Restaurando MBR via BRLix Live

Publicado por Rafael de Jesus Miranda em 12/09/2011

[ Hits: 5.388 ]

 


Restaurando MBR via BRLix Live



Olá galera, irei mostrar como restaurar a MBR rodando o BRLix via Live CD ou Live DVD. Primeiro para quem não sabe, quando falo "rodar via Live CD", significa que você irá rodar o Sistema Operacional através do CD, sem precisar instalar no HD (Hard Disk), processo geralmente usado para testar novas distribuições.

Bom, quando isso se aplica? Quando irei precisar restaurar minha MBR? Por exemplo, se você tem o Windows instalado em seu HD, e resolve instalar o Linux (seja ele qual for) mas não quer se desfazer do Windows, então você irá particionar seu HD, criando uma partição ext3 ou ext4 e irá instalar o tal Linux, a partir daí o Linux passará a gerenciar o boot do seu computador, sempre dando a escolha de entrar no Windows ou no Linux.

Mas digamos que seu Windows está travando direto, dando tela azul, infestado de vírus e não tem mais jeito a não ser formatá-lo, até aí tudo bem, você formata sua partição Windows, tudo certinho, mas quando vai reiniciá-lo, só inicia o Windows, cadê seu Linux? O Windows parte do princípio que deverá ser o único Sistema Operacional em seu HD, ignorando os demais instalados.

E uma maneira bem fácil de resolver isso, é usando o BRLix via live CD ou DVD, pois ele tem scripts que permitem recuperar sua MBR e reconhecer todos os Sistemas Operacionais instalados em seu HD, para isso siga os seguintes passos:

1. Rode o BRLix via live CD.

Obs.: Se você tiver um linux 64 bits instalado, só dará certo se rodar o BRLix 64 bits e vice-versa, as arquitetura do S.O Linux que você tiver instalado no seu HD terá que ser a mesma do BRLix Live.

2. Assim que o ambiente gráfico carregar, abra o terminal e navegue até o seguinte diretório:

cd /usr/share/brlix/installer

3. Execute os seguintes scripts, que servem para montar o proc, sys, dev e recuperar o grub da partição onde está instalado seu Linux, vamos supor que o mesmo esteja instalado na "sda3", então execute com poderes de root:

sudo su
# ./mout-proc-sys-dev /mnt/sda3
# ./grub-installer-cd /mnt/sda3


4. Após executar o passo acima, feche o terminal, reinicie o computador, retire o CD ou DVD do BRLix e pronto, é para seu Linux assumir o gerenciamento do boot novamente.

Abraços!

Outras dicas deste autor

Utilização do cron no Linux

Instalando tema QtCurve no GTK do KDE 4.4

Lançado BRLix 1.1 - FINAL

Instalando BRLix Linux - versão EeePC

Debian 6 - Gravando o grub na MBR

Leitura recomendada

Boot gráfico no Debian sem mexer no kernel

Traduções automáticas - Google Translate no Desktop

Instalando o Flash Player no Debian Etch em máquinas 64 bits

Richard Stallman in Rio

Esconder menu 'Atividades' no Cinnamon

  

Comentários
[1] Comentário enviado por cesar em 13/09/2011 - 08:12h

Quando você reinstalar o grub, ele não vai perder a referencia da partição Windows?

Obs.: Isso já aconteceu comigo.

[2] Comentário enviado por rjmkako em 13/09/2011 - 10:02h

Não, pelo contrário, ele fazer uma busca de todos os sistemas instalados, seja Linux ou Windows e vai adicioná-lo no grub!



Contribuir com comentário