Seminário sobre crimes eletrônicos e perícia forense

Publicado por Jefferson Estanislau da Silva em 24/09/2004

[ Hits: 9.958 ]

 


Seminário sobre crimes eletrônicos e perícia forense



Recebi este convite e repasso pra galera!
Segue abaixo o texto do email.


SEMINÁRIO SOBRE "CRIMES ELETRÔNICOS e PERÍCIA FORENSE"

Organização : SUESC / RAFROM / BATORI
Realização : 01 de outubro de 2004. (PRÓXIMA SEXTA-FEIRA)
Endereço: Praça da Republica, 50 - Rio de Janeiro - SUESC
Capacidade: 350 lugares

Inscrições : No local ou por telefone (021) - 2490-3212 / 2490-3981 / 2490-1470

Mais informações e inscrições pela internet :
http://www.rafrom.com.br/forense.htm

PALESTRAS

Palestra 1: Crimes Eletrônicos e os Tribunais Brasileiros

Palestrante: Renato Opice Blum (Advogado e economista; Professor da FGV, PUC, IBTA/IBMEC e outras; Arbitro da FGV e da Câmara de Mediação e Arbitragem de São Paulo (FIESP); Presidente do Conselho de Comercio Eletrônico da Federação do Comercio/SP; Fundador e ex-Presidente do Comitê de Direito da Tecnologia da Câmara Americana de Comercio (AMCHAM); Autor / Colaborador das Obras: "Direito Eletrônico - a internet e os tribunais", "Novo Código Civil - questões controvertidas", "Internet Legal", "Conflitos sobre Nomes de Domínios", "Comercio Eletrônico", "Direito & Internet - aspectos jurídicos relevantes", "Direito da Informática - temas polêmicos", "Responsabilidade Civil do Fabricante e Intermediários por Defeitos de Equipamentos e Programas de Informática", "O Bug do Ano 2000 - aspectos jurídicos e econômicos" e outras.)

A apresentação abordara aspectos legais relacionados aos crimes eletrônicos, bem como questões relativas a obtenção, validade e utilização de provas eletrônicas.
A privacidade e o controle de usuários será objeto de avaliação dentro do contexto jurídico nacional e internacional. A responsabilidade dos gestores de sistemas e de entes transmissores também será tratada. A palestra busca trazer soluções e cases atuais em situações fáticas no direito eletrônico. Decisões judiciais nacionais e internacionais serão debatidas.


Palestra 2: A Máfia Eletrônica Fraudes Financeiras no Século XXI

Palestrante: Denny Roger (Especialista nas áreas de projeto de rede segura e intrusão de rede. Pesquisador ativo no campo, com publicações analisadas por colegas na área de analise de segurança de rede.)

A palestra tem como objetivo apresentar técnicas utilizadas por estelionatários para aplicar fraudes financeiras através dos computadores, e demonstrar o que e a Segurança da Informação dentro da organização.


Palestra 3: E-mail: ruim com ele, pior sem ele. Como se precaver em relação ao SPAM

Palestrante: Rodrigo Jonas Fragola (Diretor Executivo da Aker Security Solucions, empresa Brasileira Fabricante do Firewall Aker, Aker Secure Mail Gateway, VPN e especializada em produtos de Segurança Forte. Integrante da equipe de projetos/desenvolvimento de produtos de segurança da Aker e componente da equipe de consultoria de segurança de grandes projetos.)

Iremos apresentar os problemas enfrentados pelos usuários, traçando paralelos entre as técnicas de prevenção que os administradores podem utilizar, as técnicas de bom uso desta ferramenta por parte dos usuários e as questões legais envolvidas. Discutiremos também a eficácia das técnicas apresentadas, mostrando seus pros e contras.


Palestra 4: Perícia forense computacional: Aspectos Práticos

Palestrante: Wanderley Abreu Jr (Diretor da Storm Development, atuou como Chefe da Coordenadoria de Investigações Eletrônicas do Ministério Público do Rio de Janeiro, alem de colaborar com a Nasa e o FBI. Especialista em Perícia Forense tendo desvendado casos de pedofilia e racismo na Internet, entre outros. Foi o único representante brasileiro no evento Hackers At Large 2001, realizado na Holanda.)

Palestra cobrira com cases reais a pratica forense para atestar a forca probatória e auxiliar na investigação de crimes ocorridos no Estado do Rio de Janeiro em diversos aparelhos lógicos e discutira os aspectos legais da utilização e admissibilidade de logs nos tribunais brasileiros.

Tópicos:
  • Introdução à ciência forense
  • Investigação x Perícia
  • Case: Operação Contra Pedofilia na Internet (Catedral Rio I, II e III)
  • Forca Probatória em Crimes de Informática
  • Case: Caso Estácio de Sá
  • Recuperação e Conservação de Dados para perícia
  • Conclusão: Os Logs e futuro da perícia computacional no Brasil


Outras dicas deste autor

Finalistas do concurso IBM Insites + atividades gratuitas

O fabuloso Krusader - Gerenciador de arquivos multitarefas

Primeira BSDCon Brasil - Rio de Janeiro

Migração de sistema... Porque deu errado?

Conisli - Congresso Internacional de Software Livre

Leitura recomendada

Explorando o Samba remotamente

ForkBomb: Corrigindo essa falha de segurança no Linux

Criar um túnel ssh

BLOG SEGINFO - Notícias, artigos e inovação em tecnologia e segurança da informação

Criando um bridge com MasterShaper (Firewall + QoS)

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário