Pesquisar por arquivos no GNU/Linux

Publicado por Lúcio SLV em 07/01/2010

[ Hits: 6.847 ]

 


Pesquisar por arquivos no GNU/Linux



No lançamento mundial do Windows 7 (incrivelmente simples!) ocorrido na segunda quinzena de outubro de 2009, foram realizado vários eventos nas principais capitais ao redor do mundo e como tal São Paulo não poderia ficar de fora, afinal nós também temos uma metrópole, basta sair de carro em horário de pico para constatar isso!

Com investimentos de milhões de dólares em publicidade em diversas mídias de comunicação: rádio, televisão, internet, jornais, revistas... Se bobear até em satélites no espaço eles anunciaram o W7, para o caso de um possível contato imediato com os extraterrestres! No site do MSN havia um banner com uma apresentadora toda descolada que entrevistava usuários envaidecidos que mostravam porque o W7 era excepcionalmente o melhor e mais simples da família Microsoft. Até aí tudo bem, cada um na sua!

Mas um fato me chamou a atenção! Um boliviano que estava se esforçando a falar português fluentemente, numa frase e outra, pronunciou a palavra usa do verbo usar, mas que para nós tem som de Z, mas se escreve com S. Enfim, repetia numa pronúncia figurada algo como"ussa" várias vezes, até que deselegantemente a apresentadora ao invés de corrigi-lo educadamente, começou a tirar o sarro na cara do sujeito que meio sem graça tratou de demonstrar rapidamente o que o W7 fazia de extraordinário.

Fiquei curioso e achei que o sistema disponibilizaria uma holografia de arquivos em 3D, flashes luminosos incandescentes, sons de trompetas telepáticas... Sei lá, naqueles 3 segundos eu viajei literalmente pra depois o cara dizer: - Você consegue achar um arquivo rapidamente só clicando aqui!

Boquiaberto, pensei: Caramba, isso aí que é extraordinário? No Windows XP há um cachorrinho que fica farejando e muito tempo depois ele fica abanando o rabinho quando encontra o arquivo desejado. No W7 essa rotina foi realmente mais rápida e tal, mas nenhuma novidade para usuários GNU/Linux. Se você usa Ubuntu, logo sua interface gráfica é o GNOME e pesquisar por documentos e pastas por nome ou conteúdo é simples, eficaz e muito rápido! Basta ir em:

Locais > Pesquisar por arquivos

Abrirá uma janela conforme abaixo e insira o nome, ou a extensão, ou o conteúdo e logo o seu arquivo será encontrado e você poderá usá-lo sem nenhum tipo de firula ou estardalhaço.
Linux: Pesquisar por arquivos no GNU/Linux
Isso sempre foi incrivelmente simples no GNU/Linux, sem mídia e holofotes!

Lunix

Outras dicas deste autor

"Antivírus" e o Linux

Sis671/771.deb para o Ubuntu 10.10 (Maverick)

Deletar kernel antigo para não aparecer no GRUB2

Linux em notebook CCE Win com vídeo SIS 771/671

Sis671/771 no Ubuntu 10.10

Leitura recomendada

Recuperar Arch Linux quebrado

Como selecionar absolutamente todo o conteúdo de um diretório no modo texto

Atualização do horário de verão automatizada

Alterar senha do Samba através do Ctrl+Alt+Del do Windows

Técnicas anti-forense para ocultação de dados

  

Comentários
[1] Comentário enviado por rony_souza em 07/01/2010 - 16:24h

Simples assim, outra forma usar o nautilus

encontraria bem facil, aliás tem a opção de

mostrar pastas e arquivos ocultos.


El Muchacho ;)



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts