SpeedStream 5200 em roteador - Parte 2

Publicado por Jefferson Estanislau da Silva em 24/10/2003

[ Hits: 18.748 ]

 


SpeedStream 5200 em roteador - Parte 2



Este é o complemento da dica do SpeedStream 5200 que eu postei anteriormente.

Segue abaixo:

Após efetuar o upgrade de firmware no modem, é preciso efetuar algumas configurações para poder acessar a Internet. O passo-a-passo é o seguinte:

1. Abra o navegador em http://192.168.254.254/. Esse é o endereço de configuração do modem. Na primeira vez em que você abrir este endereço, o modem pedirá para você configurar uma senha administrativa a ser usada nas próximas vezes em que você efetuar essa mesma operação. Clique na caixa Save Settings.

2. Clique em Setup da barra de navegação à esquerda e, em seguida, em WAN Interface. O modem pedirá a senha que você acabou de configurar.

3. Aparecerá uma tela contendo uma lista de configurações para o modem, com duas linhas. Você deve configurar a primeira linha (chamada 0) clicando sobre seu valor (8/35). Na tela que aparecerá em seguida, coloque no campo VPI o valor 0 e no campo VCI o valor 33. Clique na caixa Next. Na tela seguinte, selecione a opção RFC-2684 Bridged. Clique na caixa Next. Dê um nome para esta configuração. Isto serve para você transformar o modem de novo em modem (modo bridge ou ponte) e é necessário, pois se você tiver que devolver o modem para a operadora (Telemar, por exemplo) será preciso desfazer as modificações que você fez. Sugerimos que você chame esta configuração de Bridge.

4. Agora vamos para a segunda configuração, para o modem funcionar como roteador. Clique sobre o valor 8/81 da linha 1. Na tela que aparecerá, coloque no campo VPI o valor 0 e no campo VCI o valor 33. Clique na caixa Next. Na tela seguinte, selecione a opção PPPoE. Clique na caixa Next. Selecione a opção Client Only e clique em Next. Na tela seguinte, selecione 1 e clique em Next. Na tela seguinte ficam o nome do usuário e senha para login na rede da operadora. No caso da Telemar, tanto o nome do usuário como a senha são o número do seu telefone, com o código DDD na frente. Clique na caixa Next. Em seguida, marque a opção Auto-Connect on Disconnect e clique em Next. Na próxima tela, deixe o campo (optional Static IP address) em branco e clique em Next. Depois, em Interface Options, deixe as configurações em seus valores de fábrica e clique em Next. Na próxima tela você deve dar um nome para esta configuração. Sugerimos que você chame esta configuração de Roteador. Clique em seguida em Next e, na tela seguinte, em Finish.

5. Agora habilite o modem como roteador. Para fazer isto, vá em Setup, WAN Interface. A tela que vai aparecer mostra as duas configurações que você fez (Bridge e Roteador). A configuração que o modem está usando atualmente é a que possui a caixa Disable. Assim, se ao lado de Bridge tiver esta caixa, clique em Disable. Em seguida, clique na caixa Enable que aparecerá ao lado de Roteador.

6. Reinicie o micro após habilitar o modem como roteador. Para isto, clique na palavra Reboot em vermelho que aparecerá, clicando na caixa Reboot na tela seguinte.

7. Após o reboot do modem, ele funcionará como roteador. Você não precisa mais se conectar usando o programa da Telemar. Basta se autenticar no Veloxzone para ter a Internet funcionando. Recomendamos que você use o autenticador automático (http://www.autenticador.kit.net). Como explicamos na semana passada, uma vez autenticado, você não precisa nunca mais se autenticar novamente caso você não desligue o modem.

Tá aí.
Blz!

Fonte: http://odia.ig.com.br/odia/...

Outras dicas deste autor

Howto para uso de clusters e redundância de aplicações

Kalango, mais um Linux Brasileiro

Congresso Internacional de Software Livre

Apollon: acessando a rede do Kazaa sem emulador

Primeira BSDCon Brasil - Rio de Janeiro

Leitura recomendada

Solução para driver Sis 671/771 em notebook Sim+ 1460 Positivo no Ubuntu 9.10 Karmic Koala

Modem PCtel AMR com kernel 2.6

Placa wireless USB Multilaser Atheros Communications, Inc. AR9271 802.11n no Linux

"Resetando" o mapa de teclado ABNT2 no X

Broadcom BCM4113 em Gentoo Linux

  

Comentários
[1] Comentário enviado por fsamir em 17/01/2004 - 16:08h

Olá. Eu uso Brasil telecom de Porto Alegre R.S. e tive o suporte técnico me passou os seguintes números:
VPI 1 e VPI 32, para meu speedstream 5200 conectar. Agora tá uma beleza.
Os números 0 e 35 não funcionaram.

[2] Comentário enviado por lamss em 06/06/2004 - 22:52h

Uma dica importante para quem usa o Modem Speed Stream 5200 como Router e queira ter ID-Alta no emule é liberar as portas 4662 TCP e as 4672 e 4673 UDP. Sorry... :))

[3] Comentário enviado por joseguilhermev em 17/06/2004 - 14:33h

Tenho 3 computadores ligados em rede nesse esquema do speedstream 5200 transformado em roteador. O problema é que só 2 conseguem acessar a Internet simultaneamente. Para outro entrar um tem que sair. Quem sabe o que está havendo e como pode me ajudar? [email protected]

[4] Comentário enviado por bobfrank em 21/04/2005 - 01:57h

Vi a dica para o meu Parks Zyxel ADSL e funciona beleza. Com Linux ou qq rwindows.
E tem para outros modens também no http://www.abusar.org.br



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts