Sugestões para iniciar no Linux

Publicado por machadofguilherme em 27/06/2016

[ Hits: 2.406 ]

 


Sugestões para iniciar no Linux



Essa dica foi criada para lhe servir de base e auxílio na iniciação ao Linux. Frequentemente, não só aqui no VOL mas como em outros lugares Internet afora, encontramos a seguinte questão:

- Com qual distro eu começo?

Ou ainda...

- Qual a melhor distro?

Uma simples pergunta que remete a vários outros fatores. Então, para começarmos, esta dica destina-se exclusivamente a iniciantes. Se quiser explanar sua opinião a respeito, sinta-se a vontade.

Não se esqueça, o texto não é para programadores. É para aquela pessoa que não conhece Linux. Levando em conta que as pessoas são diferentes. E não utilize Linux para fins maliciosos. Não vale a pena se esconder em uma máscara. Ela não irá esconder a verdadeira face daquele que não tem caráter.

Escolhendo o sistema:

De modo geral, sistemas baseados no Debian são a melhor escolha para você, que pretende se aventurar neste novo mundo. Dito isso, irei separar por nome e a quem mais se encaixa.

1 ~ Linux Mint

É uma distribuição perfeita para iniciantes. Sua aparência lembra muito o visual do Windows. Possui uma barra inferior e um menu que recorda o Iniciar ao qual nos acostumamos por tantos anos. É possível minimizar e maximizar as janelas na barra inferior. Ou seja, você iniciante não sentirá muitos problemas na sua adaptação. Fora isso, ele possui vários aplicativos úteis como o gerenciador de kernel, por exemplo.

De modo geral, a usabilidade é fácil e prática. Se isso não é o bastante para você, é possível configurar a aparência e personalizá-la de modo que se assemelhe AINDA MAIS com o sistema da Microsoft. Algo que eu não recomendo. Pois só iria atrapalhar na sua adaptação ao Linux.

2 ~ Ubuntu

É boa para iniciantes, mas pode complicar um pouco em relação ao visual. A aparência do Ubuntu é a de uma barra lateral junto a uma barra superior.

Imagine um Windows com uma barra de tarefas ao lado esquerdo da tela e uma barra de tarefas em cima. É mais ou menos isso. Dependendo da pessoa, isso pode demorar um pouco na adaptação ao novo sistema.

Mas não tenha medo! Em um mês eu me acostumei. Esse período pode demorar de pessoa para pessoa. O Ubuntu é a base do Linux Mint e por isso, várias semelhanças entre os dois sistemas existem, apesar do visual ser diferente.

Tanto Linux Mint como Ubuntu podem ser usados tranquilamente para qualquer finalidade. Depois que se acostuma, provavelmente você não terá problemas na sua utilização. O que você precisa levar realmente em consideração nessa situação, é a aparência dos mesmos.

3 ~ DuZeru

É um sistema brasileiro. Isso mesmo, é das nossas terras. Sendo um projeto recente, ainda há muito a ser desenvolvido mas já se mostra uma boa opção e também uma bela porta de entrada para você que nunca mexeu em Linux na vida.

No YouTube há um canal próprio do sistema onde é publicado vídeos com tutoriais de como usar o sistema. É muito fácil encontrar suporte e muitas vezes, talvez a mesma solução de um problema do Ubuntu pode ser a mesma para o DuZeru.

Existem outras opções fáceis. Mas acredito que para o usuário leigo, essas distribuições sejam ótimas para se começar.

Por que?

O suporte e o conteúdo na Internet são vastos. É fácil de mexer, não necessitando mexer em um Terminal por exemplo. São práticos e não irão assustá-los. Permite trabalhar e se divertir sem dificuldades.

Com isso, finalizo esta dica criada exclusivamente para você que está inciando no mundo Linux.

A dica visa não dar dificuldades ou aquela ideia negativa de que a plataforma não presta. Muito pelo contrário, você se sentirá bem a vontade e satisfeito com estes sistemas.

Depois que se acostumar, você pode cogitar usar outros. Existem vários, mas se você não quiser ficar confuso, sugiro que escolha um destes.

Um abraço e boa sorte. ;)

Outras dicas deste autor

Skype for Linux Alpha

Instalação do Trinity Desktop no Fedora

Leitura recomendada

VirtualBox.xml - Configurar várias pastas de VMs

Formatando datas no Java e convertendo para o Firebird

Instalação do Adicional de Segurança WARSAW via linha de comando

Conversando em rede com Pidgin e o protocolo Bonjour

Compiz no Debian Squeeze - Instalação em notebook Probook 4320s Intel i915

  

Comentários
[1] Comentário enviado por Lisandro em 28/06/2016 - 09:43h

Boa! Mint também é bom para os avançados.
Abraço

[2] Comentário enviado por clodoaldops em 28/06/2016 - 12:22h

Gostei da dica!
Só faltou um screenshot de cada distro p/ ficar ainda mais didático e fico com pé atrás dom o Duzeru, principalmente depois da morte do BigLinux


[3] Comentário enviado por rigo em 28/06/2016 - 19:50h

Ótima dica!
Sempre é importante fornecer informações e dicas para ajudar os iniciantes.

http://goo.gl/gZrYPC



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts