O que diabos é um sistema de arquivos

Publicado por Fábio Berbert de Paula em 07/11/2002

[ Hits: 8.584 ]

Blog: https://fabio.city

 


O que diabos é um sistema de arquivos



Sistema de arquivos é a forma como o sistema operacional armazena seus arquivos em disco. Em casa por exemplo, tenho dois cães que armazenam seus ossos de maneiras diferentes. Um deles enterra o osso na areia, outro esconde o osso atrás da árvore. Se compararmos diferentes sistemas operacionais, veremos que cada qual tem sua forma de armazenamento de arquivos em disco.

O sistema de arquivos do Windows, denominado VFAT, trabalha com o conceito de tabela FAT, blocos, setores e clusters. O sistema de arquivos padrão do Linux, denominado EXT2 (Second Extended), trabalha com o conceito de superbloco, inodes, blocos de dados e blocos de indireção. A organização lógica de um sistema de arquivos não precisa ser levada a séria por usuários comuns. A única coisa que devemos saber é que cada sistema tem sua própria forma de organização.

Um dos fatores que torna o Linux muito mais poderoso que alguns de seus concorrentes é o seu suporte a diferentes tipos de sistemas de arquivos. O EXT2 é o sistema de arquivos padrão do sistema, mas o mesmo pode manipular discos com sistemas de arquivos VFAT, MSDOS, OS/2, minix, ext e outros. Nada nos impede de acessar e manipular arquivos de uma partição Windows, usando-se o Linux, sem restrições, por exemplo. Ou quem sabe, acessar uma partição do Solaris? Até então o Linux só não suporta os sistemas de arquivos do Windows NT e Milenium, ou melhor, suporta SIM, mas este suporte ainda está em fase de testes.

Originalmente, o sistema de arquivos do Linux era o EXT (Extended), que evoluiu para EXT2 (Second Extended), que está prestes a ceder seu espaço ao ReiserFS, que será uma evolução natural do mesmo.

Veja mais sobre sistemas de arquivos, sua diversividade, suas ferramentas, criação e manipulação na dica sobre dispositivos de armazenamento.

Atenciosamente,
Fábio Berbert de Paula
fabio@vivaolinux.com.br
Outras dicas deste autor

Capturando sua tela em forma de vídeo com xvidcap

Analizando a performance de servidores web com o httperf

Configurando o Exim como MX secundário

Como descobrir a versão USB do seu periférico

Convertendo vídeo OGV (vídeo/OGG) para AVI/MPEG/MP4

Leitura recomendada

openSUSE 13.1 em UEFI

Snapshots BTRFS no GRUB

Ubuntu 6.10 e Grub ERRO 18: trocando para o LILO

Windows montando partições Linux

Adicionar Windows 7 ao domínio Samba

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts