Debian 6 - Gravando o grub na MBR

Publicado por Rafael de Jesus Miranda em 11/09/2011

[ Hits: 6.978 ]

 


Debian 6 - Gravando o grub na MBR



Olá Galera, estou testando o Debian 6 - Squeeze com KDE 4.4.5, durante o final de sua instalação recebi uma mensagem pedindo se eu desejaria gravar o grub na MBR (Master Boot Record) e não sei porque eu cliquei em NÃO. Mas tudo bem, a surpresa veio quando reiniciei o notebook e vi que o grub que estava gerenciando era o do BRLix que tenho instalado em outra partição, e nem sinal do Debian para eu poder "bootá-lo".

Então dei o boot no BRLix mesmo, pois este tem um comando que reconfigura o grub, chamado grub-installer, cujo procura todos os sistemas existentes e adicionando-os na MBR. Caso você passe por problema parecido e tenha o BRLix instalado, abra o terminal e com poderes de root execute o seguinte comando:

# grub-installer

Após fazer isso problema resolvido, ao reiniciar, o grub do BRLix continuou gerenciando o boot mas desta vez apareceu a opção para mim bootar no Debian também.

Depois de um tempo resolvi testar o kernel 3.0.0.1 do repositório Sid (Testing) do Debian, pois a kernel que veio por default no Debian 6 é a 2.6.32 "padrão do repositório Squeeze (Stable)". Então instalei a kernel 3.0.0.1 via apt-get, gerou o initrd, tudo certinho até então, reiniciei o Notebook e surpresa, novamente não estava lá no grub a nova kernel recém instalada, pois o BRLix é quem estava gerenciando o boot, e para não precisar refazer todo o processo antes citado, entrei novamente no Debian 6 com boot na kernel antiga (2.6.32) e gravei o grub na MBR a partir do Debian para este gerenciar o boot, fiz isso através de um simples comando.

Com poderes de root execute:

# grub-install /dev/sda

Após, reinicie e o grub estará sendo gerenciado pelo Debian.

Abraço!

Outras dicas deste autor

Restaurando MBR via BRLix Live

Utilização do cron no Linux

Lançado BRLix 2.0 Basic

Configurando placa wireless Atheros no Acer Aspire 3050-1458

Lançado BRLix 1.2 - CD

Leitura recomendada

Efeitos de sombra no Fluxbox (Zenwalk)

Consiga gratuitamente os CDs do Ubuntu Linux

Arquivos .wmv com erro no Mplayer (undefined symbol: faacDecOpen)

Galeria de avatares TUX!

Arch Linux personalizado - Parte III

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts