Woody, Sarge e Sid - um breve introdução às versões do Debian

Publicado por Atila da Silva Paes em 13/11/2004

[ Hits: 6.780 ]

 


Woody, Sarge e Sid - um breve introdução às versões do Debian



Você quer uma distro super atualizada? Você quer usar Debian? Então a versão mais atualizada que você poderá baixar é a de codinome "Sid". Não sei se você sabe, mas no Debian só existem três tipos de distribuições:

1) Stable, que no momento é a versão 3.0, também chamada de "Woody". A última data da atualização dessa distro é de dezembro de 2003. Essa distro já está bastante desatualizada, mas é super estável, como o próprio nome já diz.

2) Testing, que não tem número de versão, mas que possui o codinome atual de "Sarge". Essa distro é bem mais atualizada que a versão Woody, mas mesmo assim ainda é um pouco desatualizada em alguns pacotes.

3) Unstable, que também não tem número, mas que possui o codinome atual de "Sid". Na verdade o codinome "Sid" vai ser esse para sempre, mas vai saber! :) Essa é a distro mais atualizada que existe para Debian. Mais atualizada que essa distro, só você indo em cada site dos criadores dos programas e fazer as atualizações na mão! Mas há um problema: essa versão é instável.

Uso Sid há muito tempo e quase nunca encontro problemas. Pode ter certeza que quando algum problema aparecer, esse será um problemão! hehehe :)

Bom, se você quer a versão mais atualizada, eu te digo que você precisa da Sid. Mas se eu fosse você não instalaria uma versão estável (Woody) pra depois atualizar pela NET pra versão Sid.

Primeiro porque a Sid é atualizada muito rapidamente; coisa de alguns dias, quando não algumas horas. Então, você corre o risco de ficar atualizando o mesmo pacote diariamente se a sua conexão não for rápida o bastante pra atualizar tudo no mesmo dia.

O que eu faria se fosse você era baixar a distro Testing do Debian direto de www.debian.org. Eles possuem uma versão em BitTorrent do distro Testing que é atualizada constantemente, mas não tão rapidamente que você não possa baixar tudo de uma vez com banda larga em um ou dois dias.

Baixando essa distro, aí sim você pode atualizar pra Sid. Há várias vantagens nisso. Você vai poder gravar um CD com uma versão atualizada do Debian, coisa que você não poderia fazer simplesmente atualizando do Woody pra Sid. E a versão testing é a versão que vem com os métodos de instalação que a próxima instalação estável do Debian usará. A versão Sid não dá pra baixar tudo de uma vez em uma única imagem ISO porque ela é atualizada muito rapidamente. Mas você pode baixar a Testing e depois baixar a Sid fica bem mais rápido.

Bom, este texto foi adaptado de um texto escrito pelo meu amigo Juvenal Muniz e o achei interessante o suficiente para compartilhar com a comunidade deste site.

Falou!

Qualquer dúvida, por favor, respondam...

atila.paes, o vaca
atila.paes[at]bol.com.br

Outras dicas deste autor

Faça seu modem Lucent funcinar no Debian

Leitura recomendada

Inserindo uma imagem no Grub 2

Tocar DVD no Arch Linux e no KahelOS

urpmi - Comandos básicos no Mageia Linux

Elastix - Ligações ocupadas entre os ramais (não respondem à queue)

Deixando o Debian com a cara do Ubuntu

  

Comentários
[1] Comentário enviado por djgonzalez em 16/05/2006 - 21:17h

e como faço para descobrir qual versão uso atualmente: Sid, Sarge, Woody, etc...???



Contribuir com comentário