VMware Server do repositório do Ubuntu 7.04

Publicado por em 25/07/2007

[ Hits: 12.076 ]

 


VMware Server do repositório do Ubuntu 7.04



E aí, quem nunca teve um grande problema em instalar o VMware Server no lugar do VMware Player no Ubuntu 7.04? Depois de muito tentar instalar a versão server (por causa de trabalhos na faculdade aos quais tinha que fazer), finalmente vi como era possível.

Esta dica é voltada para quem quer pegar a versão server que está nos repositórios do Ubuntu 7.04, caso realmente queira pegar diretamente dos repositórios, então não instale a versão do site do VMware.

Inicialmente terá que remover todos os pacotes do VMware, como eu não sei como colocar imagens aqui então vou na linha de comando mesmo, já que é universal:

$ sudo aptitude remove vmware-player vmware-player-kernel-modules vmware-player-kernel-source vmware-tools-kernel-modules

E em caso de dúvida para ver se é só isso que tem do VMware player, entre no Synaptic, mande procurar por VMware e desmarque tudo que seja VMware (para poder instalar o VMware Server).

Após isso entre de novo no modo console e digite:

$ sudo rm -r /etc/vmware

Com isso você vai remover a pasta vmware que está dentro da pasta etc, de certo como eu havia feito por aqui descobrir que quando você tenta instalar o VMware Server, ele começa a frescar dizendo para que você remova tudo do VMware Player (até mesmo os arquivos de configuração), após remover isso, então em modo console digite:

$ sudo aptitude install vmware-server vmware-tools-kernel-modules

Depois quando tudo estiver sendo instalado e caso não receba falando sobre incompatibilidade de versões, aparecerá uma janela pedindo sobre a chave de autenticação, desta forma é só entrar no site do vmware e pegar sua chave gratuita (detalhe: para maiores informações clique em ajuda que lhe indicará o endereço e o que precisa fazer).

De resto está tudo ok, é só você aproveitar e testar vários SOs diferentes sem se preocupar com problemas de VMware.

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Writer's Cafe - Software para reunir suas idéias

Manjaro Linux - Dualboot com W8, W8.1 e W10

Excluindo pacotes da lista de atualizações em distros Debian-like

aMSN travando? Sem problemas!

Gentoo: overlay do portage no diretório pessoal

  

Comentários
[1] Comentário enviado por thiagop em 25/07/2007 - 11:41h

Vale lembrar que o VMWare Server só serve para instalar SO's servidores. Isto quer dizer que, se você quiser instalar o Windows XP numa VM não vai conseguir. Falo por experiência prórpia, hehe :)
Mas se for o Windows 2000 Server, ou RedHat funciona.

Não sei como ele faz esse "filtro" para os sistemas Linux, se alguém souber mais, por favor. Poste :)

Boa dica, valeu ;)

[2] Comentário enviado por lrlucien em 29/07/2007 - 20:35h

Thiagop,

Em relação a sua afirmação ela não procede. Tenho diversas Imagens que instalei em cima do VMWARE server 1.0.4 aqui no ubuntu 7.04 e não tive problema algum. Tanto windows XP home que instalei do ZERO em cima do VM quanto windows 95 e 98-2a edição. Os quais uso para ambiente de manipulação de testes em projetos.

[]s

[3] Comentário enviado por rodrigo_leonel em 31/07/2007 - 01:41h

Incrível o tamanho da praticidade que o Ubuntu trouxe para nós! E também o VMware Server, com a quantidade de sistemas operacionais que podem ser virtualizados, desde o Windows, passando pelo Netware, Solaris e chegando no Linux.
Cristóvão, parabéns pelo tópico!

[4] Comentário enviado por henriquewirz em 16/08/2007 - 21:05h

Gente, me perdoem pela ignorancia.. mas segui a risca o que o nosso amigo Cristovão explicou no tuto acima e assim, nos momentos finais onde deveria ser solicitado a chave, simplesmente não aconteceu nada.. eu devo acrescentar algum comando? pq parece ter sido instalado corretamente apesar de não constar nenhum atalho no menu de aplicações nem nada relacionado.. bom, espero que alguem tenha intendido o que falei.. rsss obrigado se alguem me ajudar..

[5] Comentário enviado por cwars em 25/08/2007 - 08:26h

você tem um log de sua instalação?

Bom, pelo visto provavelmente você fez via terminal, então seria bom pegar o log da instalação, poderia ou fazer isso via programa ou selecionar e colar, pois assim ficaria mais simples para ajudar.

Mas falando sobre um grande problema que tem na instalação do VMware Server é o fato de que não se pode mudar aquela localização de onde salva os arquivos vm, pois caso mude ele simplesmente para de funcionar e nem se quer dar para instalar de novo.

O que é um problema sério para esse gerenciador de máquinas virtuais -_-

A sim se caso a instalação ocorra sem problemas e não peça a chave e mesmo assim funcione, só é preciso ficar tranqüilo, pois sabem que os repositórios do Ubuntu estão sempre mudando (e muitas vezes ferramentas que não fucionavam começam funcionar por causas das correções de bugs).



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts