KeePassX - Proteção para suas senhas

Publicado por Juliao Junior em 18/01/2010

[ Hits: 7.051 ]

 


KeePassX - Proteção para suas senhas



Quanto mais usamos o computador, a internet etc, mais comprometidos ficamos com senhas, informações sigilosas etc. Como usar senhas confiáveis para tantas atividades diferentes?

Usar senhas fortes é importante em muitos casos, mas lembrar de senhas que incluam além de letras, números e sinais em combinação "aleatória" não é a coisa mais fácil. Porém, há uma solução simples: guardar na memória apenas uma senha forte, e usar para abrir um arquivo com todas as senhas que usamos no dia-a-dia.

Bem, mas um arquivo "senhas.txt" com uma senha para leitura não é uma coisa lá muito segura. Então, qual seria uma boa solução? Para isso temos o KeePassX. Ele é uma verdadeira maravilha. Possui uma interface clara, e é open source.

O KeePassX salva muitas informações diferentes. Por exemplo, nomes de usuário, senhas, URLs e comentários em um único banco de dados. Para uma melhor administração das senhas, podemos definir títulos e ícones para cada tipo de dado. Além disso, os dados são classificados em grupos, que podem ser personalizados também. Há uma função de pesquisa integrada, para um único grupo ou para o banco de dados inteiro.

Outra característica interessante é a geração de senha segura. O gerador de senha é bastante adaptável e fácil de usar. Para alguém que gera senhas com freqüência, será um tesouro. Por exemplo, na rede de pesquisa aqui da universidade o sistema nos obriga a mudar de senha a cada duas semanas.

O programa está nos repositórios oficiais do Ubuntu, Fedora e SUSE Linux. Portanto, basta usar seu programa de gerenciamento de pacotes e procurar por KeePassX. Daí, instale como de costume. Se quiser, também pode baixar o código fonte em downloads.sourceforge.net/keepassx/keepassx-0.4.1.tar.gz. Descompacte o arquivo, entre no diretório descompactado. Agora, vamos reproduzir as instruções dos próprios desenvolvedores para completar a instalação.

Dependendo de sua distribuição, execute "qmake-qt4" ou "qmake":

qmake-qt4
ou
qmake

Para começar a compilação, rode "make":

make

E para instalar o KeePassX, execute o comando:

# make install

Até a próxima dica.
Linux: KeePassX - Proteção para suas senhas Linux: KeePassX - Proteção para suas senhas Linux: KeePassX - Proteção para suas senhas
Outras dicas deste autor

Diags MP3 - Identificando problemas em diretórios de MP3

Livros gratuitos no Packtpub.com

Gedit para MEEP

Mplayer - Configurações muito úteis

MPB no Ubuntu - Corrigindo problema

Leitura recomendada

TrueCrypt: Open Source para criptografia

"Macete" para autenticar com pam_auth

Fail2ban em servidor SSH

Falha de segurança no Samba [CVE-2017-7494] - Como se proteger

Artigo e webinar sobre Nmap - Ferramenta de código aberto com diversas funcionalidades

  

Comentários
[1] Comentário enviado por rnduart em 13/04/2011 - 17:53h

Já faço uso desse programa a quase 2 anos e nunca tive problemas.



Contribuir com comentário