O que diabos é um sistema de arquivos

Publicado por Fábio Berbert de Paula em 07/11/2002

[ Hits: 8.812 ]

Blog: https://youtube.com/c/cotidianohackeado

 


O que diabos é um sistema de arquivos



Sistema de arquivos é a forma como o sistema operacional armazena seus arquivos em disco. Em casa por exemplo, tenho dois cães que armazenam seus ossos de maneiras diferentes. Um deles enterra o osso na areia, outro esconde o osso atrás da árvore. Se compararmos diferentes sistemas operacionais, veremos que cada qual tem sua forma de armazenamento de arquivos em disco.

O sistema de arquivos do Windows, denominado VFAT, trabalha com o conceito de tabela FAT, blocos, setores e clusters. O sistema de arquivos padrão do Linux, denominado EXT2 (Second Extended), trabalha com o conceito de superbloco, inodes, blocos de dados e blocos de indireção. A organização lógica de um sistema de arquivos não precisa ser levada a séria por usuários comuns. A única coisa que devemos saber é que cada sistema tem sua própria forma de organização.

Um dos fatores que torna o Linux muito mais poderoso que alguns de seus concorrentes é o seu suporte a diferentes tipos de sistemas de arquivos. O EXT2 é o sistema de arquivos padrão do sistema, mas o mesmo pode manipular discos com sistemas de arquivos VFAT, MSDOS, OS/2, minix, ext e outros. Nada nos impede de acessar e manipular arquivos de uma partição Windows, usando-se o Linux, sem restrições, por exemplo. Ou quem sabe, acessar uma partição do Solaris? Até então o Linux só não suporta os sistemas de arquivos do Windows NT e Milenium, ou melhor, suporta SIM, mas este suporte ainda está em fase de testes.

Originalmente, o sistema de arquivos do Linux era o EXT (Extended), que evoluiu para EXT2 (Second Extended), que está prestes a ceder seu espaço ao ReiserFS, que será uma evolução natural do mesmo.

Veja mais sobre sistemas de arquivos, sua diversividade, suas ferramentas, criação e manipulação na dica sobre dispositivos de armazenamento.

Atenciosamente,
Fábio Berbert de Paula
[email protected]
Outras dicas deste autor

Sistema de Informações em Rede (NIS)

Utilizando o ffmpeg para cortar vídeos

Palestra - A história do Viva o Linux

Como limpar o cache DNS no Google Chrome

Testando se uma variável é número em shell script

Leitura recomendada

Ubuntu: the root filesystem on /dev/xxx requires a manual fsck [Resolvido]

find - Buscando arquivos com tamanhos específicos

Recuperando / corrigindo erros em partição / (raiz) em LVM - Fedora Core 5

SUSE Linux Enterprise Server 10 - "fsck failed. Please repair manually and reboot"

Montando arquivos NTFS editando o /etc/fstab

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário