DVD-Live número 1 que usei para instalar o Debian 5, não contém os pacotes necessários sendo imprescindível acesso aos repositórios e não apenas ao DVD-Live.

Com as experiencias anteriores na primeira instalação, estou quase seguro que depois das re-configurações que já experimentei, conseguirei de forma relativamente simples ativar completamente os itens do hardware deste NoBo Acer e ativar o wifi.

[4] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 18/06/2009 - 13:08h

Após o retorno de viagem e finalmente com acesso a banda-larga via rede cabeada, fiz a instalação do build-essential, instalei o módulo madwifi apropriado para a minha placa wifi Ateros AR5007EG neste NoBo e fiz a instalação do Wicd em substituição aos aplicativos padrão de configuração de rede e de wifi no Debian 5 Lenny.

Ficou excelente e não deverei ter mais problemas de acesso a wifi quando esta for a única alternativa de acesso disponível.

[5] Comentário enviado por alexxxx em 25/08/2009 - 11:38h

boa bao ele !



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts