Vamos partir para as novas versões que ainda não estão disponíveis nos repositórios. Os dois estarão compactados e não é necessário compilar, apenas descompactar.
As versões são:
- Firefox 3.6 - pode ser 3.7 beta
- Thunderbird 3.0.3 - pode ser 3.1 beta
1 - Sem perder tempo, mão na massa.
Para simplificar a tarefa vamos fazer um step-by-step.
Vamos começar pelas desinstalações. Vá para o
Synaptic e desinstale os pacotes do Firefox. Se ainda não tiver instalado, instale o pacote
flashplayer plugin.
Se preferir pode usar o terminal:
sudo apt-get remove firefox
$ sudo apt-get install flashplugin-installer flashplugin-nonfree
Agora vamos começar a diversão.
Firefox
Vá para o terminal:
cd /opt
$ sudo wget http://releases.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/releases/3.6/linux-i686/pt-BR/firefox-3.6.tar.bz2
sudo tar jxvf firefox-3.6.tar.bz2
$ sudo chmod +x firefox -R
Depois de devidamente descompactado, execute-o para que o sistema possa criar o perfil de usuário do Firefox.
Dê um ALT+F2 para executar o comando:
/opt/firefox/firefox
Thunderbird
Vá para o terminal:
cd /opt
$ sudo wget http://releases.mozilla.org/pub/mozilla.org/thunderbird/releases/3.0.3/linux-i686/pt-BR/thunderbird-3.0.3.tar.bz2
sudo tar jxvf thunderbird-3.0.3.tar.bz2
$ sudo chmod +x thunderbird -R
Depois de devidamente descompactado, execute-o para que o sistema possa criar o perfil Thunderbird de e-mails e contatos. Dê um ALT+F2 para executar o comando:
/opt/thunderbird/thunderbird
Para simplificar pode fazer um link simbólico para o desktop, mas eu acho mais vantagem editar o menu do
Gnome.
Sistema -> Preferências -> Menu Principal
Clique em Internet na tela esquerda, e no Firefox na direita, se não estiver mais lá poderá criar um atalho no botão Novo item e incluir os comandos abaixo para executar.
/opt/firefox/firefox
/opt/thunderbird/thunderbird
Os ícones estão dentro dos diretórios abaixo no caminho dos programas.
/opt/firefox/icons
/opt/thunderbird/icons
Acho que é isso, diz a lenda que funciona! ;)