Utilização do cron no Linux

Publicado por Rafael de Jesus Miranda em 11/04/2008

[ Hits: 13.734 ]

 


Utilização do cron no Linux



O cron é um serviço do sistema Linux, carregado no processo de boot do sistema, utilizado para agendar e executar automaticamente tarefas (comandos ou scripts) numa determinada hora. É mais usado para executar comandos de tarefas administrativas, mas pode ser usado para executar qualquer coisa.

Introdução ao cron

Como falei anteriormente, o cron é carregado durante o processo de boot do sistema, e para a execução das devidas tarefas, o cron usa uma tabela chamada crontab, esse arquivo fica no diretório /etc, também pode ocorrer de estar num diretório que cria um crontab para cada usuário do sistema, encontrado em /var/spool/cron.

Usando o cron

Bom, vamos aprender a utilizar o cron:

1 - A primeira coisa que você deve fazer é abrir o arquivo crontab, que geralmente está localizado no caminho var/spool/cron com um editor de texto, pode ser o vim que é mais usado, ou também você pode executar o comando:

# crontab -e

Lembrando-se de estar como usuário root, para poder fazer as alterações necessárias no arquivo, com esse comando o arquivo crontab irá automaticamente abrir com o editor vi. Caso o arquivo crontab não se encontre no caminho var/spool/cron, digite o comando:

# whereis crontab

que indicará para você o caminho onde o arquivo está localizado no seu sistema.

2 - O depois de abrir o arquivo, eles se encontra desta forma:

# m h dom mon dow user command

Onde:
  • m representa minutos: informe números de 0 a 59;
  • h representa horas: informe números de 0 a 23;
  • dom representa dias do mês: informe números de 1 a 31;
  • mon representa o mês: informe números de 1 a 12;
  • dow representa dias da semana: informe números de 0 a 7;
  • user representa usuário: põe-se o usuário que vai executar;
  • command representa comando: a tarefa que deve ser executada.

3 - Nos campos dia da semana e mês, os números de 1 a 12 e 0 a 7, representam os dias sucessivamente, como "janeiro a dezembro", mas cuidado com os dias da semana, que 0 a 6 é "domingo a sábado", podendo também usar o 7 que representará domingo. No lugar desses valores você também poderá usar *(asterisco) que indicará uma execução constante, se você usar * em dias, será executado diariamente.

Pode-se usar intervalo no preenchimento também, utilizando -(hífen), se no campo horas for informando 2-5, o comando executará às 2, 3, 4 e 5 horas, se o comando tiver que ser executado às 2 horas, entre 15 e 18 horas e às 22 horas? Basta informar 2,15-18,22. Nestes casos, você separa os parâmetros por vírgula.

Exemplo:

# tarefa
10 11 * 12 * root echo "deu certo"

Aqui neste exemplo a frase "deu certo" é exibida as onze horas e dez minutos, todos os dias do mês, durante o mês de dezembro, como usuário root. Assim podendo executar automaticamente scripts, comandos, etc à qualquer hora. Lembre-se que o que for escrito após #(sustenido) não será executado, será reconhecido como comentário.

Conclusão

Caros usuários Linux, para quem ainda não tem por costume utilizar o cron, pegue esse hábito, pois seus recursos são excelentes e indispensáveis para um bom administrador, ele tem muito a lhes oferecer, aqui nesse pequeno artigo, fiz uma breve explicação como ele funciona, agora o resto fica a critério de vocês, divirtam-se.

Outras dicas deste autor

Configurando placa wireless Atheros no Acer Aspire 3050-1458

Lançado BRLix 1.2 - CD

Restaurando MBR via BRLix Live

Lançado BRLix 1.1 - FINAL

Debian 6 - Gravando o grub na MBR

Leitura recomendada

Instalando o Automatix no Ubuntu

Desabilitando IPV6 na placa de rede

Reconfiguração da home do usuário ao iniciar

Formatando 20 máquinas Windows em 5 horas com um live-CD do Ubuntu

Real Player no KUbuntu 7.04

  

Comentários
[1] Comentário enviado por volcom em 08/04/2009 - 14:20h

Muito legal!

Precisei fazer uma consulta e nessa dica achei tudo que precisava :D

Abraço



Contribuir com comentário