Softmodem compatível com Linux

Publicado por Perfil removido em 29/05/2008

[ Hits: 7.938 ]

 


Softmodem compatível com Linux



Recentemente venho respondendo a vários posts sobre internet discada no Linux e configuração de softmodems, realmente não é nada fácil pôr para funcionar estes periféricos em nossa distribuição predileta, pois nem sempre as mesmas possuem scripts de configuração e detecção de softmodems, como o Kurumin e o Big Linux.

Sendo assim, uma empresa nacional chamada Braview disponibiliza em seu endereço um modem com chipset Conexant que possui drivers para Linux tanto nos kernels 2.4 e 2.6 e para as versões Windows a partir do Windows 98SE.

Embora esteja decalcado no seu chipset Smartlink 2801, o mesmo é um legítimo Conexant, que podemos ver através do comando no terminal (ou konsole no KDE) assim:

$ lspci | grep Modem

ou então:

$ lspci | grep Communication

Este comando irá retornar algo do tipo:

Communication controller: Conexant Unknown device 2f50 (rev 01)

Poderá variar um pouco, mas é o mesmo modem.

Para Linux existem os drivers nos formatos .RPM e tar.gz (fonte), mas para Debian não há, o usuário poderá efetuar a conversão usando o utilitário Alien, conforme artigo:
Mas com os fontes em tar.gz instala-se perfeitamente.

Vamos agora ver o procedimento de instalação via tar.gz que fiz no Fórum do Big Linux, pois o mesmo é comum a todas as distribuições Linux que conheço:

1 - Copiar o arquivo do CD de instalação hsfmodem-7.60.00.00oem.tar.gz para uma pasta de sua preferência;

2 - Nesta pasta de sua preferência vá em "Ferramentas" e abra um terminal, ou então abra o terminal no Linux e dê o comando "cd local_da_pasta" ( sem aspas );

3 - Logue-se como "root" e digite o seguinte comando:

# tar -zxf hsfmodem-7.60.00.00oem.tar.gz

4 - Com este comando vai ser criada uma pasta de mesmo nome (hsfmodem-7.60.00.00oem);

5 - No terminal digite:

# cd hsfmodem-7.60.00.00oem

ou então vá nesta pasta e abra um terminal novamente.

6 - Neste caso para este modem o comando "./configure" não está disponível, portanto digite (como root) make install e este comando vai instalar os módulos para o modem funcionar, falta somente configurar.

7 - Agora você digita ainda como root hsfconfig, este comando vai detectar automaticamente seu modem e vai aparecer a seguinte mensagem:

"Where is the Linux source build directory that matches your running kernel? [/lib/modules/2.6.17.13-kanotix-1/build]"**

Tecle Enter.

8 - Espere até ele construir os módulos do modem, quando aparecer "Please enter region name for modem unit: " tecle Enter, ele vai escolher automaticamente como Brazil e ao final de tudo o modem é designado como /dev/ttySHSF0.

9 - Abra o KPPP pelo KDE ou o Gnome PPP pelo Gnome, ambas as configurações você encontra nos links:

KPPP:
Gnome PPP:
10 - Vá na guia Modems, deixe marcada a opção "modem" e clique em "editar", há uma outra janela com outra guia chamada dispositivo, em "Dispositivo de Modem" escolha a opção /dev/ttySHSF0.

11 - Nesta mesma janela há uma outra guia chamada "Modem", escolha a opção "Perguntar ao Modem", este comando verifica se o Modem está disponível, vai aparecer em ATI 4 qual script ele está usando (no meu caso está escrito Conexant HSF softmodem) e não esqueça de colocar em "Velocidade de Conexão" 57600 (que é 56KBp/s).

12 - Mande o KPPP discar e pronto, ele está funcionando e agora só falta configurar a sua conta que no link acima explica o procedimento.

Para o formato .RPM é mais fácil ainda o procedimento, pois uma vez dando um duplo clique sobre o mesmo ele instala automaticamente os pacotes para o modem funcionar, lembrando que após este procedimento deverá configurar tanto o KPPP como o Gnome PPP.

Observações:

Caso o Gnome PPP ou o KPPP não queiram abrir por falta de permissões, dê o seguinte comando como root (super usuário):

# chmod 4477 /usr/sbin/pppd

ou

# chmod 4477 nome_da_permissão que se apresentar

** Significa que isto é só um exemplo para construção de diretório onde os módulos irão ficar, no caso usando uma distribuição com kernel 2.6.17.

O modem foi testado nas seguintes distribuições:
  • Famelix 1.3
  • Famelix 2.0
  • Ubuntu 7.04
  • Xubuntu 7.04
  • Kubuntu 6.06
  • Big Linux 3.0 e Beta 4.3
  • Kurumin 7.0
  • Open Suse 10.2
  • Ubuntu 7.10
  • Dream Linux 2.2 e 3.1

No mais é isso, é um excelente modem a um preço baixíssimo, de ótima qualidade e o que é melhor, possui drivers para Linux. Obrigado a todos e vejam fotos para não se confundirem:





Outras dicas deste autor

Placa wireless Ralink no sidux

Compartilhando músicas para os micros da rede

Firefox em português no Ubuntu

Configurando conexão wireless no Mandriva One e superior (iniciantes)

Montar seções perdidas do CD com o mount!

Leitura recomendada

Placa de Rede Attansic openSUSE 11.4 64 bits - Configuração

Wireless Ralink Driver

Listando informações sobre o hardware com o comando dmidecode através da tabela DMI.

Ubuntu 11.10 - Fones de ouvido não funciona [Resolvido]

Montar pendrive

  

Comentários
[1] Comentário enviado por juliaojunior em 29/05/2008 - 17:57h

kara, já tentei instalar no Debian (32 e 64 bits), no Slack, no SuSe, e nunca consegui fazer ele funcionar. Só consegui no Kurumin, e isso com uma ''gambiarra'': instalei tanto via menus do Kurumin como com o procedimento acima (q eu já conhecia). Aí sim funcionou.

Esse procedimento descrito por vc é o lógico, e deveria funcionar sempre. Mas na maioria das vezes até consegue conectar, mas não navega por lugar algum. E já fiz uma porrada de mudanças nas configurações (nameserver, permissões, o q vc imaginar, e nada). Se ja ouviu falar disso, avisa aí q vai ser de ajuda.

[2] Comentário enviado por removido em 29/05/2008 - 21:16h

Sempre que instalei funcionou e pelo Kurumin não fiz este procedimento não ( ele aceitou direto ). Só fiz esta chamada "gambiarra" ( que também chamo assim ) para instalar o modem SM56 da Motorola no Kurumin, instalei tanto o slmodem e depois o ungrab-winmodem e depois instalei ele pelo menu...

Para você ver uma coisa, não consegui instalar ele no Suse 10.3 ( embora fosse um LiveCD instalável do KDE ) mas não posso afirmar com a versão 10.3 em DVD ( talvez funcione )...

Nesta parte: "Where is the Linux source build directory that matches your running kernel? [/lib/modules/2.6.17.13-kanotix-1/build]" geralmente o arquivo do modem reconhece e instala numa boa, já em outros não instala, nem no Mandriva 2007 me permitiu isso, talvez o segredo esteja aqui ou seja, de mudar o lugar dos módulos para ele instalar corretamente, senão dá problemas...

[3] Comentário enviado por PotHix em 30/05/2008 - 08:04h

Æ!!

Nunca consegui instalar meu velho intel537ep em outra distribuição que não seja o Kurumin 4.2! Até em outras versões do Kurumin ele não funcionava...hehehehe....Tentei no Slackware com uma porrada de drivers tambem e não consegui.

Felizmente hoje eu tenho internet banda larga ( não tão larga assim ) e consigo acessar, pois internet discada ninguem merece. =P

Há braços

[4] Comentário enviado por redhat2 em 03/06/2008 - 08:20h

Verdade eu ja fiz de tudo e não consegui instalar.Mas eu não disisto facil .Vou continuar tentando assim que consegui postarei um passo à passo para ajudar os demais.

[5] Comentário enviado por iz@bel em 08/06/2008 - 00:47h

Olá Roger Reis!

Sou a usuária "izabeljp", hehehe!
Parabéns pela dica, é sempre bom ver que pelo menos um modem funciona :)

Para finalizar a tal questão do Motorola SM56, o meu não funciona,
Mas eu uso net ADSL, ainda bem!

Só pra deixar claro a todos: não recomendo modem SM56 pra niguém :)

T+



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts