O k3b
Peguei o pacote k3b-1.0-i486-1kjz.tgz última versão para
Slackware 11.
Desce na página até "old packages here" que você encontra ela.
O
K3b e a libsamplerate sem mistérios, são TGZ:
# installpkg k3b-1.0-i486-1kjz.tgz
# installpkg libsamplerate-0.1.2-i486-1kjz.tgz
A libdvdread-0.9.7.tar.gz, o de sempre: no diretório que você baixou:
# tar xzvf libdvdread-0.9.7.tar.gz
# cd libdvdread-0.9.7
# ./configure (sem nenhum parâmetro)
# make
# make install
No meu caso a instalação da libdvdread foi sem problemas, nenhum erro.
# ldconfig (só pra garantir)
Nesta versão do K3b não é necessário configurar absolutamente nada, isto é, não precisa executar o k3bsetup, no meu caso o K3b achou tudo o que precisava sozinho: gravador de CD, leitor de CD. Também não foi preciso adicionar usuário a nenhum grupo especial, nem dar qualquer permissão para tal. Claro que os dispositivos CD-RW e CD-ROM já estavam corretamente configurados e informados no fstab.
Então, como usuário normal, parti para um teste de gravação. Simples se você usa o KDE ou o Xfce a instalação do K3b já coloca o ícone dele no menu Multimedia dos respectivos gerenciadores, assim você pode executar através do menu ou abrir uma console e digitar k3b.
Com o k3b rodando fiz: File / New project / New data CD project (queria gravar apenas dados). Aí foi só escolher os arquivos clicando com botão da direita e "Add to project", tudo nuito simples e fácil. Depois é só clicar em "Burn" (deixei a velocidade de gravação em auto) e só alegria, 452 MB gravados com sucesso em um HP velho 9100 series.
O K3b é muito fácil de usar, acho que até mais que o Nero. É uma excelente opção para o desktop de qualquer usuário final.
Para que o K3b funcione corretamente as bibliotecas citadas devem ser instaladas.
A instalação foi feita em um Slackware 11 kernel 2.4.33.3. É isso...