Qual o substituto para o Microsoft Office?

Publicado por GuiTech em 17/06/2015

[ Hits: 5.864 ]

 


Qual o substituto para o Microsoft Office?



Fala galera,

Quando entrei de cabeça do mundo Linux pensei em me livrar de uma vez por todas das ferramentas que me prendiam ao Windows, uma ferramenta importante, na verdade IMPORTANTÍSSIMA para mim era o pacote Office, realmente largar o Word, Excel e PowerPoint não é uma tarefa fácil.

Nas distros Linux em grande parte temos o LibreOffice como substituto, e realmente é muito boa para ser uma ferramenta grátis, mas não se compara à utilidade do MS Office, ainda mais quando a pessoa se cria usando os programas do Windows, entre a adaptação fui atrás de outras alternativas e encontrei uma muito boa, WPS Office:
É um software gratuito e que em muito lembra a interface do MS Office, então se você não quer mudar da água para o vinho, acho sim uma ótima escolha, na verdade é a que venho usando no meu notebook. Acredito que as ferramentas do LibreOffice vão evoluir muito mais e que logo logo poderei estar usando somente o Libre, enquanto isso vou usando o WPS, pois apesar de lembrar o MS Office tem características próprias.

Vlw, espero que tenha ajudado.

Outras dicas deste autor

Google Chrome no Ubuntu 15.04

Vale a pena trocar o Windows pelo Linux?

Colocar atalhos na área de trabalho do Ubuntu

FlareGet, acelerador de downloads no Ubuntu

Inkscape realmente substitui o Corel Draw ou Illustrator?

Leitura recomendada

Aplicativos Office - Acelerando a abertura no Linux

StarOffice, OpenOffice, BrOffice e finalmente LibreOffice

Editando PDFs com o LibreOffice

Você quer o BrOffice (OpenOffice/LibreOffice) no seu Slackware? Use os buildscripts do SlackBuilds.org!

Como instalar o LibreOffice mais recente no Debian Estável

  

Comentários
[1] Comentário enviado por hrcerq em 17/06/2015 - 22:25h

Olá.

Obrigado por compartilhar mais uma ferramenta, sugestões são sempre bem vindas. Mas tenho a impressão (e talvez seja só impressão) pelo seu texto de que a ideia é que o LibreOffice não pode substituir o MS Office. Em certos casos não pode mesmo, seja por recursos mais específicos somente disponíveis neste último, ou porque há muito material legado e de difícil migração para o LibreOffice. Mas creio que na maioria dos casos ele substitui muito bem o pacote da Microsoft sim.

O grande problema é não ler as documentações. Seja qual for a ferramenta que você usa, deve primeiro conhecer como ela funciona e entender quais são os recursos que ela coloca à sua disposição. Depois de ler a documentação do LibreOffice (não inteira, mas pretendo fazê-lo na medida em que tiver tempo) valorizei bastante a ferramenta, porque passei a usá-la da maneira como ela foi proposta para ser usada.

Venho usando o LibreOffice há algum tempo (uns 3 anos talvez) e tem me atendido muito bem. Antes disso já usava eventualmente o OpenOffice (projeto do qual se originou o LibreOffice) e achava muito bom também (mesmo sem ter lido a documentação na época). Então me parece que é mais uma questão de perspectiva mesmo.

---

Atenciosamente,
Hugo Cerqueira

[2] Comentário enviado por wagnerfs em 18/06/2015 - 09:20h

O LibreOffice poderia melhorar e muito se houvesse uma colaboração maior por parte dos programadores no aperfeiçoamento do código. O Brasil é o que menos contribui neste quesito e é o que mais faz download da suite.

Tenho visto muitos reclamarem do Libreoffice, mas esses nem sabem usar dez porcento de um processador de texto e planilhas da forma devida. Ao meu ver isso é mais por preguiça de pensar.

Concordo que a funcionalidades, como as macros, que o LibreOffice ainda deixa a desejar, mas dá para usar muito bem em 80% das atividades diárias de um escritório.

Essa suite que você indicou tem uma versão paga que eu tenho certeza que é bem robusta por ter quem patrocine ou que no LibreOffice as doações em dinheiro são muitas mais a colaboração da comunidade tem tornado o LibreOffice uma alternativa muito boa ao MS Office.

De toda forma, a tua dica foi muito útil pois assim temos mais uma alternativa e assim podermos desenvolver nossos trabalhos.
_________________________
Wagner F. de Souza
Técnico/Instrutor de Informática
"GNU/Linux for human beings."
LPI ID: LPI000297782

[3] Comentário enviado por gustavomedeiros1 em 24/06/2015 - 15:11h

Eu prefiro usar o LibreOffice ou o próprio WPS.

Não sou fã apaixonado pelo MS Office e doi no bolso ter que pagar licença.

Quando trabalhava em uma empresa como técnico de informática, me atentava bastante aos programas e as licenças. Antes da regularização com a compra das licenças, eu surtava só de formatar um pc com essa benção de ruWindows e do office com a licença pirata.

Até enjooei do Windows, hoje uso o Linux e nem me preocupo mais com coisa paga e pirateada.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts