Ubuntu Linux embarcado de fábrica em desktop Dell?

Publicado por Jefferson Estanislau da Silva em 30/05/2011

[ Hits: 7.094 ]

 


Ubuntu Linux embarcado de fábrica em desktop Dell?



Não é de hoje que quem trabalha com servidores sabe que é possível comprar servidores Dell já embarcados com Linux RedHat, tendo todo o suporte e assistência para eventuais problemas.

Porém, sempre tivemos uma deficiência no mercado de ver uma grande empresa fabricante de computadores desktop e notebook com uma distro de renome já instalado de fábrica.

Não podemos desconsiderar que com a chegada do governo Lula, o incentivo ao software livre foi importante e algumas marcas vendem equipamentos com distro Linux para baratear o preço, porém, muitos usuários se frustram com essas distros e vemos que isso acaba difundindo uma imagem negativa sobre o Linux.

Porém, parece que as coisas já estão mudando!!!

No início do mês de Maio estive em um evento da Dell e no meio de uma palestra foi questionado o porquê deles não venderem desktop com Linux embarcado e homologado com todo o suporte e assistência técnica necessária, visto que eles já faziam isso com servidores... Um gerente executivo interrompeu a palestra para responder o questionamento, dizendo que a Dell já havia fechado um acordo com o Ubuntu para venda de desktop.

Depois em conversa informal eu me apresentei e procurei saber mais sobre isso, visto que é de grande interesse da comunidade Linux ter uma marca fabricante de expressão no mercado estar atrelada a uma distro renomada, o que para eles seria substancialmente um ganho na venda de equipamentos.

Informalmente, ele me disse que por questões contratuais com a Micro$oft, eles não poderiam difundir essa informação em publicidade, mas que em breve já teríamos desktop à venda para os clientes pessoa jurídica.

Hoje pela manhã, dia 30/05, um amigo Thiago Christofoli me disse para olhar o site do www.ubuntu.com e para minha surpresa está estampado na página principal do site um notebook Dell alusivo a divulgação da nova versão 11.04 do Ubuntu.
Linux: Ubuntu Linux embarcado de fábrica em desktop Dell?
E aí... podemos chegar a alguma conclusão?

Questionamento:

Acho que todos nós somos a favor de ter uma grande fabricante de computadores distribuindo Linux embarcado e homologado com suporte. Não estou aqui querendo fazer propaganda para a Dell, porém, acho que a maioria gostaria de comprar um computador, seja ele HP, Dell, Positivo, Acer, Asus, Intelbras e etc.

Comentem sobre isso, quem sabe fazendo barulho eles não colocam essa idéia em pratica de forma rápida abrindo o mercado também para pessoas físicas!

Outras dicas deste autor

Howto para uso de clusters e redundância de aplicações

Transformando o modem SpeedStream 5200 em um Roteador (parte 3)

Rekall Revealed - Access para Linux

I Semana do Software Livre do Estado do Rio de Janeiro

Finalistas do concurso IBM Insites + atividades gratuitas

Leitura recomendada

Driver ALPS touchpad em Slackware

Corrigindo instabilidade de conexão das placas de rede wireless Realtek RTL8188xx/8192xx/8723xx/8821xx

Driver de vídeo SiS no Ubuntu Intrepid Linux

Teclas de atalho para desligar/reiniciar o Linux

Winmodem SMARTLINK em kernel 2.6.13 e mais novos

  

Comentários
[1] Comentário enviado por thiagosc em 30/05/2011 - 14:34h

A Dell já comercializava a um tempo atrás o freedos (versão free do dos), para baratear o produto. Creio que agora com o Ubuntu a Dell ganhará muito pois em alguns segmentos o Ubuntu tem ganho da MS. Vamos torcer para que o Linux fique ainda mais popular.

[2] Comentário enviado por emanoelms em 30/05/2011 - 15:03h

tem também ubuntu e lenovo

http://andregondim.eti.br/ubuntu/canonical-lenovo-ubuntu/

[3] Comentário enviado por jeffestanislau em 30/05/2011 - 17:42h

emanoelms,

Isso é muito bom.. então a Dell e as outra fabricantes tem é que correr para pegar uma fatia desse bolo que certamente a Lenovo já vai começar a dominar.

Aqui segue o link dos modelos certificados em máquinas Lenovo: http://www.ubuntu.com/certification/make/Lenovo

Quem ganha com isso somos nós, usuários!!!

[4] Comentário enviado por pinduvoz em 30/05/2011 - 23:18h

O Linux está ficando tão bom que até o Satux que veio no meu CCE dá para usar.

Não conheço outras distros vendidas com notebooks que são muito depreciadas por aqui, tais como Fenix e Insigne, mas garanto que o Satux 2.0 é utilizável.

[5] Comentário enviado por frateraec418 em 16/07/2011 - 11:23h

http://j.mp/r9d9yp DELL está vendendo notebook com linux Ubuntu. Quem tiver interesse, entre em contato com a Monique ramal 4438, e-mail: monique_fiuza@dell.com para compra do note com LINUX!



Contribuir com comentário